Crônicas de Viagens – Argentina

Perito Moreno

Viajar mata los prejuicios, la intolerancia y la estrechez de mente – Mark Twain

Cordilheira dos Andes

“O solo avermelhado se converte em uma deusa branca, tão imponente e majestosa, formosa e misteriosa, enquanto avança o percurso até o Paso Internacional de Pircas Negras, oferecendo a cada lado do caminho incomparável beleza paisagística produto de Deus e da natureza – mãe terra, vigiada pelo condor andino como um verdadeiro sentinela. O cenário também se completa com rústicas construções do século XVIII, refúgios cordilheiros que procuravam o resguardo do impetuoso vento branco que cruzavam até o Chile, vestígios do passado que ainda hoje seguem vigentes.  As cores dos cerros te transportam a milhões de anos, onde o condor é vigia das encostas em montanhas e vales”.

 

 

Buenos Aires é a mais elegante e ativa cidade da América do Sul. Resume a variada e heterogenia essência do argentino. A diferente personalidade de cada bairro, o amplo leque de ofertas culturais e comerciais fascina ao visitante. Honrando sua mistura de sedução européia e o sentir latino tudo é possível o tempo todo.

Caminhe pelas ruas de Recoleta, tome um café no Caminito, ou assista um jogo na Bombonera, e pela noite assista um Show de Tango saboreando uma carne argentina, sinta essa capital!

 

Casa Rosada

 

Já na Patagônia, a cidade de El Calafate é a Capital Nacional das Geleiras. Símbolo turístico está localizada em um vale ao pé da montanha homônima e cercada de pequenas formações montanhosas onde reina a imensidão de contraste e maravilhas naturais, este destino é um núcleo urbano que respira paz e harmonia, com o cartão postal completo com a paisagem bucólica e o infinito Lago Argentino deitado aos seus pés.

 

Trekking no Perito Moreno

 

Porta de entrada ao Parque Nacional Los Glaciares, com atrativos de importância turística, tão conhecidos como a Geleira Perito Moreno ou o cerro El Chalten / Fiz Roy. É um paraiso entre o Oceano Atlântico e as Cordilheiras dos Andes.

Ainda na Patagônia, o povoado próximo a El Calafate e mais jovem da Argentina é El Chaltén que também é conhecida como a Capital do Trekking, pois de lá partem trilhas para os arredores como a Lagoa e Geleira Torre, Lagoa Capri, Geleira Pedras Brancas e o Chorrillo del Salto aos pés do Monte Fiz.

É uma geleira mais imponente que a outra que encanta a todos os tipos de turistas e se torna o “harem” dos montanhistas que se aventuram entre os desgelos e as paisagens pitorescas.

 

Lago Viedma

 

Conhecida como a Cidade do Fim do Mundo, Ushuaia é a capital da província  Tierra del Fuego, a cidade mais austral do mundo, Antártida e ilhas do Atlântico do Sul onde o Oceano Atlântico se encontra com o Oceano Pacífico. Está as margens do Canal Beagle, é a cidade mais austral do mundo. Com sua proximidade ao Continente Branco, Ushuaia é o porto turístico por excelência de quase todo o trânsito à Antártica.

Seja no verão ou no inverno a cidade tem seu charme. Desde um passeio pelo Canal Beagle para visitar a pinguinera, ou esquiar no Cerro Castor aproveite a sensação de estar no “Fim do Mundo”.

 

Parque Nacional Tierra del Fuego

 

Conhecida como a Capital do vinho da América do Sul, com uma identidade inconfundível associada ao vinho Mendoza, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, abriga cerca de 1200 vinícolas onde se destaca o cultivo da uva Malbec, o turismo de aventura encontra um berço excepcional, no inverno ski e snowboard, no verão atividades de montanha, e o leito do rio, como rafting , kayak, canoagem, windsurf, esqui aquático, mergulho, navegação a vela e pesca esportiva.

A combinação entre vinho e neve faz do destino um dos principais na Argentina. E para quem gosta de escalar uma montanha, o lugar certo também é Mendoza, já que o Cerro Aconcágua  – o ponto mais alto da América do Sul e o mais alto fora da Ásia está localizado na cidade. Motivos de sobra para visitar essa cidade.

 

Cordilheira dos Andes

 

A tríplice fronteira separada pelos rios Iguaçu e Paraná une Argentina, Brasil e Paraguai. Do lado argentino encontramos a pequenina cidade de Puerto Iguazu – “Águas grandes” – no idioma guarani – unida ao Brasil por uma ponte.  A região de grandes rios, de terra vermelha e mato com gigantescas árvores. Essa cidade com casas simples e poucas pessoas caminhando pelas ruas guarda uma bela surpresa ao visitante, ao ver a maravilhosa Catarata, e a impressionante Garganta do Diabo.

Pela noite faça uma fezinha no Cassino da cidade, e depois saboreie com gosto a gastronomia argentina.

 

Garganta del Diablo

A cordilheira ganha cores no norte da Argentina, e são as cores das cadeias montanhosos, e do artesanato local que deixa as vilas que são construídas aos pés da Cordilheira dos Andes muito pitorescas.

Em Tilcara, uma vila que está na província de Jujuy é a ligação entre outras vilas que faz um convite aos visitantes a parar no tempo para prestigiar tudo ao redor.

Tilcara

E a alguns metros do centro de Tilcara encontramos uma antiga fortaleza – Pucará de Tilcara, construídas por os tilcaras. Caminhando sobre as ruínas deixamos nossa imaginação solta de como era a vida naquela época.

Pucará de Tilcara

Fazendo parte da tríade de salares, na Argentina encontramos as Salinas Grandes, o terceiro maior deserto de sal do mundo, perdendo somente para os vizinhos: Salar de Atacama e Salar de Uyuni.

E perdendo somente pelo tamanho, porque de beleza e atrações é equivalente aos vizinhos.

Salinas Grandes

E a natureza nessa região da Argentina usou e abusou das cores, e para a Quebrada de Huamahuaca, utilizou catorze cores para colorir essa parte da cordilheira, deixando um cenário como se fosse uma pintura.

Cerro de los catorze colores

A metade das cores usada em Quebrada de Huamahuaca, mas a imensidão da beleza é intensamente a mesma. Foi em Pumarmarca onde a natureza usou sete colores para colorir esse cerro.

Cerro de los siete colores

O linha imaginária do Trópico de Capricórnio passa pelo norte da Argentina, e não merecia somente uma placa com a informação, mas sim um monumento, que vale a pena a parada para umas boas fotos.

Trópico de Capricórnio

E desde a vila San Antonio de los Cobre, está a estação para o trem das nuvens, que leva esse nome por chegar perto das nuvens….cortando a cordilheira por trilhos e levando os olhares dos turistas para um outro angulo…olhar a cordilheira de cima a baixo.

Tren a las Nubes

Motivos não faltarão para visitar nosso país vizinho. Quer conhecer as Cataratas? Quer conhecer o Cerro das Sete Cores? Quer conhecer a Patagônia com suas geleiras? Quer assistir um Show de Tango? Quer comer uma carne argentina enquanto saboreia um vinho Malbec? Quer esquiar?  Vá para Argentina! Por toda sua extensão é possível visitar cada uma dessas atividades, não importa quantos dias de viagem.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *