Festa do Tabernáculo

Candelabro de Ouro

E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. (Zacarias 14:16)

E celebrá-la-eis como festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo será pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis. Por sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os naturais em Israel habitarão em tendas de ramos, para que as vossas gerações saibam que eu fiz habitar em tendas de ramos os filhos de Israel, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus. (Levítico 23: 41-43)

Em Israel todos os anos acontece a festa de Tabernáculos – onde eles celebram a bondade de Deus por ter protegido seu povo no deserto durante o Exôdo – e poderá ser uma boa época para visitar o pais.

O que significa Tabernáculo?

Tabernáculo tem a origem do latim tabernaculum, que significa: “tenda”, “cabana” ou “barraca” e foi um  santuário portátil onde durante o Êxodo até os tempos do Rei Davi onde os israelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança, o candelabro e demais objetos sagrados. Era composto de três dependências: Átrio Exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos.

Átrio Exterior

Altar do Holocausto, onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus.

A bacia era o local onde os Sacerdotes lavavam os pés e as mãos simbolizando uma purificação para entrar no Santo Lugar.

Santo Lugar

Altar do incenso, ficava no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos, erao local que se queimava incenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes.

A mesa dos Pães da Proposição, ficava à direita da entrada e levava esse nome porque todo sábado eram colocados 12 pães, simbolizando as 12 tribos de Israel.

O candelabro de Ouro, ficava a esquerda da entrada, com sete hastes e diariamente era enchido pelos sacerdotes com o melhor azeite, para que ele nunca se apagasse, era apagado somente enquanto estava sendo transportado.

Santo dos Santos

O Véu, a cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos.

A arca da Aliança simbolizava a Presença de Deus e carregava a Tábua da Lei – os 10 Mandamentos – a Vara de Aarão,  e o pote de maná. Sendo assim a peça mais santa do Tabernáculo.

Propiciatório era a tampa da Arca e o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia da Expiação derramava o sangue pela remissão de seus pecados e pelos pecados do povo.

A festa de Tabernáculo:

É uma das três grandes festas comandadas por Deus e de  maior significado profético para os cristãos (Páscoa, Pentecostes e Tabernáculo). É comemorado no décimo-quinto dia do mês de Tishri (o primeiro mês do calendário cívil hebraico, e o sétimo mês do calendário religioso), duas semanas após Rosh Hashanah (ano novo judaico) que geralmente é no final de Setembro ou princípio de Outubro.

Nesse período os judeus constroem tendas com folhas e galhos de árvores para ficarem por sete dias compartilhando o alimento com todos ao redor. Nesse período também é feita a colheita dos últimos frutos.

Em Jerusalém é promovido muitos eventos durante a Festa De Tabernáculos:

O primeiro é o que abre a festa, é uma celebração com um jantar ao ar livre com todos os peregrinos que acabam de chegar no país. Geralmente essa abertura é realizada na En-Gedi. Em seguida, os visitantes caminham juntos até Jerusalém, simbolizando a entrada no Templo após o Êxodo.

Durante a semana da comemoração, seminários são apresentados todas as manhãs e os temas são variados mas com foco as perspectivas proféticas para Israel e os últimos dias. À noite, os cristãos participam de um culto de louvor e adoração.

O último dia é considerado a parte mais importante da festa, pois neste dia milhares de peregrinos carregam bandeiras de seus paises, usando roupas nacionais e exibem bandeiras de amor a Israel e andam pelas ruas de Jerusalém, celebrando a bondade e a proteção de Deus.

Avatar

Katia

Kátia Ribeiro - Luxury Concierge, assessora em viagens exclusivas pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *