Crônicas de Viagens – Portugal

Monumento ao Descobrimento

Al viajar paseamos un sueño.

MANU LEGUINECHE.

Crônica:

Uma parte pequena da Península Ibérica, que teve muita importância na época das grandes navegações hoje tem um peso importante no turismo. Portugal, terra dos nossos conquistadores, hoje em dia conquista aos turistas de toda parte do mundo.

É fácil gostar de Lisboa, a capital portuguesa com toda sua luminosidade, seus edifícios históricos ligados aos descobrimentos, tradicionais bairros como Alfama, Graça, Mouraria ou o Bairro Alto, os museus, o fado que sai com naturalidade da boca das alfacinhas, a alta qualidade da hotelaria, uma gastronomia riquíssima – incluindo o famoso pastel de Belém – e o baixo custo quando comparado com os padrões europeus faz de Lisboa um destino obrigatório.

 

Torre de Belém

 

Se na época do Mercantilismo era uma cidade importante, hoje o Mercantilismo sai de cena e deixa o turismo reinar na cidade do Porto. A história está retratada em todos os cantos na estação ferroviária de São Bento com seu grandioso painel de azulejo com a conquista de Infante Dom Henrique pelo território celta.

 

Estação de São Bento

Próximo da cidade do Porto está Braga, no coração da verdejante região do Minho a cidade mais antiga de Portugal que foi fundada por romanos com o nome de Bracara Augusta, entre 300 e 400 a.C., e tornou-se capital do império no norte da Ibéria. As ruínas dessa fase áurea ainda subsistem no complexo arqueológico, mas os bracarenses e os turistas não vivem somente do passado, pelo contrário, suas universidades, restaurantes, festas de estudantes e bares animados envolvem as ruas em uma aura tão jovial que a cidade foi eleita Capital Européia da Juventude 2012.

 

Igreja de São Vicente

Às portas do Atlântico, a 20 minutos de Lisboa e Sintra, onde o Rio Tejo cede lugar à imensidão do Oceano Atlântico, Cascais é um refúgio de tranqüilidade e beleza. Foi desta cidade que partiram os primeiros descobridores rumo a América, onde uma sucessão de belíssimas praias cercadas por rochedos, fortalezas, casarões luxuosos e restaurantes à beira-mar descortina-se diante dos olhos de seus visitantes.

 

Praia de Cascais

Para os devotos Fátima, o santuário católico mais importante de Portugal é o lugar para uma parada obrigatória. Foi lá em 1917, que três crianças pastoras — Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto — testemunharam uma suposta série de aparições da Virgem Maria.

O principal centro de peregrinação da cidade é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, consagrada em 1953. Na praça principal é o local onde se concentram milhares de fiéis. Nos dias 13, e principalmente os de maio e outubro são os dias que mais recebem turistas de toda parte do mundo.

 

Santuário de Fátima

Sintra encravada na colina da Serra é uma pitoresca vila que na época da monarquia a elite e a nobreza foram atraídas para essa região onde foram construídos palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos e hoje em dia atrai diversos turistas.

Tome um tempo para caminhar em suas ruelas que possuem um ar gótico do Palácio Nacional e deixe-se conquistar pela atmosfera dessa bela cidade.

 

Palácio Nacional

Uma cidade parada no tempo – Óbidos – a vila medieval é uma das mais pitorescas e bem preservadas de Portugal. Localizada em um ponto alto próximo da costa atlântica entre suas muralhas, há um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas com janelas floridas que encantam e deixam a cidade com um ar especial.

 

Castelo de Óbidos

Coimbra foi capital de Portugal entre 1139 e 1256, onde foram erguidos diversos monumentos que resistem até hoje e impõe uma sobriedade à alegria juvenil, tornando um contraste entre o velho e o novo que virou marca registrada da região.

Com seus 50 mil estudantes da sua emblemática universidade, cuja torre, com traçado de coruja – o símbolo da sabedoria – paira do alto dando as boas vindas para quem busca conhecimento. E ainda é com o soar dos sinos e relógios que, desde 1733 os alunos são chamados às aulas.

 

Coimbra

Guimarães considerara cidade-berço de Portugal charmosa com seu glorioso passado que pode ser revivido por suas ruelas medievais, praças, e o imponente castelo com mais de 1000 anos de existência.

 

Igreja de Santo Antônio

E no seu pequeno território que Portugal encanta a seus visitantes, pela receptividade, gastronomia e suas paisagens fantásticas. Permitam-se serem conquistados pelos lusitanos.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *