Crônicas de Viagens – Marrocos

Volubilis

Un viaje de mil millas comienza con un solo paso – Lao Tzu

Um pais que mistura cultura, idioma, religião, com paisagens totalmente exóticas que vão desde montanhas à desertos. Filmes famosos como: Príncipe da Pérsia, A Múmia e Gladiador teve como cenário Marrocos.

Possibilidades de se hospedar em Riads que são casas com pátios internos ou palácios com jardins. Beber um clássico chá de menta marroquino. Tudo isso faz parte desse país que fica ao Norte da África, conhecido como “A Terra do Sol Poente”.

Cenário de um filme clássico estrelado em 1942 por Humphrey Bogart e Ingrid Bergaman, e a maior cidade de Marrocos – estamos falando de Casablanca.

Faz parte das cidades imperiais de Marrocos, portanto a visita torna-se necessária. Porque é lá que está a segunda maior mesquita do mundo (perdendo apenas para Meca): Hassan II, que tem uma parte construída sobre as águas do Oceano Atlântico por causa do Alcorão “o trono de Deus estava sobre as águas”.

Foi construída no reinado de Hassan II onde o mesmo se referiu:

“Desejo que Casablanca seja dotada de um edifício amplo e belo do qual possa orgulhar-se até o final dos tempos … Eu quero construir esta mesquita na água, porque o trono de Deus está sobre a água. Portanto, os fiéis que lá irão para rezar, para louvar o Criador em solo firme, poderão contemplar o céu e o mar de Deus.”

E assim foi feito!

Mesquita Hassan II

Sentiu sede? Os garrab (guérrab) típicos vendedores de água estarão por toda parte para vender água para você em um caneca dourada. Encontra-los é fácil, devido as suas roupas vermelhas com enormes chapéus coloridos e com várias canecas penduradas sobre o corpo, é rápido de identificar.

Garrab

Mas a sede é de chá? Ok, sem problemas também, pois a bebida famosa em terras marroquinas – que é sinônimo de hospitalidade e servida em cerimônias e celebrações, tem um charme para ser servida pelos famosos “tea man” – literalmente “homens do chá”. Eles levantam uma das mãos onde está sendo servido o chá, e a xícara na outra mão fica abaixo. Quanto mais alto é servido o chá, mais importante é o convidado. Essa forma também ajuda a arejar e a infundir o sabor da menta.

Tea Man

Mas a terra dos bérberes nos presenteia com muito mais, se a segunda maior mesquita do mundo está em terras marroquinas, a segunda maior prova de amor também está! Mausoléu Mohamed V em frente a Torre Hassan em Rabat – a capital marroquina. É lá onde está enterrado Mohamed V, Hassan II e o Príncipe Moulay Abdellah.

Mausléu Mohamed V

Logo ali, próximo da capital está Kasbah Oudaya que foi uma fortificação muçulmana com uma bela vista do Atlântico, lugar preferido para os surfistas e admiradores de pores do sol, pitoresca com suas casas brancas e azuis.

A Versalhes Marroquina – Meknes, encanta os seus visitantes com seus lindos portões, souks e o grande Mausoléu de Moulay Ismail.

Mausoléu de Moulay Ismail

Perto dessa cidade poderá visitar Volubilis, que foi no passado uma cidade romana, hoje é um grande sitio arqueológico, riquíssimo nas estruturas que sobraram com seus mosaicos percebe-se que foi uma cidade muito próspera. Ainda é possível visitar: o Templo de Júpiter, o mosaico de Orfeu, as termas públicas, o Arco de Triunfo e o Capitólio. É uma verdadeira viagem ao tempo.

Volubilis

Fez, essa cidade ficou famosa no Brasil por causa da novela O Clone. Quem não se lembra dos grandes curtumes, que são como toneis de tintas ao ar livre que os trabalhadores entravam para tingir os couros? Pois é, não era cenário, é a realidade de muitos trabalhadores dessa cidade, que acabou virando um cartão postal. O odor é fortíssimo, se sente a distancia e mistura com outros odores da Medina.

A grande Medina de Fez – El-Bali é um labirinto gigante. Não é recomendado que se entre sozinho, o risco de ficar lá para sempre são enormes. É dividida em “setores” como uma cidade organizada, onde há setores de comidas, de artesanatos, de couros, de ouro, etc.Talvez pela mistura de exotismo, seja uma das cidades que mais causa impacto aos visitantes.

Fez

A cidade vermelha- Marrakesh, famosa pelos encantadores de serpente, e claro pelo sua pitoresca Medina, não tão labiríntica como a Medina El-Bali, mas com seus encantos dos coloridos mercados, seus belíssimos jardins, mesquitas e palácios.

Palácio da Bahia

As noites em Marrakesh são uma verdadeira magia, é na praça Jemaa el –Fna que surgem em todos os cantos os artistas de ruas, para algo mais profissional a magia está em Chez Ali, onde há um verdadeiro jantar das mil e uma noites.

Marrocos é um país que ao mesmo tempo encanta e intimida, tanto pela beleza natural como pela cultura inabalável pelos tempos atuais. É um choque cultural imprescindível ao viajante.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *