Planeje sua viagem a Belize!
Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.
Como ir?
Não existe voos diretos para Belize, terá que fazer conexão em algum pais da América Central, México ou Estados Unidos
American Airlines
United Airlines
Tropic Air (voo desde Cancún)
Avianca
Aeromexico (até Cancún)
Latam (até Cancún)
Copa Airlines
TAG Airlienes (desde Guatemala)
Para chegar a San Pedro existem duas opções: ir de avião, que é mais caro, ou usar o Water Taxi saindo de Caye Caulker, Belize City ou Chetumal, no México.
Para chegar a Caye Caulker o turista pode ir de avião, que é a opção mais cara, ou da maneira mais comum, usando o San Pedro Water Taxi saindo de Belize City ou de San Pedro.
Para chegar até Placencia existem 3 formas.
– A primeira é ir de avião. Não é a maneira mais barata, mas existe um aeroporto em Placencia e voos saem de Belize City em vários horários no dia.
– A segunda é ir de ônibus direto. A viagem dura 5 horas e são poucas as opções de horários, que existem mais para levar trabalhadores de uma cidade para a outra. A companhia de ônibus que faz esse percurso é a Ritchie’s Bus Service e sai da rodoviária de Belize City.
– A terceira opção é pegar um ônibus da James Bus Line na rodoviária de Belize City e ir até Mango Creek, um vilarejo, e de lá pegar um Hokey Pokey – uma lancha até a península. A viagem de ônibus demora, pois ele para em Belmopan, a capital, e em Dangriga, antes de ir até Mango Creek.
Os hokey pokeys tem horários de partida, então é essencial que o turista saiba calcular o tempo entre o ônibus e a lancha para não perder.
Quando ir?
A melhor época para visitar Belize é entre os meses de Dezembro a Maio, que são os meses secos.
Quantos dias ficar?
Para quem tem pouco tempo, ou está conjugando com outro pais como Guatemala ou México, mínimo 5 dias em Belize, para conhecer os principais pontos turísticos. Agora se tiver tempo, até 15 dias, para fazer praia + selva.
Qual a voltagem e o tipo de tomada em Belize?
A voltagem é de 220 e a tomada é do modelo: dois tracinhos paralelos (figura A), dois tracinhos paralelos e um circulo entre os dois tracinhos (figura B) ou dois tracinhos na horizontal e um tracinho no meio dos dois na vertical (figura G).
Qual a moeda?
O dólar belizenho, é a moeda local, dólares americanos e euros são aceitos nas casas de cambio. Além de cartoes de crédito de todas as bandeiras.
Que roupa usar?
Roupas e sapatos comôdos. Para quem vai visitar as ruinas, além de roupas leves, lembre-se de levar repelente, chapéu ou boné e óculos escuros, para quem vai aproveitar somente as ilhas, roupa de banho, toalha e chinelo.
Clima em Belize
A estação seca de Janeiro a Maio, e um curto período seco de Agosto/Setembro e a estação chuvosa de Junho/Julho e de Outubro/Novembro. As temperaturas são relativamente estáveis ao longo do ano, enquanto a precipitação e a humidade caracterizam as várias estações. Em Belize o período de furacões é de Junho a Novembro. A temperatura é de 23°C em Dezembro e de 29°C em Julho. As temperaturas máximas variam entre 31° C nos meses de Maio a Setembro e 27°C nos meses de Dezembro/Janeiro. As temperaturas mínimas variam entre 19°C em Janeiro e 24°C para os meses de Maio e Agosto. A precipitação anual varia muito entre o norte e o sul do país. No norte (Corozal) há 1.270 milímetros, enquanto no extremo sul do país (Punta Gorda) há 4.450 milímetros. Os meses mais chuvosos existem entre Setembro e Novembro, enquanto os meses de Fevereiro a Abril são os mais secos.
Onde ficar em Belize?
Caye Caulker com praias paradisíacas dão o tom da região, que possui preços acessíveis. A cidade é bem charmosinha e as casinhas coloridas são encantadoras.
San Ignacio, é o lugar ideal para os amantes de aventuras. A cidade é porta de entrada em Belize para quem vem da Guatemala e guarda tesouros da cultura maia em suas florestas.
Placencia, essa pequena vila a beira-mar é o destino perfeito para quem busca resorts e férias na praia. Se você quer passar férias tranquilas no Caribe, essa ilha vai te proporcionar uma experiência única.
Cayo Ambergris, a ilha que está San Pedro – a isla bonita de Madonna , o grande rit da década de 80. O Sistema de Reservas da Barreira de Corais de Belize está localizado a cerca de 800 metros dessa ilha. A água interna do recife é rasa e tem uma tonalidade azul, enquanto a água externa do recife é profunda e tem uma aparência azul royal escura. Seus habitantes variam muito, desde peixes tropicais arco-íris e majestosos jardins de corais até delicados leques marinhos e algas.
Hopkins é uma vila surpreendente berço da cultura Garifuna, reune lindas praias e uma natureza deslumbrante.
Punta Gorda, que se destaca pelos seus bosques tropicais, com muita natureza, montanhas, rios e cachoeiras, também pode encontrar algumas vilas maias.
Cidade de Belize, na Marine Parade está o pier dos transatlânticos, é bem sossegado com policiamento, porém é um bairro caro.
O que visitar em Belize?
Belize era uma das regiões que compunha o império maia, juntamente com o México, Guatemala, Honduras e El Salvador. Naturalmente o país comporta algumas ruínas, que estão dentre as mais preservadas devido à baixa exploração turística.
Aqui algumas das principais atrações que não devem ficar fora do roteiro:
Locais de praia:
Ambergris Caye
É a região que atrai mais turistas na hora de escolher o que fazer em Belize. A grande responsável? Madonna. Em 1987 a cantora lançou La Isla Bonita, uma música que fala sobre a vida em San Pedro, a maior cidade de Ambergris Caye, que hoje é conhecida por Isla Bonita.
Great Blue Hole
O Great Blue Hole é o cartão-postal mais emblemático de Belize, é uma enorme caverna submarina no atol de Lighthouse Reef. Possui 300 metros de diâmetro e 108 de profundidade. Ele faz parte da barreira de corais belizenha e é um grande buraco azul com 125m de profundidade. Existem duas formas de conhecer: fazendo um sobrevoo ou fazendo snorkel / mergulho. O sobrevoo é a melhor forma, pois consegue ver desde cima a imensa beleza natural.
Barreira de Corais de Belize
Em seus 300 quilômetros de extensão podem ser encontrados animais ameaçados de extinção como tartarugas marinhas, crocodilos e peixes-bois.
Turneffe Islands Atoll
Turneffe Island Atoll é um verdadeiro paraíso para mergulhadores. Ao todo, este atol compreende cerca de 200 ilhas ao redor de uma lagoa. Ele está localizado ao sudeste de Ambergris Caye e a 32 km de Belize City. As águas transparentes e a temperatura agradável favorecem a visualização de diversas espécies, como arraias, tartarugas, golfinhos e até tubarões. Para os mergulhadores mais experientes, recomenda-se o mergulho no navio The Wit, que foi um antigo navio que fazia transporte de concreto e hoje é um santuário para diversas espécies marinhas.
Parque Nacional Laughing Bird Caye
O Parque Nacional Laughing Bird Caye é uma ilha protegida na costa de Placencia. Apesar de pequena, a ilha é deslumbrante, com praias de areia branca e água cristalina. Ela possui grande diversidade biológica e seus corais são multicoloridos. O mergulho de snorkel no local é imperdível. A ilha tem pouca estrutura.
Reserva Marinha Hol Chan
Situada a poucos quilômetros da costa de Ambergris Caye, ela é o melhor e mais procurado ponto de mergulho com snorkel do país.O passeio de barco à Hol Chan tem duração aproximada de 6 horas com 3 paradas para mergulho, uma mais bonita do que a outra. A água é incrivelmente transparente e a riqueza de vida marinha surpreende a todos.
Shark Ray Alley
Em seguida, o passeio à Shark Ray Alley pode ser conjugado com o de Hol Chan, tendo em vista que ambos são bem próximos. Ele fica na chamada Zona D da Reserva de Hol Chan e anteriormente era o local onde pescadores limpavam os peixes e jogavam os restos no mar. Atualmente, a região se transformou em um ótimo spot de mergulho. Por aqui, existem centenas de arraias, tartarugas e tubarões-lixa.
Placencia Peninsula
Placencia está no distrito de Stann Creek, localizada ao sul de Belize, no Mar do Caribe, a 3 horas da cidade de Belize. Belas praias às margens de um mar cristalino, típico das praias caribenhas. A ilha possui praias de areia branca e fofa, em alguns trechos da praia existem manguezais protegidos por densa vegetação. Placencia era uma vila de pescadores, mas atualmente é possível realizar outras atividades e passeios, tanto aquáticos quanto de natureza, a partir de Placencia. É o lar de muitas espécies marinhas. Em uma curta distância do recife poderá encontrará várias espécies de peixes, pequenos tubarões, golfinhos, entre muitas outras espécies que moro na região.
Locais de ruinas e selva
Reserva arqueológica Lamanai
Localizada na região nordeste de Belize, a Reserva Arqueológica Lamanai é um dos sítios mais interessantes do país. O local fica às margens de New River. Embora a maior parte ainda não tenha sido escavada, é possível visitar o High Temple, o Jaguar Temple e o Mask Temple. Esse último é emblemático por conta das grandes máscaras de pedra que representavam um antigo Rei Maia.
Caverna Actun Tunichil Muknal
Também conhecida como The ATM Cave, a Actun Tunichil Muknal está localizada próximo a San Ignacio. Esse é um antigo local de sacrifícios maias e está entre os principais pontos turísticos de Belize. Durante a caminhada dentro da ATM Cave verá restos mortais e objetos maias que permanecem intocados mesmo após tantos séculos. Vale a pena fazer o tour pelo interior da caverna, afinal de contas, ela está entre as 10 cavernas sagradas mais interessantes do mundo.
Ruína Maia Xunantunich
A grande construção de pedra fica próxima à fronteira com a Guatemala. O sítio compreende duas praças e alguns edifícios. Mesmo que a área escavada seja pequena, o local é belíssimo e pouco explorado.
Ruína Maia El Caracol
Situado na Reserva Florestal de Chiquibul, as Ruínas de El Caracol são as maiores de Belize, com suas pirâmide e das demais construções.
Nohoch Che’em Caves
Nessa atividade em San Ignacio, você irá percorrer os labirintos das cavernas em uma boia. O passeio é bem legal, mas é preciso fôlego extra para caminhar até a caverna pela selva com a boia nas mãos.
Altun Ha
A impressionante cidade maia de Altun Ha está localizada na aldeia vizinha de Rock Stone Pond e era um rico centro cerimonial composto por duas praças principais e treze estruturas, incluindo o Templo do Deus Sol ou o Templo dos Altares de Maçonaria. Altun Ha não fica longe do Mar do Caribe e fazia parte de uma zona cultural única junto com outros locais costeiros. Além disso, não existem estelas em Altun Ha, mas a descoberta de tumbas ricas indica que a elite dominante tinha acesso a uma grande quantidade de produtos exóticos.
Parque Nacional Mayflower Bocawina
Com 7.087 acres de planícies e terras altas preservadas, o Parque Nacional Mayflower Bocawina é uma das melhores opções para explorações de lazer ou aventura. Localizado no extremo leste das Montanhas Maias, adjacente à Reserva Florestal do Rio Sittee, no sul de Belize, este parque nacional é uma região de ligação entre as Montanhas Maias e as regiões costeiras. Esta paisagem possui inúmeras cachoeiras naturais para os amantes do lazer e da aventura, como: Cataratas Bocawina, Cataratas das Três Irmãs e Cataratas do Antílope. No Mayflower estão três antigos locais maias: The Mayflower Mayan Site, T’au Witz e Maintzunum.
Parque Nacional de Chiquibul
No coração da região de Cayo, em Belize, fica o belo Parque Nacional de Chiquibul, um lugar de 400.000 acres que atrai amantes da natureza e aventureiros. Com suas exuberantes florestas tropicais, rios sinuosos e vida selvagem diversificada, esta área oferece uma experiência imersiva para quem deseja descobrir a beleza natural de Belize. Uma das principais atrações é o imponente Victoria Peak, o segundo ponto mais alto de Belize. Subir ao seu cume é um desafio gratificante que proporciona impressionantes vistas panorâmicas da selva e a oportunidade de avistar diversas espécies de pássaros e animais. Além disso, o parque possui uma rede de cavernas subterrâneas, como o famoso Sistema de Cavernas de Chiquibul, que oferece uma oportunidade única para escavar e explorar formações rochosas e câmaras subterrâneas.
El Pilar
O isolado antigo templo maia de El Pilar ainda está sendo escavado. O objetivo deste local é mostrar aos viajantes como viviam os antigos maias, descobrindo casas comuns e plantando hortas e culturas utilizadas pelos maias. El Pilar estava ocupado desde 800 AC. até 1000 DC e, a certa altura, tinha mais de 20.000 habitantes.
El Pilar é um dos maiores sítios maias do período clássico em Belize. O centro possui uma seção cívica/cerimonial bem definida que inclui áreas públicas e privadas. Com 15 pátios ou praças, a complexidade do epicentro de El Pilar sugere que o local teve considerável importância regional durante o período Clássico Tardio. Para além do recinto central, a densidade de assentamentos também é muito elevada, sugerindo que uma grande população vivia na zona de apoio do local. No centro do local estão vários grandes templos, palácios e arquitetura de elite. A estrutura mais alta eleva-se cerca de 18 metros acima da praça. Outros elementos arquitetônicos incluem pelo menos um campo de jogos de bola e vários reservatórios que serviam como coletores de água. A leste do núcleo do local, numa secção conhecida como Área do Jardim, uma pequena praça residencial foi preservada num esforço para demonstrar a natureza das casas maias e a sua ligação à flora, à fauna e à ecologia natural.
Cahal Pech
A uma curta distância da atual cidade de Cahal Pech, também conhecida como “O Lugar do Carrapato” em Yucatec Maya, este local maia é muito conveniente para visitar. Localizado em San Ignacio, às margens do rio Macal, no bairro Cayo, Cahal Pech era um centro cerimonial, com templos, palácios e campo de futebol. O local oferece uma vista panorâmica espetacular de San Ignacio e do vale do rio Belize.
O lugar é particularmente importante pelas informações que fornece sobre os primeiros assentamentos maias na região, pelo grande número de estatuetas pré-clássicas e pela sua complexa arquitetura residencial. Na verdade, o seu labirinto de salas interligadas constitui um excelente exemplo da arquitetura palaciana do Clássico Tardio. Está situado numa colina imponente com vista para as cidades gêmeas de Santo Inácio e Santa Helena. Estabelecido pela primeira vez entre 1.200 e 1.000 aC, este local é um dos assentamentos mais antigos do mundo maia das terras baixas. No período pré-clássico tardio (300 aC-250 dC), Cahal Pech tornou-se um dos centros mais imponentes do vale do rio Belize. Os seus habitantes pré-clássicos adquiriam produtos exóticos da costa das Caraíbas e das terras altas da Guatemala e partilhavam os sistemas de símbolos das comunidades em toda a Mesoamérica. O recinto central do local consiste em 36 estruturas, entre as quais estão altos templos piramidais, duas (2) quadras de bola e vários edifícios ou palácios do tipo gama. O templo mais alto do núcleo central é a Estrutura A1, que atinge 77 pés de altura.
Parque Nacional de Guanacaste
Batizado por suas gigantescas árvores de Guanacaste, o Parque Nacional de Guanacaste é o menor parque nacional. As árvores têm mais de 100 pés de altura e estão repletas de pássaros tropicais como o pica-pau marrom fumê, trogões de cabeça preta, papagaios de coloração vermelha e rugas de madeira de peito branco.
Toledo
A capital de Toledo é Punta Gorda. Embora seja o menos desenvolvido dos distritos, também é uma atração para viajantes de aventura, e inclui diversas áreas protegidas, florestas tropicais, montanhas, rios, vida selvagem, observação de pássaros e praias oceânicas caribenhas com recifes de corais e vilas.
Corozal
Situa-se na parte mais a norte do Belize, a 130 km da cidade de Belize. Poderá ver muitos locais culturais e históricos, como o sítio arqueológico de Santa Rita, as ruínas maias de Cerros e a Casa da Cultura de Corozal. Depois do passeio, pode dirigir-se à Baía de Corozal para relaxar na praia e nadar nas águas cristalinas.
Distrito de Cayo
É muito popular por seu ambiente natural e florestal, possui diversas reservas naturais onde poderá apreciar todo o esplendor da flora e fauna, bem como diversas cascatas. Localizada a apenas 2 horas de carro da cidade de Belize, esta bela cidade é construída entre colinas e povoada por uma grande diversidade de pessoas, incluindo mestiços, crioulos e maias.
Do distrito de Cayo você pode facilmente visitar a cidade arqueológica de Tikal, localizada na Guatemala. A capital do distrito de Cayo, San Ignacio, possui vários hotéis onde você pode realizar diversos passeios para visitar sítios arqueológicos, reservas florestais ou atividades de aventura.
Cockscomb Basin Wildlife Sanctuary
Para avistar os exóticos jaguares, nenhum lugar no mundo é melhor, onde é possível avistá-los sem nenhuma dificuldade. Além disso o santuário conta com um grande números de aves, incluindo o favorito daquelas bandas, o tucano.
Crooked Tree Wildlife Sanctuary
Lugar perfeito para observar as inúmeras aves que habitam ou escolhem Belize como casa durante o verão, , um santuário magnífico que fica em meio a pântanos e várias lagoas. Os melhores meses para visitação vão de fevereiro a junho.
Cidade
Cidade de Belize
A Cidade de Belize é a porta de entrada para as ilhas, pois é de lá que partem os ferries. É de lá também que saem os ônibus para as outras cidades.
Para quem deseja ficar uma noite na Cidade de Belize (para pegar voos, ou no dia da chegada), poderá aproveitar a estadia e visitar os seguintes pontos:
Museu de Belize, passeio de táxi aquático ao redor das ilhas da cidade de Belize, Jardim Zoológico de Belize, ao Centro de Educação Tropical, Farol Baron Bliss, loja e galeria Image Factory, Reserva Natural de Belize.
Dangriga e Hopkins
Em Belize está os garífunas, grupo étnico formado da mistura de indígenas caribenhos e negros, único no mundo com lindas apresentações musicais e festivas. Seu povo se concentra no distrito de Stann Creek. No dia 19 de novembro se comemora o Garífuna Settlement Day, um feriado que lembra o dia em que os garífunas se estabeleceram no país.
É necessário visto para entrar em Belize?
Não é necessário de visto para visitar Belize por um período menos de 90 dias. O passaporte deverá ter uma validade mínima de seis meses considerando a data de retorno ao Brasil e duas páginas em branco.
É necessário vacina para entrar em Belize?
É obrigatório apresentar o comprovante internacional de vacina contra febre amarela, tomada pelo menos até 10 dias antes da viagem, essa vacina é vitalicia.
Qual o fuso horário de Belize?
Belize está 6 horas a menos que a UTC, portanto 3 horas a menos que o Brasil (horário de Brasilia).
É recomendado usar seguro saúde?
Não só em Belize, mas em qualquer outro pais, o seguro saúde é bem recomendado, e algumas seguradoras tem seguro até contra extravio de malas. Vale a pena contratar.
Qual o idioma falado pelos belizenho?
Oficialmente o inglês é o idioma desse país, porém eles falam o criolo belizenho e algumas pessoas falam espanhol
Quanto dinheiro levar?
Belize não é um país barato, inclusive, dos países da América Central é o país mais caro. Os passeios também seguem a mesma linha, principalmente um dos principais passeios que é o Blue Hole. Considere gastar em refeições diárias entre USD 40 a USD 50 por dia, e os passeios entre USD 100 a USD 300.
Em San Pedro surgem também os preços mais elevados. Em comparação com as outras regiões de Belize, San Pedro possui acomodações e alimentação bem mais caras que o resto do país.
Tempo de viagem entre as principais cidades:
Em ônibus | ||
Cidade de Belize | Lamanai | 2h10min |
Cidade de Belize | Actun Tunichil Muknal | 1h50min |
Cidade de Belize | Xunantunich | 1h50min |
Cidade de Belize | El Caracol | 3h20min |
Cidade de Belize | Nohoch Che’em Caves | 1h |
Cidade de Belize | Altun Ha | 1h |
Cidade de Belize | Mayflower Bocawina | 1h50min |
Cidade de Belize | El Pilar | 2h20min |
Cidade de Belize | Cahal Pech | 1h50min |
Cidade de Belize | Guanacaste | 1h |
Cidade de Belize | Toledo | 3h20min |
Cidade de Belize | Corozal | 2h |
Cidade de Belize | Ambergris Caye | 3h50min |
Lamanai | Xunantunich | 3h20min |
Em avião | ||
Cidade de Belize | Cayo San Pedro | 13min |
Cidade de Belize | Cayo Caulker | 10min |
Cidade de Belize | Dangriga | 15min |
Cidade de Belize | Placencia | 30min |
Cidade de Belize | Punta Gorda | 1h05min |
Caye Caulker | Cayo San Pedro | 5min |
Caye Caulker | Dangriga | 1h05min |
Caye Caulker | Placencia | 1h30min |
Caye Caulker | Punta Gorda | 1h55min |
Cayo San Pedro | Corozal | 20min |
Cayo San Pedro | Dangriga | 1h15min |
Cayo San Pedro | Placencia | 1h40min |
Cayo San Pedro | Punta Gorda | 2h05min |
Corozal | Cidade de Belize | 2h20min |
Dangriga | Placencia | 15min |
Dangriga | Punta Gorda | 40min |
Placencia | Corozal | 1h25min |
Placencia | Punta Gorda | 15min |
Onde comprar?
Por ser um destino de cidades pequenas ou praianas, o mais comum são os centros artesanais de cada cidade, junto com as lojinhas de souvenirs.