Guia de Viagem- Suíça

Lugano

Planeje sua viagem a Suíça!

Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.

Como ir?

Praticamente todas as cias aéreas europeias voam para Suíça, além disso pode-se ir com outras cias do Oriente Médio:

Swiss
Alitalia
Ibéria
TAP
Lufthansa
Air France
KLM
Latam
British Airways
Qatar
Emirates

Além de voos diretamente para a Suíça, é possível chegar em trem ou em ônibus desde países vizinhos.

Quando ir?

Como a Suíça está no Hemisfério Norte, as estações são ao contrário das nossas, ou seja, quando estamos no verão eles estão no inverno. A melhor época para visitar a Suíça é entre abril e setembro, onde as temperaturas estarão mais agradáveis e os dias são mais longos. Mas para quem está disposto a curtir o inverno, entre novembro e março é o período que neva e além disso em dezembro tem os famosos Mercados de Natal.  Para esquiadores é possível praticar o esporte por todo o ano na Suíça já que vários glaciares permanecem com neve mesmo no verão.

Quantos dias ficar?


A Suíça é um país pequeno, ideal para quem tem pouco tempo para viajar, ou para quem quer combinar a viagem com outros países.  Desde 6 dias é possível fazer um bom roteiro conhecendo as principais cidades como: Basel, Berna, Lucerna, Genebra, Zurich e Zermatt.

Qual a voltagem e o tipo de tomada na Suíça?

A voltagem é de 220 e a tomada é do tipo europeu – dois furinhos redondos (figura C), ou de 3 furinhos redondos (figura J).

Qual a moeda?

Franco Suíço, mas todos os cartões de todas as bandeiras são aceitos em hotéis, restaurantes e lojas. Alguns comerciantes aceitam Euros, porém se houver troco, esse será em Francos Suíços. E para facilitar a comparação de valores, alguns comerciantes indicam os valores em Francos Suíços e Euros.  

Lugano

Que roupa usar?

É recomendável levar calçado cômodo, pois em muitas cidades a grande maioria das visitas se faz caminhando. No inverno é recomendável levar: casacos, luva, cachecol, gorro, meias de lã e botas. Roupa impermeável, casaco e capa de chuva é recomendável levar independente da época do ano que viajar.

Clima na Suíça

No verão é o melhor clima para realizar atividades ao ar livre que começa a partir de junho e dura até setembro, as temperaturas variam entre 18°C e 28°C. Na primavera (de abril até maio), ou no outono (de setembro até outubro) a temperatura varia diariamente entre os 8° e 15° C. Os centros relacionados com os esportes de inverno abrem no final de novembro e fecham quando a neve começa derreter em primavera.  As temperaturas em inverno variam entre os 2° a 6°C.

Onde ficar na Suíça?  

Berna: A capital suíça é pequena, dessa forma para conhecer os pontos turísticos e aproveitar bem a hospedagem, recomenda-se ficar no centro.

Lucerna: Um bom local para se hospedar é na região central próximo ao lago.

Zurique: A maior cidade da Suíça é dividida em “Kreis” que são como distritos, no total são 12, sendo que o Krei 1 é a região central onde estão os pontos turísticos, portanto o melhor lugar para se hospedar, o Krei 2 é uma parte mais verde e ao lado do lago, também uma boa opção para hospedagem.

Interlaken: Essa cidade é dividida em duas regiões: Interlaken Ost e Interlaken West, a primeira é mais importante no turismo, porém não tem muitas opções de hospedagem. Já a segunda é mais central e tem uma zona hoteleira considerável.

Zermatt: Aos pés da Montanha, essa pequena cidade a circulação de carros é proibida, e para se hospedar o lugar indicado é o centro.

Genebra: Há algumas opções para escolher o hotel nessa cidade, como: Les Pâquis – um dos bairros mais caros da cidade, porém com muita variedade de comércio e hotéis. Cidade Velha é outra opção, onde está o centro histórico. Grottes está próxima a estação de trem e tem boas ofertas de hotéis.

Lugano: É uma cidade pequena, a região central e próximo ao lago é um bom local para se hospedar.

Lausanne: A cidade também é pequena, a região central é uma boa região para se hospedar e conhecer a cidade.

Lugano

O que visitar na Suíça?

Zurique: Museu Rietberg, Buda e Príncipe Maia, Centro Histórico, Zoológico, Kunsthaus Zurique, Museu Nacional Suíço, Uetiberg, Lago de Zurique, Fraumunster, Museu das Belas Artes, Igreja de São Pedro, Museu de Design, Casa de Ópera, Lindenhof, Jardim Botânico da Universidade de Zurique

Lucerna: Lago dos Quatro Cantões, Monte Pilatus, ponte Kapellbrucke, Rigi, Museu do Transporte, Lowendenkmal  o Leão, Igreja de St Leodegar, Lago Rotsse.

Berna: Parque dos Ursos de Berna – Antigo Fosso dos Ursos, Centro Antigo, Palácio Federal da Suíça, Museu de Belas Artes, Museu da História Nacional de Berna, Lago Egelsee, Museu do Einstein, Catedral, Torre do Relógio.

Interlaken: Lauterbrunnen, Jungfrau, Lago Brienz, Hohematte Park, Lago de Thun, Harder Kulm, Parque Jungfrau, Rio Aar, Unspunnenfest, Casino Kursall, Avenida Hoheweg,  Schilthorn, Schynige Platte .

Zermatt: Matterhorn, Hangebrucke, Museu Zermatlantis, Unterrothom, Lago Schwarszee, Breithom, Pico Dufor, Cabana do Monte Rosa,  Riffelhom, Lago Schmarzee, Lago Riffelsee, Piz Bemina

Genebra: Palácio das Nações, Place du Bourg de Four, Museu de Arte e História

Bellinzona: Castelgrande (Castelo Velho), Montebello (Castelo do Meio), Sasso Corbaro (Castelo de Cima), muralhas e o baluarte

Lugano: Monte San Salvatore, Monte Brè, Barcos a vapor com rodas de pás (lago Lucerna), Catedral de São Lourenço, Museu Cantonal.

Lausanne: Catedral de Notre-Dame, Museu Olimpíco, Fondation I’Hermitage – Museu de Arte, Museu da Fotográfia, Passeio no Lago Genebra, Fondation de I’Hermitage.

Montreux: Rochers de Naye, Alimentarium – Museu de Nutrição,  Festival de Jazz – realizado todos os anos no mês de julho.

É necessário visto para entrar na Suíça?

Não, brasileiros podem entrar na Suíça sem visto, apenas com o passaporte com validade mínima de 6 meses, podendo ficar até 90 dias como turista.

É necessário vacina para entrar na Suíça?

Não é obrigatória.

Qual o fuso horário da Suíça?

A Suíça está 1 hora a mais que a UTC durante o verão suíço – entre março e outubro, portanto 4 horas na frente que o Brasil (horário de Brasilia), e nos demais meses está no mesmo horário que a UTC – ficando 3 horas a mais que o Brasil (horário de Brasilia).

É recomendado usar seguro saúde?

Não só como na Suiça, mas em qualquer outro pais, o seguro saúde é bem recomendado, e algumas seguradoras tem seguro até contra extravio de malas. Vale a pena contratar.

Qual o idioma falado pelos suíços?

Na Suíça não tem um idioma próprio, vai variar pela região do pais: na região ocidental o francês é bem utilizado (22,5%), na região sul o italiano é utilizado (8,1%), o alemão é o idioma mais falado (63,5%), além desses três idiomas há também dialetos – reto-romano (0,5%) e nesse dialeto há seis idiomas diferentes: Sursilvan, Sutsilvan, Surmiram, Puter e Vallader. Nos atrativos turísticos  o inglês e espanhol também é usado. Alguns circuitos são oferecidos com o idioma português.

Lago de Lugano

Quanto dinheiro levar?

A Suíça é um pais caro, além disso não faz parte da União Européia, portanto não é o Euro a moeda utilizada, é o Franco Suíço, que atualmente está mais valorizado que o próprio Euro.
Dessa forma separe o dinheiro suficiente para esse cambio.

Leve em consideração além da hospedagem, passeios e traslados – que você pode reservar desde o Brasil, terá gastos com transportes, alimentação e compras.

O transporte público na Suíça é caro. Mas em algumas cidades os hotéis oferecem o Mobility Card – um cartão de transporte público para utilizar gratuitamente os transportes durante o período que você estará na cidade.

Além desse cartão, há o Swiss Pass que  pode ser comprado por 3,4,8 ou 15 dias tem os seguintes benefícios:

– viagem ilimitada de trem, ônibus e barco;
–  gratuidade em transporte público em 75 cidades;
–  ingresso gratuito em mais de 490 museus;
–  viagem livre na maioria das rotas panorâmicas;
– 50% de desconto na maioria dos teleféricos e trens de montanha.

 Os restaurantes também são caros, mas como em todos os países do mundo, em toda cidade tem as opções baratas de comer.

As atrações turísticas uma boa parte é gratuita, e outras são pagas e além de pagas…caras.

Resumindo, reserva ao menos € 100,00 = CHF 109.00 – (convertido em novembro /15) por dia, para poder fazer os passeios com tranqüilidade, comer e fazer compras, e caso você seja econômico, certeza voltará com dinheiro.

Lugano

Tempo de viagem  entre cidades da Suíça e algumas capitais européias:

Em trem:
BasiléiaZurique55min
ZuriqueLugano2h30
ZuriqueLucerna50min
BasiléiaParis3h30
ZuriqueRoma8h50
ZuriqueBerlim8h20
ZuriqueBerna1h
GenebraZurique2h40
ZuriqueInterlaken2h20
InterlakenGenebra2h40
GenebraBasiléia2h35
InterlakenBasiléia1h55
GenebraLucerna2h45
InterlakenLucerna1h50
BasiléiaLucerna1h
BernaGenebra1h40
BernaInterlaken40min
BernaBasiléia55min
LucernaBerna1h
ZuriqueLausanne2h10
GenebraLausanne30min
InterlakenLausanne2h
LausanneBasiléia2h10
LucernaLausanne2h10
LausanneBerna1h10
ZuriqueBellinzona2h15
ZuriqueWeinfelden45min
UsterZurique15min

Onde comprar?

Grandes lojas de departamentos são bons locais para fazer as compras, como: Manor, Globus e Jelmoli.
Para quem gosta de relógios, poderá encontrar uma variedade enorme das melhores marcas na Manor e na rede Bucherer. O canivete suiço não pode ficar de fora, e uma boa opção para comprar é na Victorinox.
Outros produtos excelentes são: roupa, bordados, lenços finos, navalhas, talhados em madeira, cerâmica e outros trabalhos manuais, como também antiguidades e livros de arte. Todos os cartões de crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos. As lojas normalmente abrem de segunda a sexta de 9h00 a 18h30, nos sábados de 9h00 a 17h00. Durante os dias domingo, as lojas ficam fechadas com exceção daquelas no aeroporto, algumas estações ferroviárias e os postos de gasolina com uma área de shopping ao longo das rodovias.
Chocolátras de plantão encontrarão chocolates em tamanhos, formas e sabores incontáveis, com a fama do chocolate suíço é grande, então segue algumas marcas dessas gostosuras:
 
– Lindt
– Sprungli
– Cailler
– Frey

E uma vez na Suíça, não deixe de conhecer a fábrica de chocolate Laderach em Bilten e deleite-se nesse prazer.

Avatar

Katia

Kátia Ribeiro - Luxury Concierge, assessora em viagens exclusivas pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *