Guia de Viagem – Grécia

Moinhos de Ventos

Planeje sua viagem a Grécia!

Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.

Grécia

  Como ir?

Muitas cias aéreas europeias voam para Atenas, não existem voos diretos. As principais cias são:

KLM
Lufthansa
Alitalia 
Airfrance
Ibéria
Royal Air Maroc
Latam
TAP
Swiss
Turskish Airlines
Emirates

Não há voos diretos, mas é fácil chegar através de conexões nas principais capitais da Europa ou do Oriente Médio.

Quando ir?

Como a Grécia está no Hemisfério Norte, as estações são ao contrário das nossas, ou seja, quando estamos no verão, eles estão no inverno. E como sendo um destino de praia: verão, primavera e outono são as melhores épocas de visitar, porém a alta temporada começa em maio e vai até setembro, nos meses de abril e outubro são os meses de início e fim respectivamente das estações de transição, portanto em alguns dias poderá estar frio.

Quantos dias ficar?

O ideal são em média 10 dias, para visitar no mínimo 2 ilhas e conhecer a capital grega, porém existem cruzeiros de no mínimo 3 noites, visitando as ilhas durante o dia, e até cruzeiros de 7 noites. Alguns cruzeiros visitam só as ilhas gregas, outros combinados com Turquia, e outros até outros países como Croácia e Itália.

Qual a voltagem e o tipo de tomada no Grécia?

Em todo a Grécia a voltagem é 220 e a tomada é do tipo europeu – dois furinhos redondos (figura C).

Qual a moeda?

Euro, e os cartões de todas as bandeiras internacionais são aceitos em hotéis, restaurantes e lojas.

Que roupa usar?

Roupa de praia, roupas e sapatos confortáveis para andar durante o dia. Uma roupa básica como esporte fino para sair à noite. Caso viaje nas estações: outono ou primavera, recomenda-se levar uma casaquinho leve para o fim de tarde.

Clima na Grécia

O verão é o clima mais agradável e indicado para visitar esse pais, é ameno com temperaturas no máximo 31°, no inverno as temperaturas chegam até 10°. As estações intermediárias variam entre 20° a 24°.

Onde ficar?        

O centro histórico de Atenas fica próximo dos seguintes bairros: Plaka, Monastiraki, Psiri e Makriyianni, todos esses ficam próximo a Acrópole, a cidade é bem estruturada para o turismo com hotéis, bares e facilidade no transporte público.

As ilhas não são muito grande, em Mykonos a grande maioria dos hotéis estão localizados em Chora onde estão também a concentração de bares e restaurantes, porém se desejar ficar afastado do burburinho tem a opção de Ano Mera, que está aproximadamente a 8 Km do centro, ainda tem as opções das praias do sul: Paradise, Super Paradise, Elia e Paranga.

Em Santorini, a ilha não é muito grande, então muitos hotéis estão localizados em Oía (lugar famoso pelo por do sol), Imerovigli, Firostefani e Thira (capital da ilha).

O que visitar?

Em se tratando da Grécia, em Atenas é mais que obrigatório a visita a Acrópole – santuário dos deuses gregos, e toda a parte arqueológica como o Teatro do Dionísio, Templo do Zeus Olímpico. Ao lado está o Erecteion – Templo de Poseidon, e o grandioso Parthenon –Templo da deusa Atena, o museu da Acrópole e Propileu de Acrópole.
Próximo está o Estádio Panatenaico – onde houve algumas modalidades na Olimpíada de 2004.
Também próximo a Acrópole tem o Templo do Zeus Olímpico com seu Arco de Adriano.
Em Mykonos, a capital é Chora, e é no bairro de Little Venice, onde estão os moinhos de vento e lugar ideal para ver o pôr do sol, e onde tem muitas danceterias. A igreja Panayia Paraportiani, ilha de Delos, e as praias Paradise, Super Paradise, Elia, Platys Giales e Paranga valem a pena visitar.
Já em Santorini, o cartão postal da ilha é o bairro de Oía, onde tem um dos pores do sol mais lindo do mundo, as praias (de pedras) que podem ser visitadas são: Kamari, Perissa e Perívolos. Fira que é o centro, onde há diversas lojas, bares e restaurantes. Vale a pena conhecer Thyrasa  no passeio do vulcão.

É necessário visto para entrar na Grécia?

Não, brasileiros podem entrar na Grécia sem visto, apenas com o passaporte com validade mínima de 6 meses, podendo ficar até 90 dias como turista.

É necessário vacina para entrar no Grécia?

Não.

Qual o fuso horário da Grécia?

A Grécia está 2 horas a mais em relação a UTC, mas no verão os relógios adiantam 1 hora a mais, portanto 4 ou 5 horas a mais que o Brasil (horário de Brasilia), dependo da época do ano.

É recomendado usar seguro saúde?

Sim, devido ao Acordo de Schengen, é exigido que o turista tenha um seguro ao entrar em qualquer pais que faça parte da União Europeia.

Qual o idioma falado pelos gregos?

Como é sabido na Grécia o idioma oficial é o grego, mas em todos os lugares turísticos as pessoas falam inglês e alguns falam espanhol. Muitos pacotes turísticos oferecidos são com guia de idioma espanhol.

Distâncias entre as ilhas em Ferry Boat:

O porto principal de Atenas é o Pireu, desde lá sai os ferry boat e cruzeiros. Há outro porto Lavrio que também tem saídas dos ferry.

Atenas – Mykonos
2h30 de viagem – Sea Jets4h40 de viagem – Blue Star Ferries3h30 de viagem – Hellenic Seaways

Mykonos – Atenas
2h20 de viagem – Sea Jets
5h30 de viagem – Blue Star Ferries5h00 de viagem – Hellenic Seaways

Mykonos – Santorini (Thira) – via Paros (deverá trocar de ferry em Paros)
2h10 de viagem – Sea Jets3h10 de viagem – Hellenic Seaways

Santorini (Thira) – Mykonos – via Paros  (deverá trocar de ferry em Paros)
2h55 de viagem – Sea Jet
2h40 de viagem – Hellenic Seaways

Atenas – Santorini
4h45 de viagem – Sea Jets7h25 de viagem – Blue Star Ferries4h45 de viagem – Hellenic Seaways10h20 de viagem – Zante Ferries

Santorini (Thira) – Atenas
6h00 de viagem – Sea Jets7h45 de viagem – Blue Star Ferries4h30 de viagem – Hellenic Seaways8h50 de viagem – Aegeon Pelagos

Atenas – Creta
8h00 e 8h30 de viagem – Anek – Superfast

Creta – Atenas
8h30 e 9h00 de viagem – Anek – Superfast8h30 de viagem – Minoan Lines

Atenas – Rodes
13h40 e 18h00 de viagem – Blue Star Ferries

Rodes – Atenas
13h25 e 18h40 de viagem – Blue Star Ferries

Mykonos – Delos – (lancha)
30 min de viagem

Delos – Mykonos – (lancha)
30 min de viagem

Distâncias entre as ilhas em Avião:

Atenas – Mykonos
35 min de viagem

Mykonos – Atenas         
35 min de viagem

Mykonos – Santorini
35 min de viagem

Santorini  – Mykonos
35 min de viagem

Atenas – Santorini
50 min de viagem

Santorini (Thira) – Atenas
50 min de viagem

Atenas – Creta
50 min de viagem

Creta – Atenas
50 min de viagem

Atenas – Rodes
1h00 de viagem

Rodes – Atenas
1h00 de viagem

Delos – Santuário de Apolo e Ártemis:

 Horários das lanchas:

Segunda:                     Mykonos                     Delos
(01/04 -1/10)                 10:00 am                      13:30 pm

17:00 pm                     20:00 pm

Terça-feira a Domingo
(01/04-31/10)                09:00 am                      12:15 pm

10:00 am                      13:30 pm

11:30 am                      15:00 pm

17:00pm                      20:00 pm

Sexta-feira
(01/11-31/03)                08:00 am                      12:00 pm

Domingo
(01/11-31/03)                08:00 am                      15:00 pm

Entendendo as ilhas:

A Grécia tenha aproximadamente 6.000 ilhas espalhadas entre o Mar Egeu e o Mar Jônico e dessas ilhas, 227 são habitadas, o que  dificulta no momento da escolha do roteiro. Cada ilha é diferente, podemos encontrar desde grandes extensões de praia com vários quilômetros,  até pequenas bahías isoladas. Além do ar de mistério, encanto, cultura e história que cada ilha têm, junto com as festas, gastronomias, músicas, sabores e um clima que encanta a todos os turistas.

Uma dica é escolher as ilhas de uma mesma região quando for montar o roteiro, pois isso vai facilitar já que as ilhas estão espalhadas por grupos em várias regiões. Ir de uma ilha de um grupo para outra ilha que pertence a outro grupo (por exemplo, ir de uma ilha Cíclade para uma ilha Dodecaneso) requer maior tempo do que conhecer ilhas de um mesmo grupo.

Ilhas Cyclades
  • Cíclades são as famosas ilhas com suas casas brancas e igrejas com cúpulas azuis no Mar do Egeu, as ilhas mais conhecidas são: Mykonos e Santorini, em seguida, menos citadas nos roteiros pelos brasileiros, porém com seus encantos únicos são: Amorgos, Andros, Antiparos, Ios, Kea, Milos, Paros, Delos, Folegandros, Naxos, Serifos, Siros e Tynos. Essas ilhas são áridas, secas, montanhosas, e algumas de origem vulcânica.
  • O nome vem da disposição das ilhas formando um círculo em redor da ilha sagrada de Delos. De acordo com a mitologia Grega, Poseidon, deus do mar, em um momento de fúria com as ninfas Cyclades transformou-as em ilhas.
  • Ios: Se você procura um destino animado, com muitos jovens,  com praias linda, esse é o destino certo . Com um centro histórico agitado pela noite e o Far Out Beach, que tem pool party todo fim de tarde durante o verão. Ela fica entre Mykonos e Santorini, por isso é bem fácil chegar até lá.
  • Mykonos: Conhecida mundialmente como a ilha grega mais animada, com praias lindas e as casinhas brancas e azuis.
  • Santorini: É uma ilha vulcânica com uma beleza singular, diz a lenda que é o continente perdido de Atlântida. A ilha é ideal tanto para o romance quanto para as festanças. É em Óia que tem o pôr do sol mais lindo e famoso.
  • Milos: E nessa ilha que foi descoberta a estátua que representa o símbolo da beleza clássica: Vênus de Milo. Montanhosa, a ilha é cheia de falésias que completam a beleza da paisagem.
  • Folegrandos: É uma ilha pequena e fácil de combinar com alguma outra ilha vizinha do grupo.
  • Naxos: Está entre Mykonos e Santorini, ideal para incluir no roteiro.
  • Paros: Perto de Naxos e Santorini,com  belas praias e muita história. Menos movimentada comparada com as ilhas vizinhas. Uma das referências turísticas são as pedreiras de mármore, utilizado como matéria-prima em obras famosíssimas, como a Vênus de Milo.
  • Delos: com um lindo sitio arqueológico com milhares de anos de existência,  hoje é patrimônio mundial da humanidade.
Ilhas Jônicas
  • Jônicas são as ilhas menos exploradas, porém em alguns anos ganhou destaque nas redes sociais a ilha Zakynthos. Também faz parte do grupo as ilhas: Maganissi,  Kefalônia, Paxos, Ítaca, Corfu e Lefkada e suas características são pela vegetação abundante e as belíssimas praias, as vilas não são com as tradicionais casinhas brancas e a arquitetura se assemelha com a costa italiana. 
  • Corfu: Vegetação em abundância com águas claras e esverdeadas, que faz jus ao apelido de Ilha de Esmeralda.Além de uma herança de monumentos históricos.
  • Kefalônia: Uma ilha com muita natureza e belas praias, a maior das ilhas Jônicas . Ideal pra quem procura um lugar para curtir praias e relaxar, sem tanta vida noturna.
  • Zakynthos:  Como sua vizinha Kefalônia com muita vegetação e praias paradisíacas e vida noturna mais calma. A praia de Navagio considerada como a mais bonita do mundo que ganhou fama com um navio encalhado nas suas areias. Outra atração, é a ilha das tartarugas onde é possível nadar junto a elas. As Cavernas Azuis com um labirinto de águas cristalinas também merece atenção.
  • Lefkada:  Bastante montanhosa, com muitas vilas que as tradições atravessam os tempos. Ao norte está a cidade de Lefkada, uma vila veneziana com igrejas barrocas e sítios arqueológicos. A praia de Porto Katsiki, na costa oeste, é uma das mais belas da região.
Ilha de Creta
  • Creta, é a maior ilha da Grécia, e a quinta maior do Mar Mediterrâneo.Nos presenteia com belas paisagens, vestígios de civilizações antigas e histórias de mitologia com a do Minotauro. É  dividida em quatro prefeituras:  Chania, Rethymno, Íraklion, Agios e Nikolaos.
  • Creta: Emoldurada por montanhas e penhascos que a mantém como um verdadeiro refúgio de férias , suas praias são de areias que variam bastante, podendo ser cor de rosa, dourada ou de conchinhas quebradas, banhadas por um imenso mar azul.
Ilhas Dodecaneso
  • Dodecaneso, é um conjunto de ilha no leste do Mar Egeu, perto da costa da Turquia, sua riqueza está na história, principalmente em Rodes, que é famosa pela estátua de  Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo, e as ilhas  Karpatos, Patmos,Kos, Kasos, Leros, Symi e Tilos também merecem uma atenção especial.
    • Rodes: Com colonização bem antiga e um contexto histórico onde existiu uma das 7 maravilhas da antiguidade: o colosso de Rodes. A cidade medieval de Rodes, capital da ilha, é Patrimônio Histórico da Humanidade.
    • Symi:  Está na extremidade leste do mar Egeu, na fronteira com a Turquia. A ilha tem os mais variados cenários do que se imagina na Grécia. Uma arquitetura com herança que mistura influência romana com turca.
    • Patmos: A ilha ficou famosa pela caverna do Apocalipse, onde São João escreveu o último texto do Novo Testamento da Biblia. É um destino ideal, para os amantes da Natureza graças a sua costa, seu penhasco e solo vulcânico.
    • Kos: É a porta de entrada da Grécia para quem vem da Turquia. A ilha é grande, bem desenvolvida e com muita  história.Para quem está em Bodrum na Turquia, poderá conhecer a ilha com um passeio de um dia completo.
    • Leros:  O Castelo Agia Marina chama a atenção com sua vista maravilhosa da ilha que não é muito conhecida no turismo internacional.
Ilhas Sarônicas
  • Sarônica, sãoas ilhas mais próximas de Atenas, ideal para escapadas de fim de semana ou férias curtas: Hydra, Aegina, Agristi, Poros,Salamina, Egina e Methana.
    • Hydra:  Sua beleza é incomparável em seus 55 Km quadrados. Com um porto  rodeado de antigos edifícios em estilo veneziano,a paisagem é completada por bares, restaurantes, casas brancas, que mostra a riqueza desta vila onde vivem vários armadores gregos e praias bonitas, sem areia, porém propícias para os amantes de mergulho com um mar exuberante ao seu redor.
    • Aegina: Esta ilha tem  registros humanos desde 2.500 AC, e foi dominada por dorios, aqueos, romanos, bizantinos, catalãs, venezianos e turcos. São muitos pontos turísticos e muita  beleza natural,oTemplo Archea é o destaque da ilha.
    • Poros: Esta ilhinha está situada em frente do Peloponeso. Tem umas casas preciosas que sobem pelas ladeiras dos montes.
Ilhas Esporádes
  • Espórades, é um arquipelágo na costa oeste no Mar Egeu, as ilhas mais visitadas são: Skiathos, Skyros, Skópelos .
    • Skiathos: Cosmopolita, nova e cheia de vida noturna. Suas praias são maravilhosas, incluindo Koukounariés, que já foi considerada a terceira mais bonita do Mediterrâneo.
    • Skópelos: É a ilha que serviu de cenário para o filme Mamma Mia.
    • Skyros: Tem um formato que parece um oito com uma faixa estreita na metade que separa o norte de morros pequenos e com vegetação,onde a maioria da população vive, o sul é  mais  árido e práticamente desabitado, paraíso de uma raça de pequenos cabalos selvagens da região de Skyros.
Ilhas Egeias do Norte
  • Egeias do Norte, é um conjunto de ilhas no nordeste do Mar Egeu, perto da costa da Turquia, as mais famosas são: Samos, Lesbos, Lemnos, Chios, porém as distancias entre as ilhas são grandes e com pouca oferta de serviço de ferry.
    • Samos: É uma das principais e com mais verde das ilhas do mar Egeu. Um bom lugar para curtir suas belas praias, montanhas e descansar sem muita badalação.
    • Chios: É um destino tranquilo com uma beleza natural e um povo simpático.
Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *