Crônicas de Viagens – Egito

 

Pirâmides do Egito

Un viajero sin observación es un pájaro sin alas – Moslih Eddin Saadi

Se você gosta de história, se impressiona todas as vezes que assisti um filme ou documentário com personagens egípcios, se intriga com as múmias, se fascina por Cleópatra, Nerfertari, Nerfetiti entre outras rainhas, o lugar ideal para suas férias sem dúvida é o Egito. Como não se encantar com o visual impactante e a aura de mistério que envolve essa civilização?

 

 

Cairo: cidade da última maravilha do mundo antigo: Pirâmides de Quéops. As pirâmides de Gizé além de serem as maiores pirâmides do Egito também estão entre as maiores estruturas já construídas por seres humanos na antiguidade. A porta de entrada do fascinante Egito, cenário de diversos filmes.

Caminhar pelas ruas do Cairo é reviver histórias milenares, entre as pirâmides e a grandiosa esfinge. Visitar os mercados e fazer sua oferta aos mercadores de souvenirs, chás, perfumes e tudo que se possa imaginar, experimentar o famoso e delicioso karkadeh, tentar entender o transito caótico do Cairo sem se estressar, conhecer mesquitas faz parte do roteiro na capital egípcia.

Além das pirâmides e a esfinge, visitar o museu egípcio é voltar ao tempo. Conheça algumas mesquitas como as de Muhammad Ali e Hussein, faça compras no Mercado Khan el Khalili, retorne às pirâmides pela noite para ver o espetáculo de som e luzes e se apaixone por esse país confuso porém encantador.

 

Mesquita de Mohamed Ali

Fez parte também da lista das maravilhas do mundo o Farol de Alexandria, na cidade de Alexandria, onde hoje seu cartão postal é a grande Biblioteca. Saindo da capital Cairo em carro são 2 horas de viagem atravessando o deserto.

 

Cidadela de Qaitbay

 

Banhada pelo Mar Mediterrâneo essa cidade desvenda muitas belezas e muita história. As visitas obrigatórias são: Biblioteca, Forte Qaitbey – que foi construído com pedras reaproveitas do Farol de Alexandria, o Palácio Al-Montazah e seus belíssimos jardins, Mesquita Abu al-Abbas e o anfiteatro romano que está no centro da cidade.

Se o Egito é uma dádiva do Nilo, então porque não navegar por essas águas sagradas? Fazer um cruzeiro no Egito é essencial para conhecer a fundo a história dos egípcios. Não importa se será de 3 ou 4 noites.

No Alto Egito, na região sul está Assuan, onde começa ou termina os cruzeiros, e onde está o Obelisco Inacabado, o maior obelisco antigo  em meio de uma pedreira, que se tornou um museu ao ar livre e um sitio arqueológico. E não é apenas o cruzeiro o atrativo dessa cidade, desde lá é possível conhecer:

Templo de Abu Simbel – um complexo arqueológico com dois grandes templos escavados na rocha (Templo de Ramsés e Templo de Nerfertari), feito na dinástia de Rámses II, sua fachada com 4 estátuas que representão o faraó sentado ostentando as duas coroas: Alto e Baixo Egito. É possível ir em avião ou em carro desde Assuan. Todos os anos nos dias 22 de Fevereiro e 22 de Outubro ocorre um fenômeno solar que os raios solares incidem de tal maneira que iluminam 3 das 4 estátuas do Templo, apenas deixando uma sem iluminação que é a que representa o deus da escuridão.

 

Templo de Ramsés II

Templo de Philae –  dedicado a Deusa Isis está próximo a Assuan, fica na ilha de Philae, o acesso é feito por barco desde Assuan. O templo é lindissímo, e ainda tem espetáculos noturnos – como nas pirâmides. A visita é válida tanto pelo dia, como pela noite.

 

Templo de Philae – Deusa Isis

Templo de Kom Ombo – dedicado a duas divindades: Deus crocodilo Sobek e o Deus falcão Horus, é o único templo duplo do Egito, e sua construção foi durante várias dinástias diferentes, e possui o medidor de nível das águas do Nilo (Nilômetro) atráves de um poço. Ele fica as margens do Nilo, e é visitado durante o cruzeiro em uma de suas paradas e está bem próximo de Assuam.

Ainda pelas águas do Nilo no Alto Egito, outro Templo válido de se conhecer é o Templo de Edfu – Templo de Horús e é um dos templos mais conservados do Egito. É visitado também durante o cruzeiro, e ao desembarcar há carruagens que levam ao Templo.

 

Templo de Edfu

Ainda pelas águas do Nilo, mas dessa vez mais próximo a Luxor, está o Templo de Karnak, foi crescendo durante 20 séculos e cada faraó contribuía para isso. Sua entrada é impactante com o corredor de esfinges, e por dentro é uma imensidão de história. É possível também fazer a visita noturna com o espetáculo de som e luz.

 

Templo de Karnak

E ainda no Alto Egito está a cidade de Luxor, onde começa ou termina os cruzeiros. Nessa cidade está o Templo que leva o mesmo nome: Templo de Luxor, o único templo que possui três religiões: faraônica – o próprio templo com um obelisco e a estátua de Ramsés, mulçumana – a mesquita Abou el-Hagag e católica – com afrescos religiosos que era tido como uma igreja. Foi construído em arenito e dedicado a Amon-Ra (rei dos deuses).

 

Templo de Luxor

 

Ainda em Luxor, outro lugar arqueológico tão importante como os outros citados a cima é o Vale dos Reis e Vale das Rainhas – que funcionava como uma espécie de “cemitério”, pois era o local onde os reis e rainhas eram enterrados. Até o momento foram descobertas 63 tumbas, mas para visitas apenas 15 são permitidas, entre as “celebridades egípcias” que estão enterradas nesse vale, podemos citar: Vale dos Reis – Tutankhamon , Ramsés III, filho de Ramsés III e no Vale das Rainhas –  Nefertari e a suposta múmia de Nefertiti.

 

Templo Funerário de Ramsés III

E para quem visita o Vale dos Reis e Vale das Rainhas, uma visita que deve estar no roteiro é o Colossos Memnon, que são estátuas que representa o faraó Amenophis III que foram construídas para guardar um templo mortuário. Infelizmente não está conservadas, mas a visita vale a pena pela importância histórica.

 

Colossos Memnon

Tanta história aconteceu nessas terras egípcias, que uma “simples” viagem se torna ensinamento para a vida, é plenamente fascinante conhecer esse país.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *