Dos caminos se bifurcaron en un bosque, y yo… yo tomé el menos transitado – Robert Frost
Tales, Pitágoras, Protágoras, Sócrates, Platão, Diógenes, Aristóteles, entre outros foram grandes pensadores gregos. Mas além das lembranças e ruínas do passado, a capital grega Atenas, oferece muito mais aos turistas.
A Acrópole de Atenas um sitio arqueológico riquissímo onde está localizado o Paternon – o templo da Deusa Atenas que fala por si só, e visita-lo é olhar para o passado, além do que a vista da cidade é sensacional. E quem quer conhecer mais a história grega, não pode deixar de conhecer o Museu de Acrópole e o Museu Arqueológico Nacional.
E não é só de história e passado que os gregos vivem, no bairro de Plaka é uma ótima opção para compras (principalmente de souvenir de “olhos gregos” para proteção) e vida noturna.
E o que dizer do Estádio Olímpico? Considerando que os Jogos Olimpícos nasceram em Atenas em 1896, e em 2004 os gregos tiveram o privilégio de sediar novamente a cidade para os jogos. Então vale a pena a visita ao Estádio Panathinaiko com sua construção faraónica todo feito de mármore.
A Grécia não é famosa somente pelos seus pensadores, e por um passado de ouro, suas ilhas fazem sucesso também com suas casinhas brancas banhadas pelo mar azul.
Universidade de Atenas
Mykonos, próximo de Atenas, localizada no arquipelágo de Cíclades, é conhecida por sua badalação nos verões mediterrâneo. O acesso desde Atenas pode ser em avião, ou ferry, ou ainda cruzeiros que passam por essa ilha.
A ilha não é muito grande, mas existem pontos essências para quem visita: ver um pôr do sol na Little Venice que está próximo dos moinhos de vento – que é uma das partes mais alta e um dos cartões postais da ilha.
Nessa ilha existem mais de 300 igrejas, mas há uma que se destaca entre elas: Igreja Panayia Paraportiani. Quem procura badalação, o bairro de Chora é a indicação. Umas das melhores praias são: Elia, Paradise, Super Paradise, Paranga que estão no vilarejo de Ano Mera. Mas quem procura tranquilidade, mesmo estando em Mykonos, poderá conhecer o Monastério de Panagia Tourliani.
Pelicanos
Desde Mykonos, é possível conhecer em um dia outra ilha: Delos está localizada a 30 minutos de Mykonos em lancha rápida. Nessa ilha estão as ruínas dos Templos de Apolo e Ártemis, e o Templo de Oráculos de Delos. É uma ilha pequena apenas com ruínas, há um pico mais alto, que apesar do esforço da subida, a vista vale muito a pena.
Templo de Isis
A ilha de Santorini também localizada no arquipélago de Cíclades não deixa a desejar em quesito de beleza e possui a fama do pôr do sol mais lindo do mundo, atraindo turistas de toda parte. Reza a lenda que Santorini é o Continente Perdido de Atlântida, mas o que sabemos é que foi originado de uma erupção vulcanica. Caminhar pelas ruelas, subir os morros em burros, ou teleférico, apreciar o mar é a rotina de todos os turistas.
O bairro de Fira é a capital de Santorini, um movimentado centro com muitas lojas e as famosas casas brancas e azuis. No final da tarde vá a Oía para ver o pôr do sol, chegue cedo, pois o lugar é concorrido entre os turistas disputando o melhor lugar para as fotos.
Cúpulas de Santorini
Visite Thirassia em um passeio de barco, que é uma parte separada do restante da ilha, e aproveite para conhecer a cratéra do vulcão.
Thirassia
Viu quantas coisas? Na Grécia é assim….você consegue aprender um pouco de história, e ainda se diverte em ilhas paradisíacas.