Jardim da Praça do Império
Planeje sua viagem a Portugal!
Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.
Portugal
Como ir?
Muitas cias aéreas europeias voam para Portugal. As principais cias são:
TAP (voo direto)
Latam (voo direto)
Ibéria
Air Europa (somente Porto)
KLM
Lufthansa
Alitalia
Airfrance
Swiss
Turskish Airlines
British Airways
Quando ir?
Como Portugal está no Hemisfério Norte, as estações são ao contrário das nossas, ou seja, quando estamos no verão, eles estão no inverno. Assim como o inverno, o verão é bem rigoroso, portanto os melhores meses para visitar são nas estações intermediárias: outono e primavera, mas o país é belo em qualquer época do ano.
Quantos dias ficar?
Portugal é um pais pequeno, que geralmente é combinado com Espanha, para conhecer as principais cidades de Portugal, 07 dias seria o suficiente, para ir para Lisboa com Porto e as principais cidades ao redor. Porém para conhecer bem as cidades e vilas dos primos irmãos lusitanos, entre 15 a 20 dias estaria bem.
Qual a voltagem e o tipo de tomada em Portugal?
A voltagem é de 220 e a tomada é do tipo europeu – dois furinhos redondos (figura C) e dois furinhos redondos com dois detalhes na parte de cima e de baixo (figura F).
Qual a moeda?
Em Portugal a moeda é o Euro, e os cartões de todas as bandeiras são aceitos em hotéis, restaurantes e lojas.
Que roupa usar?
Independente da estação do ano que for visitar, o fundamental é usar roupas e calçados confortáveis, pois a maioria das cidades europeias para conhecer bem tem que caminhar bastante. Como o inverno é rigoroso, não esqueça de roupas pesadas, segunda pele, cachecóis, tocas e luvas, o verão é bem quente então roupas leves é recomendado. Roupa esporte fino para assistir um Fado. Roupas sem decotes para visitar igrejas e monastérios.
Clima em Portugal
O verão é muito quente além do dia ser mais longo. O inverno é mais
severo ao norte e áreas montanhosas. Ao sul do país a temperatura é mais
agradável tanto no inverno como no verão, ao norte a temperatura é mais rigorosa,
e geralmente chove.
Já na Ilha da Madeira, o clima é mais estável durante todo o ano, chegando aos
22ªC no verão e aos 15º no inverno.
Onde ficar em Portugal?
Em Lisboa os melhores locais são: Centro histórico como Chiado, Belém, Baixa, Avenida da Liberdade e Príncipe Real.
No Porto, poderá escolher entre as seguintes regiões: Centro (Baixa), Cedofeita, Ribeira (onde fica as melhores hospedagens e onde ficaram personalidades), Vila Nova da Gaia, Bonfim, Foz (para quem deseja a tranqüilidade beira mar), Boavista estão os hotéis mais modernos da cidade.
Fátima, é uma cidade bem pequena e a maioria dos hotéis estão próximo ao santuário, nas avenidas: Beato Nuno e Papa João XXIII.
A vila medieval amuralhada de Óbidos tem duas opções de hospedagem: dentro e fora da muralha, o principal hotel é o Castelo de Óbidos – um monumento histórico, obviamente que dentro das muralhas, o valor é mais alto, porém é mais cômodo por estar dentro do próprio atrativo turísticos.
Em Aveiro – a Veneza Portuguesa, o centro histórico é a melhor opção.
Sintra, como Aveiro, também tem como a melhor opção se hospedar no centro histórico.
Em Cascais, além do centro histórico, para quem quer ficar com o pé na areia, pode procurar hospedagem na Quinta da Marinha ou Praia do Guincho.
Em Guimarães, o centro histórico, dentro das muralhas e a região da estrada do Castelo são boas opções de hospedagem.
A cidade de Coimbra tem como a melhor opção o centro histórico – Baixa, também nas margens do Rio Mondego e a região da Universidade.
Serra da Estrela, famosa pela produção do queijo de ovelha, são várias regiões e tudo vai depender do interesse da viagem, para quem vai esquiar, Penhas da Saúde é o lugar mais recomendável. Em Manteigas e Sabugueiro para quem estará entre as montanhas e próximo ao Vale dos Glaciares. Ou ainda nas aldeias históricas, a mais famosa é a Piódão. E aos pés da serra as cidades que podem ser hospedadas são: Guarda e Covilhã. E se hospedar em fazendas e quintas, é muito comum nessa região.
Na Ilha da Madeira, a principal cidade é Funchal, e as regiões procuradas para hospedagem são: Lido, centro histórico, Sé, Monte, outras cidades também procurado pelos turistas são: Paul do Mar, Porto Moniz, São Vicente, Caniçal e Santa Cruz.
O que visitar em Portugal?
A capital lusitana Lisboa oferece muitas atrações para os turistas, visitar seu centro histórico, como a Praça do Comércio, Praça Luís de Camões, Jardim da Estrela, Rua Augusta, monumentos como: Castelo de São Jorge, a Torre de Belém, Padrão dos descobrimentos, Miradouro São Pedro de Alcantara, Parque das Nações, visitar as inúmeras igrejas, fazer um passeio de barco pelo Rio Tejo e comer o famoso Pastelzinho de Belém.
E Porto, a cidade dos vinhos, oferece muito mais que uma boa degustação em uma vinícola (em um tour de vinho*), como por exemplo a famosa Ponte D. Luís I (que liga Porto a Vila Nova de Gaia) e Ribeira de Gaia (é no Douro onde tudo acontece, têm vários bares e restaurantes e os sobrados coloridos se debruçam sobre o rio para completar o cenário do cartão postal de Porto, e fazer um cruzeiro pelo Rio Douro – apenas pelo Porto ou poderá estender até Gaia e Régua. E ainda há possibilidade de pegar uma praia do outro lado do rio em Vila Nova de Gaia, que são elas: Canidelo, Lavadores, Espinho, Matosinho, Salgueiros, Vila do Conde, Povoa de Varzim entre outras), Praça da Liberdade, Igreja de São Francisco, Catedral da Sé e Muralha Fernandina, Livraria Lello (que foi inspiração para o filme do Harry Potter), visitar a estação São Bento e fazer um tour de azulejos, Jardim do Palácio de Cristal, Torre dos Clérigos, Foz do Douro .
A Casa da Rua da Alfândega Velha ou Casa do Infante – (casa da alfândega porque era a alfândega, e casa do Infante, pois foi o local do seu nascimento), é um verdadeiro museu.
Para aproveitar a noite a Rua Cândido dos Reis oferece vários bares e restaurantes. A Casa da Música é o palco de muitos concertos.
* A vindima é feita entre setembro e outubro e grande parte dos vinhos é feito na região do Douro, e as bebidas ficam armazenadas nas Caves de Vila Nova de Gaia.
No Santuário de Fátima é o principal centro de peregrinação cristã de Portugal, formado por duas igrejas: a tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, e visitar Capelinha das Aparições, Vila de Aljustrel – onde nasceram as crianças que viram a Virgem Maria, a casa Casa Museu de Aljustrel, Valinhos (local que as crianças pastoreavam), Cova da Iria (local de aparição da virgem), Museu O Milagre de Fátima e o Museu de Cera.
Aveiro, a Veneza Portuguesa, cidade com vários canais, onde poderá fazer passeios de barcos aveirenses, Museu de Aveiro, Ílhavo.
A cidade universitária de Coimbra, e claro além de visitar a Universidade (uma das mais antigas da Europa),conheça o Arco de Almedina, Jardim Botânico, Aqueduto de São Sebastião, Sé Velha, Sé Nova, Monastério de Santa Cruz, Monastério de Santa Clara, Conímbriga.
Sintra, uma vila medieval, faz o visitante viajar no tempo com seus palácios e castelo: Castelo dos Mouros, Palácio Nacional de Sintra, Palácio da Pena, Palácio de Seteais, Palácio de Monserrate e Quinta da Regaleira.
Ao lado de Sintra, está o balneário de Cascais, os principais pontos turísticos são: Estoril, Praia do Guincho, Praia da Conceição, Praia da Duquesa, Praia de Parede, Praia de Santo Amaro, Praia das Moitas, Praia do Tamariz, Boca do Inferno, Museu Condes de Castro Guimarães, Palácio da Cidadela, Museu do Mar, Casa das Histórias Paula Rego, Mercado da Vila, Baia e Marina.
Óbidos, a cidadezinha medieval, tem como cenário principal as muralhas, que qualquer motivo é bom para visitar, seja pelas histórias de amor que aí se contam ou pelo ambiente medieval, é uma sugestão inspiradora para um fim-de-semana romântico ou simplesmente tranquilo. E se incluir uma noite de alojamento no castelo, então o cenário será perfeito. E de complemento: a Porta da Vila, o Castelo de Óbidos, livraria do Mercado Biológico, Praça e Igreja de Santa Maria, a Igreja de Santiago, a Igreja da Misericórdia e a Igreja de São Pedro, o Pelourinho e, fora de muralhas, o Aqueduto e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, de planta redonda, assim como o Museu Municipal de Óbidos, onde se encontram as obras de Josefa de Óbidos.
Durante todo o ano, tem uma programação de eventos e os mais concorridos são: Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval e o Natal, em que se decora a vila com motivos alusivos à época. De referir também, as Temporadas de Música Clássica Barroca, de Cravo e o Festival de Ópera que concedem uma atmosfera especial a Óbidos, com espetáculos ao ar livre nas noites quentes de verão.
Em Guimarães , Castelo de Guimarães, Rua de Santa Maria e Casa Costinhas, Capela de São Miguel, Paço dos Duques de Bragança, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Praça de São Tiago, Largo da Oliveira e Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e Museu de Alberto Sampaio.
O ponto mais alto de Portugal com 1993 metros, Serra da Estrela, além de centro de esqui, pode fazer trilhas, visitar as vilas, visitar a Torre da Serra da Estrela – mirante, Montanha Cântaro Magro, Escultura de Nossa Senhora da Boa Estrela, Represa da Lagoa Comprida, Barragem do Covão de Ferro, da d’Ametade, da Cova do Viriato, Cachoeira Poço do Inferno, Vale do Rossim, Miradouro do Fragão do Corvo, Casa da Fraga.
Em Braga também é considerado um dos maiores centros religiosos de Portugal com suas igrejas seculares: Santa Cruz e a Catedral da Sé. No alto de uma colina, o Santuário do Bom Jesus é um importante ponto de peregrinação. No Monte Sameiro, uma estátua colossal de Nossa Senhora abençoa a região e seus moradores. Jardins, parques e solários do século 18 completam o cenário.
Do outro lado da península, está a Ilha da Madeira, famosa pelos seus bordados, e obviamente seus pontos turísticos: Jardim do Mar, Trilha da Ribeira da Janela, Paul do Mar, Ponta do Pargo, Porto Moniz, Cabo Girão, Fajã dos Padres, trilhas: Cais do Sardinha, Vereda dos Balcões, Caldeirão Verde, 25 Fontes e Pico Ruivo, fazer um passeio de barco, conhecer as piscinas naturais em Porto Moniz. Em Funchal, visite a Rua Santa Maria, o museu CR7 (de futebol) e fabricas de bordados. Em Santana, o atrativo fica por conta das Casinhas de Santana
É necessário visto para entrar em Portugal?
Não, brasileiros podem entrar em Portugal sem visto, apenas com o passaporte com validade mínima de 6 meses, podendo ficar até 90 dias como turista.
É necessário vacina para entrar em Portugal?
Não é obrigatória.
Qual o fuso horário de Portugal?
Portugal está 1 hora a mais em relação a UTC, portanto 4 horas a mais que o Brasil, (horário de Brasília), mudando no horário de verão, onde se adianta 1 hora.
É recomendado usar seguro saúde?
Sim, devido ao Acordo de Schengen, é exigido que o turista tenha um seguro ao entrar em qualquer pais que faça parte da União Europeia
Qual o idioma falado pelos portugueses?
Um pouco óbvio, mas além do português (de Portugal, claro) o inglês e o espanhol é usado na parte turística. Vale ressaltar que a fonética do Português de Portugal é bem diferente do Português do Brasil.
Quanto dinheiro levar?
Portugal,comparado com outros paises europeus é um dos mais baratos. Em média se gasta por dia de 60 a 80 euros, fazendo duas refeições boas e andando pela cidade. Uma refeição mediana, gastará por volta de 20 a 60 euros. Souvenires também são baratos. As principais atrações tem dias específicos que são gratuitas, o transporte público poderá comprar semanal, que sairá mais em conta.
Tempo de viagem desde Lisboa a cidades de Portugal e algumas capitais europeias:
Em ônibus: | ||
Lisboa | Porto | 3h |
Lisboa | Cintra | 30min |
Lisboa | Coimbra | 2h |
Lisboa | Madrid | 5h40 |
Lisboa | Guimarães | 3h20 |
Lisboa | Aveiro | 2h20 |
Lisboa | Braga | 3h20 |
Lisboa | Fátima | 1h11 |
Lisboa | Cascais | 25min |
Lisboa | Santiago de Compostela | 5h |
Em trem: | ||
Lisboa | Madrid | 18h |
Lisboa | Porto | 3h |
Lisboa | Sevilha | 7h30 |
Lisboa | Málaga | 11h |
Lisboa | Fátima | 1h35 |
Lisboa | Évora | 1h50 |
Lisboa | Estoril | 30min |
Lisboa | Braga | 3h40 |
Lisboa | Aveiro | 2h10 |
Em avião: | ||
Lisboa | Porto | 50min |
Lisboa | Madrid | 1h10 |
Lisboa | Barcelona | 1h40 |
Lisboa | Paris | 2h10 |
Lisboa | Londres | 2h20 |
Lisboa | Berlim | 3h10 |
Lisboa | Amsterdam | 2h40 |
Lisboa | Milão | 2h30 |
Lisboa | Roma | 2h40 |
Lisboa | Praga | 3h |
Lisboa | Budapeste | 3h20 |
Lisboa | Viena | 3h10 |
Lisboa | Istambul | 4h20 |
Onde comprar?
Lisboa: Muitos shoppings pela cidade, mas vale destacar: Shopping Armazén do Chiado, Shopping Amoeiras, Shopping Colombo, Shopping Centro Vasco da Gama, El Corte Inglés, e Outlet Freeport Lisboa.
Porto: Compra: mercado do bolhão – prédio neoclássico q reúne mercearias, floristas e peixaria, e na Rua Santa Catarina.
Além das lojas convencionais de souvenires, que estão em todos os pontos turísticos.
Show de Fado
Fado é um tipo de música portuguesa, composta por uma vocalista e um violonista clássico, geralmente com letras tristes e melancólicas.
Muito popular para ser apresentados para turistas em restaurantes acompanhados com um jantar.
As principais casas de fado em Lisboa são:
- Tasca do Chico
- Adega Machado
- Museu do Fado
- Parreirinha de Alfama
- Restaurante O Faia
- Café Luso
- Clube de Fado
As principais casas de fado no Porto são:
- Ideal Clube de Fado
- Casa da Guitarra
- A Casa do Fado
- Fado na Baixa
- Casa das Mariquinhas
- Caves Rozès
- Mal Cozinhado
- Taberna Real do Fado
- Fado Português