Crônicas de Viagens – Israel

Igreja da Transfiguração

Pero ya apretaba el calor y, durante el día, el sol arrebataba de los pinares un olor intenso y seco. Con ese aroma comenzaban los largos días sin colegio, sin ataduras, sin disciplina y sin castigos. Y el viaje era una promesa de felicidad ilimitada.

 JAVIER REVERTE. La aventura de viajar.juicios.

 

Um Estado nascido em 1948, jovem na divisão política, mas antigo nas histórias religiosas. Israel é o cenário das históricas bíblicas, além de ser o local do nascimento e morte de Jesus – o que faz ser motivação de viagem para muitos fiéis.

 

 

Tel Aviv é a porta de entrada desse país, banhada pelo Mediterrâneo oferece ao turista não só paisagens históricas, mas muita diversão e modernidade. A capital financeira é jovem e conhecida pelos jovens que gostam de música eletrônica.

Tel Aviv

Próximo a Tel Aviv, está Cesareia que também foi cenário de um episódio bíblico: onde Simão Pedro compartilhou o evangelho com Cornélio, um centurião romano que se tornou o primeiro homem não-judeu a se converter ao cristianismo. No sitio arqueológico de Cesareia está uma inscrição em pedra a Pôncio Pilatos – Procurador (governador) da Judeia entre os anos 26 e 36 d.C. – conhecido pela passagem em que delega ao povo a possibilidade de salvar ou não Jesus Cristo. A peça é importante por ser a única evidência arqueológica da existência desse personagem.

Cesareia

Ao norte de Tel Aviv está Nazaré, situada em um vale no sudeste da Galileia. Historicamente, foi nessa cidade que o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela geraria uma criança e foi o local que Jesus passou sua infância com os pais.

Nazaré

As ondas do Mar Mediterrâneo acariciam as muralhas da cidade de Acre, lavando as altas muralhas que sobreviveram aos séculos. As muralhas, os fortes e as fortalezas da cidade carregam as marcas de muita história de vários povos que deixaram construções impressionantes que até hoje embelezam a cidade.

Acre

A quieta angra coberta de Tabgha – Cafarnaum, na costa norte do Mar da Galileia é o local de muita história bíblica e de milagre, incluindo a Multiplicação dos Pães e dos Peixes.

Cafarnaum

Sim, batizar ou simplesmente confirmar novamente o batismo no famoso Rio Jordão em Yardenit é mais que uma cerimônia, é um verdadeiro ato de fé e não há quem se emocione por poder ser batizado nas mesmas águas que Jesus foi batizado.

Yardenit

É em Haifa a terceira maior cidade de Israel,  abarca os Jardins Bahai que nasce no Monte Carmelo e se perde de vista no Mar Mediterrâneo.

Jardins Bahai de Haifa

E a emblemática Jerusalém que não pode ficar fora de nenhum roteiro de Israel, a história está gravada tanto dentro como fora das muralhas que separa a cidade antiga da nova. E é nessa cidade que a diversidade aprende a viver lado a lado, a cidade é casa de muçulmanos, judeus, cristãos e armênios, cada um com sua cultura e forma de expressar sua religiosidade.

E para expressar a religiosidade nessa cidade não é difícil, pois a cada passo se depara com algum ponto histórico. O cartão postal  é a Esplanada das Mesquitas rodeada pelo famoso Muro das Lamentações.

História é encontrada em toda parte e para quem percorre a Via Sacra o ponto de muita visita é o Santo Sepulcro, onde acredita-se que o corpo de Jesus foi deixado e depois ressuscitado.

Jerusalém

E ao norte do país está a cidade de Belém, onde brilhou a estrela avisando sobre o nascimento de Jesus e também foi a cidade de nascimento do Rei Davi. É lá que está a Igreja da Natividade – motivo de peregrinação e turismo da cidade.

Igreja da Natividade

Avatar

Katia

Kátia Ribeiro - Luxury Concierge, assessora em viagens exclusivas pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *