Planeje sua viagem ao Qatar!
Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.
Como ir?
O Qatar tem uma cia aérea nacional que conecta o Brasil com o Qatar, em um voo direto
Qatar Airlines
Além do voo direto, existem outras cias aéreas com conexão:
Emirates
Etihad
Ethiopian
Airfrance
Turkish Airlines
KLM
Iberia
Quando ir?
Por se tratar de um deserto, e por estar no Hemisfério Norte, as estações do ano, são invertidas – comparada com o Brasil, então entre os meses de junho a setembro, são os meses mais quentes, de janeiro a maio e de outubro a dezembro são os melhores meses.
Por ser um país muçulmano, eles comemoram o Ramadã, por isso deverá se atentar ao período sagrado para os muçulmanos. Ele dura cerca de quatro semanas e, por seguir o calendário lunar, a data varia de ano para ano. Durante o Ramadã, os seguidores da religião se privam de alguns prazeres, como da alimentação. Os muçulmanos devem jejuar do nascer do sol ao pôr do sol. Com isso, grande parte dos restaurantes não funcionam durante o dia e muitos estabelecimentos comerciais nem mesmo abrem. As exceções ficam por conta das grandes redes de hotéis internacionais e resorts, que não param de servir comida – sempre em espaços internos, fora da vista dos muçulmanos. Ainda assim, o período do Ramadã pode não ser ideal para conhecer o país.
Quantos dias ficar?
Pela localização central entre o mundo oriental e o mundo ocidental, para quem vai viajar para o outro lado do planeta, pode aproveitar a conexão em Doha e fazer um stopover, e conhecer a cidade a partir de 6 horas, já consegue visitar os principais pontos turísticos, ou para quem tem mais tempo, separar entre 3 ou 4 dias para conhecer essa jóia do Oriente Médio.
Qual a voltagem e o tipo de tomada no Qatar?
A voltagem é de 220 e a tomada é do modelo: três pontinhos – dois pontinhos na horizontal e um ponto acima (figura D), ou dois tracinhos na horizontal e um tracinho no meio dos dois na vertical (figura G).
Qual a moeda?
A moeda que circula no país se chama rial catarense. Nas casas de câmbio são aceitos dólares e euros. E praticamente todos os estabelecimentos comerciais aceitam cartões de crédito.
Que roupa usar?
Por ser um pais árabe, é bom respeitar os costumes locais e usar roupas que cubram ombros e joelhos, que não sejam justas demais e que não tenham um grande decote são as ideais. Não sé exigido que a mulher cubra os cabelos com o hijab.
Clima em Doha
Doha tem um clima árido quente. A temperatura máxima em Doha é em média 33°C ao longo do ano (de 23°C em janeiro a 41°C em agosto). De janeiro a abril o clima é ameno. Em média, de manhã estão 26°C. Em maio o clima é agradável. o termómetro sobe para 37°C. Em junho o clima é quente, a temperatura máxima este mês é de 44°C. Entre julho e agosto o clima tem uma média, de manhã estão 34°C. Em setembro os termometros ainda estão nas alturas, podendo chegar uma temperatura máxima de 44°C . Em outubro, as temperaturas começam a cair, chegando a 35°C. Entre os meses de novembro e dezembro o clima é muito bom. Ao início da noite, a temperatura média é de 22°C.
Onde ficar em Doha?
As áreas do Souq Waqif e de Msheireb Downtown são perfeitas para quem quer praticidade, já que muitas atrações turísticas poderão ser visitadas a pé. Já para quem deseja conforto e luxo, West Bay e The Pearl oferecem variadas opções de hotéis. Essas são também as regiões ideais para quem pretende aproveitar a praia catari. Se procura um ambiente mais liberal e ocidental, opte pelos hotéis com praia privativa. Para quem deseja economizar o bairro Old Airport é o recomendado. Distante do centro e sem muito charme, mas próximo do Aeroporto e com acesso ao transporte público (busque ficar próximo do metrô), é aqui que estão alguns dos hotéis mais econômicos de Doha.
O que visitar no Qatar?
No centro de Doha está o Souq Waqif (mercado árabe), uma visita obrigatória para quem gosta de fazer compras com pechinchas. Hoje, o mercado se modernizou, mas sem perder sua arquitetura original e seus aspectos culturais. Andar pelas ruelas que tecem o mercado, experimentar novos sabores e conhecer a vida local.
O Museu de Arte Islâmica é construído em linhas retas, de forma geométrica e simétrica, características da arquitetura e arte islâmica. O arquiteto responsável por ele foi Ieoh Ming Pei, o mesmo das pirâmides do Louvre, em Paris. A coleção do museu é um espetáculo à parte. Ela vem de diferentes regiões do mundo islâmico: do Oriente Médio à África, passando por Europa e Ásia. Louças, tapeçarias, pinturas, porcelanas, marcenaria e joias são alguns dos itens que encontrará nas suas salas. Há também salões especiais para expor instrumentos de navegação, de astronomia e do estudo da matemática.
MIA Park, um parque com vista privilegiada de Doha. Dele é possível apreciar a moderna área de West Bay com seus enormes arranha-céus.
O Museu Nacional do Qatar conta a história do país.
O Corniche de Doha é o calçadão da cidade. Uma calçada larga que permeia o mar e liga o Museu Nacional do Qatar ao moderno bairro de West Bay, conhecido por seus enormes prédios envidraçados. É aqui que estão os passeios de barco que percorrem a baía. Eles são feitos nos dhows, barquinhos que eram usados para exploração de pérolas. Fazer esse tour no pôr do sol garantirá lindas fotos. Na ponta extrema do Corniche de Doha está o bairro West Bay e seu famoso skyline com prédios enormes e modernos.
O Katara Cultural Village é um enorme espaço a céu aberto criado para promover a cultura local e oferecer entretenimento. São teatros, galerias de arte, mesquitas, salas de concerto, restaurantes, cafés, planetário, lojas e até uma área pública para curtir a praia.
Mesquita Katara decorada com seus azulejos azuis e verdes, a Ieoh Ming Pei que brilha com o sol e o anfiteatro construído em estilo grego clássico de onde se tem uma linda vista do mar.
Para quem procura lojas de grife na 21 High Street é o local ideal, um shopping a céu aberto com ar-condicionado. O lugar conta com esculturas enormes de cristais vindos de Murano, na Itália.
O The Pearl é uma ilha artificial de 4 milhões m2 que abriga uma mini cidade planejada dentro de Doha. É o local onde as famílias cataris e extrangeiros ricos moram. Ao todo são 10 bairros dentro do complexo, que pode abrigar até 50 mil moradores. Dentro do The Pearl, que recebeu esse nome por imitar um colar de pérolas, estão condomínios residenciais, centros comerciais, restaurantes, praias públicas e uma marina. Um dos pontos mais visitados é o Qanat Quartier, área residencial inspirada em Veneza.
Msheireb leva o título de distrito urbano mais inteligente e sustentável do mundo.
Visite a Praça Barahat, com teto retrátil inteligente e os Museus Msheireb, conjunto de quatro casarões históricos que abrigam as histórias não contadas do Qatar, e a Biblioteca Nacional do Qatar que abriga mais de um milhão de livros além de ser casa da coleção de textos, manuscritos e mapas mais importante da civilização árabe islâmica ,na Cidade da Educação, bairro que concentra as principais universidades de Doha.
Fora de Doha, tem alguns lugares que vale a pena a vista:
Al Khor
Al Khor já foi um famoso enclave do setor de pérolas no Qatar. No seu perfil destacam-se três torres de vigia, algumas das quais foram restauradas para devolver o seu aspecto original. Uma das praias mais populares de Al Khor é Al Thakhira, onde você pode se desconectar de tudo que existe sob o sol e sentir a suave brisa do mar. Entre as atividades mais populares da região estão a pesca e a canoagem. Se preferir desfrutar de um pouco de privacidade, recomendamos a Praia Farkeh ou a Ilha Al Khor, onde a principal atração é a faixa da Ilha Roxa.
As paisagens pitorescas e os pássaros dos manguezais de Al Thakira farão as delícias dos amantes da natureza. Para poder examinar adequadamente a peculiar flora e fauna da região, onde também vivem os flamingos, o melhor é explorar os manguezais de caiaque. Uma visita obrigatória é Jazirat Bin Ghannam, formação insular que acolhe aves migratórias, como os já citados flamingos e garças, durante os meses de inverno. Cerca de 50 quilômetros ao norte de Al Khor estão as formações geológicas de Al Jassasiya, que apresentam cerca de 874 pinturas rupestres de taças, navios, pegadas e símbolos únicos.
Al Wakrah
Al Wakrah é exatamente o que vem à mente quando pensamos em uma típica cidade árabe. Apesar da proximidade com Doha, é um lugar perfeito para escapar das sombras dos altos arranha-céus da capital do Qatar. Ao lado do cais você encontrará Al Wakrah Heritage Village, onde poderá aprender como era a vida no país na Idade Média.
Ao passear pelo labirinto de vielas e pátios do Mercado Al Wakrah Souq, você entenderá a importância da pesca e do cultivo de pérolas na região, pois essas atividades transformaram a pequena vila em uma grande cidade portuária. Visite a mesquita restaurada do século XVII e o Forte Al Wakrah. Já na praia, é possível avistar a casa do Sheikh Ghanim Bin Abdulrahman Al-Thani, uma importante estrutura de interesse histórico.
Mesaieed
Mesaieed é uma pequena cidade industrial localizada entre Doha e Al Wakrah que está se tornando um dos destinos mais populares para passeios de um dia no Qatar graças à sua oferta de aventura nas dunas. Aqui você pode praticar parasailing ou saltar sobre as dunas em um 4×4 enquanto o sol se põe no horizonte do deserto. Se quiser relaxar após um dia intenso de atividades emocionantes, antes de retornar a Doha poderá desfrutar de um tradicional jantar à luz de velas sob um dossel de estrelas.
Dado o tamanho compacto e a natureza industrial de Mesaieed, você não encontrará muitas acomodações na área. O passeio de meio dia percorre as dunas no final da tarde para apreciar o pôr do sol. Se quiser uma experiência mais imersiva, acampe no deserto com muito conforto. Será uma noite mágica nesse cenário único, digno das mil e uma noites.
Al Zubarah
Al Zubarah, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013, é uma das cidades muradas mais impressionantes do Qatar. Embora tenha prosperado como centro comercial durante os séculos XVIII e XIX, foi abandonado no início do século XIX, quando o mercado de pérolas começou a declinar. Felizmente, a areia que chega do deserto conseguiu preservar vestígios de edifícios históricos como palácios, casas com pátios, cabanas de pescadores e mesquitas.
Durante a sua visita a Al Zubarah, recomendamos visitar o vizinho forte Qal’at Murair, um belo exemplo de arquitetura islâmica que mostra como o abastecimento de água era protegido e administrado no deserto.
Rayyan
No centro histórico de Rayyan você encontrará fortificações e mesquitas intactas que têm suas raízes nos séculos XVIII e XIX. A segunda cidade mais populosa do Qatar também abriga uma excelente oferta comercial e abre espaço para empresas de design nos shoppings Wathnan Mall e Mall of Qatar.
Por outro lado, o Centro Nacional de Convenções do Qatar, que faz parte da Fundação Qatar, oferece uma programação variada de concertos e conferências de personalidades internacionais. O Hospital Sidra e o Parque Científico e Tecnológico do Qatar estão localizados neste complexo de 1.011 hectares. Por sua vez, o Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna é uma instituição repleta de arte contemporânea localizada em Rayan. Al Shaqab, que também faz parte da Fundação Qatar, é um centro equestre onde são organizadas visitas guiadas para aprender como são treinados os cavalos árabes.
Al Ruwais
Como atestam as antigas cabanas de pesca, Al Ruwais já foi um dos centros de pesca mais importantes do Qatar. Este complexo de casas irá transportá-lo ao passado. Na verdade, a mesquita do século XVII com o mesmo nome é considerada a mais antiga do país. Além de suas estruturas de interesse histórico e de um porto gigantesco, a maioria dos turistas visita Al Ruwais pelas formações geológicas de Al Jassasiya.
Essas formações estão localizadas a cerca de 20 minutos da cidade. São quase 900 esculturas em calcário que representam imagens de fileiras de xícaras, barcos, rosetas e pegadas. Embora existam muitas outras esculturas em diferentes partes do país, as de Al Jassasiya, cuja origem remonta a 1500 aC. C., são provavelmente os mais impressionantes.
Khawr Al Udayd
Khawr Al Udayd está localizado na fronteira com a Arábia Saudita. Conhecido como “mar interior”, este povoado é um dos poucos lugares no mundo onde o mar se estende até o deserto. Não existem estradas que conduzam a esta reserva natural do Qatar, mas vale a pena conduzir pelas dunas para relaxar junto a esta tranquila extensão de água.
A área de Khawr Al Udayd é pouco habitada, o que favoreceu a proliferação do ecossistema nativo. É por isso que é provável que você veja algumas tartarugas ou dugongos enquanto navega nas dunas, nada ou toma sol. Se tiver sorte, especialmente tendo em conta que estão em perigo de extinção, poderá avistar as águias-pescadoras a nidificar num dos ilhéus.
Al Shamal
A atração turística de Al Shamal tem aumentado nos últimos tempos graças às inúmeras localidades de interesse histórico, às áreas naturais e aos sítios arqueológicos que inclui. Al Shamal tem uma pequena população de cerca de 5.000 habitantes e é conhecida no Qatar como Madinat ash Shamal ou “Cidade do Norte”. A cidade está rodeada pelo Golfo Pérsico e possui abundantes faixas de areia, embora os seus elementos mais interessantes sejam os povoados e fortes abandonados.
Qalaat al Thaqab é uma das aldeias desertas mais fascinantes da região. Aqui você pode explorar as ruínas de casas de estilo islâmico, cemitérios e fortificações muradas. Na zona envolvente encontra-se o emblemático sítio arqueológico de Al Zubarah, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2013.
Umm Salal Mohammed
Localizada a apenas 10 quilómetros a norte de Doha, a cidade fortificada de Umm Salal Mohammed está repleta de estruturas de interesse histórico e compreende três áreas ambientalmente protegidas. As reservas de Sunai, Wadi Sultan e Umm Al Amad cobrem quase 10 quilômetros quadrados no total e apresentam uma rica biodiversidade e extensas paisagens desérticas de cerrado. Se você gosta de natureza, vai adorar saber que foi planejada neste ambiente a criação da maior floresta artificial do mundo.
E se você gosta mais de história do que de natureza, não perca pontos de referência como as Torres Barzan do século XIX ou a Fortaleza Umm Salal. Em Umm Salal Ali você também pode visitar tumbas pré-históricas cuja idade é estimada em mais de 5.000 anos.
Al Jumail
Al Jumail é uma vila abandonada entre Al Arish e Al Ruwais que pertence ao município catariano de Al Shamal. Antes do boom econômico do Qatar, o país dependia fortemente da pesca e do cultivo de pérolas. Quando estas atividades se tornaram obsoletas, cidades costeiras como Al Jamail foram abandonadas, deixando para trás um tesouro de estruturas históricas que agora pode visitar.
Embora na maioria dos casos apenas estejam preservadas as paredes e trechos das entradas das casas da vila, a área está repleta de restos de cerâmica, peças de joalheria e utensílios domésticos. Além dos fortes, a estrutura mais impressionante de Al Jumail é o minarete da mesquita, que ainda existe. Se estiver cansado depois de passear pelas ruínas da cidade, vá até a praia de areia branca e desfrute de um tempinho de relaxamento e solidão.
É necessário visto para entrar no Qatar?
Não é necessário de visto para visitar o Qatar por um período menos de 30 dias. O passaporte deverá ter uma validade mínima de seis meses considerando a data de retorno ao Brasil e duas páginas em branco.
É necessário vacina para entrar no Qatar?
Não.
Qual o fuso horário do Qatar?
Qatar está 3 horas a mais que a UTC, portanto 6 horas a mais que o Brasil (horário de Brasilia).
É recomendado usar seguro saúde?
Não só no Qatar, mas em qualquer outro pais, o seguro saúde é bem recomendado, e algumas seguradoras tem seguro até contra extravio de malas. Vale a pena contratar.
Qual o idioma falado pelos catarianos?
Oficialmente o árabe é o idioma desse país, porém o inglês é falado por grande parte da população.
Quanto dinheiro levar?
Qatar é um país que sim tem muito luxo, mas também tem muitas opções para quem deseja economizar. Para comprar souvenir, é a base de pechincha com todos os países arábes. Então considere sem contar hospedagem, levar pelo menos USD 100 por dia, para fazer os passeios e as refeições.
Tempo de viagem entre as principais cidades:
Em ônibus | ||
Doha | Al Khor | 37min |
Doha | Al Wakrah | 21min |
Doha | Mesaieed | 30min |
Doha | Al Zubarah | 11min |
Doha | Rayán | 15min |
Doha | Al Ruwais | 1h |
Doha | Al Shamal | 1h |
Doha | Umm Salal Mohammed | 18min |
Doha | Al Jumail | 1h |
Onde comprar?
21 High Street
21 High Street, o centro comercial do Katara Cultural Village. Com foco na alta sociedade catari, você encontra aqui até mesmo uma filial da Galeria Lafayette, de Paris, um shopping a céu aberto com ar-condicionado com grandes esculturas de cristais de Murano.
Villagio Mall
O Villagio Mall é inspirado em Veneza. Tem canal para passear de gôndolas, céu artificial no teto e toda uma cenografia dos prédios e pontes venezianos.
Bem próximo ao Villagio Mall está o Estádio Khalifa, que sediou jogos da Copa do Mundo de 2022. Ao lado dele, o The Torch, um hotel cinco estrelas que imita uma tocha, que pode subir até o 47° andar para conhecer o café giratório e sua vista da cidade.
Alhazm
Todo em mármore e cheio de detalhes esculpidos a mão, o Alhazm impressiona por sua suntuosidade. Seu teto abobadado de vidro remete à Galleria Vittorio Emanuele II, de Milão e toda a arquitetura segue o estilo de galerias italianas clássicas.
O Alhazm tem também uma biblioteca toda em madeira, que remete aos tempos antigos. É possível escolher qualquer livro para ler e se sentar nas salas de leitura.