Viajar es más que ver lugares de interés turístico; se trata de un cambio que continua profundo y permanente, en las ideas de la vida – Miriam Barba
Bocadilhos, tapas, sangria – sim estamos na terra das touradas! Olé.
Sentar em uma mesa ao redor da Plaza Mayor e desfrutar de uma boa prosa. Bem vindo a Madri!
Logo depois do almoço não se espante em encontrar diversas lojas fechadas, pois os comerciantes também tem o direito de um descanso e fazer sua digestão em paz! E não tenha pressa para o jantar, pois esse povo não janta antes das 21:00. E não se esqueça do pão, que acompanha boa parte das refeições tanto no almoço como no jantar.
Depois do jantar, que tal sair para uma movida madrilenha e conhecer alguns bares e danceterias em uma única noite? Sim…a porta de entrada da Europa não para! Qualquer dia da semana é dia para se divertir.
Catedral de Santa Maria a Real de Almudena
Saindo um pouco da capital, encontrará uma bela cidade medieval – Toledo, berço das águas do Rio Tajo (em espanhol) – o maior da Península Ibérica, que corta toda a cidade, deixando suas águas no Oceano Atlântico depois de passar por Portugal levando o nome de Rio Tejo (em português). Antiga capital espanhola, conquistadas por diversos povos: romanos, árabes e bárbaros, expõe suas características até os dias atuais com igrejas góticas, sinagogas, palácios renascentistas e mesquitas.
Ande sem medo de se perder, as ruas feitas em curvas, onde não é possível ver as outras ruas, eram estratégias de defesa.
Igreja de Santiago del Arrabal
Um pouco mais distante da capital, encontra-se a cidade do Aqueduto Romano: Segóvia, foi um importante núcleo militar no tempo dos romanos, como demonstra a construção de seu magnífico Aqueduto. Adentrando em suas ruelas, chegará no Alcázar um belo palácio fortificado com uma vista esplêndida, cidade escolhida por alguns Reis de Castilha como residência, conserva um dos conjuntos medievais mais notáveis de Espanha. Como uma boa cidade de um pais católico, visitar a Catedral em total estilo gótico, que foi a última Catedral ser construída nesse estilo é considerada como “A Dama das Catedrais Espanholas”.
Aqueduto Romano de Segóvia
E porque não visitar uma cidade com suas famosas casas “colgantes” (suspensas)? Não tenha medo, elas não irão cair! A cidade de Cuenca tira suspiros a cada passo dado com uma paisagem magnífica que parece ter sido esculpida todos os detalhes a mão. A Catedral de Santa Maria é um tema a parte, já que sua visita é obrigatória com sua belíssima arquitetura gótica, tanto interna como externamente deixa qualquer um fascinado.
Casa com varandas “penduradas”
E visitando Cuenca, a Ciudad Encantada não poderá faltar no roteiro – dê asas a sua imaginação e crie diversas formas as grandiosas pedras que estão por esse parque, que o tempo, vento e água trataram de dar formatos raros e belos.
Ciudad Encantada
“Assim, amurada e articulada, tem fisionomia, unidade, tem alma” – Miguel Unamuno, essas são as palavras desse escritor para descrever a cidade amuralhada de Ávila. Sua grande muralha românica do século XI, rodeia a cidade velha e guarda grande parte de seu tesouro monumental; mais que uma cidade parece um grande castelo. Conta com um grande número de igrejas românicas, palácios góticos, e uma catedral fortificada do século XII. Com seus cantos e encantos, fazendo as pessoas voltarem ao tempo ao andar por essa cidade e por suas muralhas, subindo e descendo seus degraus e descobrindo angulos diversos da cidade.
Muralha de Ávila
Perto da capital madrilenha – apenas 50 Km está San Lorenzo de El Escorial, sede de um dos conjuntos monásticos do mundo que foi considerado por Miguel de Unamuno a oitava maravilha do mundo e que levou 21 anos para ser construída. O monastério e seus jardins falam por si só. A gigantesca biblioteca foi a primeira biblioteca nacional da Espanha.
Monastério de El Escorial
Ter uma rixa saudável faz bem para todo pais. E com a Espanha não é diferente. Qual é a melhor cidade? Madri ou Barcelona? Qual o melhor time de futebol? Real Madrid ou Barcelona? Onde tem os melhores pontos turísticos? Essas e outras perguntas fazem com que os turistas entre em parafuso se tiver que escolher entre as duas cidades, ou aumentar os dias de visita na Espanha para incluir ambas cidades no roteiro.
Não somente separada pela distância, mas o idioma também. Em Barcelona eles usam além do espanhol, o catalão (que tem uma mescla do francês). Sede das Olímpiadas de 1992, cidade natal da cantora lírica Montserrat Caballé que junto com Fred Mercury fizeram uma canção ícone para a abertura das Olímpiadas.
Banhada pelo Mar Mediterrâneo, tendo uma rambla para um passeio emblemático e a Av Diagonal uma das maiores e mais importantes avenida que cruza a cidade, é um destino para quem quer muita curtição. Berço das obras de Antônio Gaudi, tendo como cartão postal a Sagrada Família, que começou a ser construída em 1882, e ainda se encontra em obras. Barcelona é a mescla de cultura, arte e história.
La Pedrera
Cidade universitária, cidade jovem, cidade que teve a primeira Universidade da Espanha, essa é Salamanca, mas não é só de universidade que vive uma cidade, então além da universidade, poderá visitar a Catedral, a Casa de las Conchas, a Plaza Mayor. E segredos há por toda a parte da cidade: Vá até a Universidade e tente encontrar na fachada o sapo, se encontrar terá sorte nos estudos. Na Catedral encontrará um astronauta e um leão com um sorvete em uma das suas portas. Agora na Casa de las Conchas em uma das conchas que estão na fachada tem uma chave que abre um maravilhoso tesouro.
Catedral de Asunción de Maria
Entrar na cidade por uma ponte romana e contemplar, em frente, uma alcáçova árabe, passear por uma rua de lojas de moda e bares de tapas, virar em um cruzamento e descobrir um templo romano, desfrutar de um espetáculo de teatro ao ar livre durante uma noite de verão em um monumental teatro romano com mais de 2.000 anos de História. Assim é Mérida, a Cidade Patrimônio da Humanidade situada na Extremadura.
Teatro Romano de Mérida
Em Mérida, existem duas visitas que são completamente imprescindíveis: o Teatro e o Anfiteatro romanos e o Museu Nacional de Arte Romana. Conhecer algum monumento durante o dia ou com iluminação noturna. Deixe-se levar pela magia de ser transportado ao passado.
Uma cidade viva e cheia de cor essa é Sevilha onde está localizada a Catedral considerada o maior edifício gótico do mundo. A emblemática Plaza de Espanha, ou a Giralda são alguns dos cartões postais dessa cidade alegre. Em todo canto se ouve um violão com música flamenca acompanhada dos sons das castanholas tocadas pelas belas bailarinas e onde todo mês de Abril é celebrada a famosa Feira de Sevilha, que estão todas as tradições espanholas. O ar da mistura da cultura árabe com a cultura espanhola deixa a cidade mais encantadora.
Plaza de Espanha
Visitar uma cidade que já foi morada de romanos, árabes, cristãos, onde a mescla da cultura e arquitetura estão nas ruas até os dias de hoje, batizada a “Cidade das Três Culturas” pela ajuda dos cristãos, judeus e muçulmanos, essa é Córdoba, que abrigou toda essa cultura, abriga também a todos os turistas. Conhecer a imponente Mesquita, o bairro dos judeus (Juderia), Alcázar dos Reis Cristianos e assistir um belo show de flamenco faz parte dos prazeres que a cidade proporciona.
Mesquita de Córdoba
A paella – prato típico espanhol tem um berço, e esse berço é a cidade de Valência, que tem um ar de história e ao mesmo tempo apresenta ao turistas obras futuristas como o Oceanográfico – o maior aquário oceanográfico da Europa e o L’Hemisféric – planetário com 13.000 m², com isso leva a fama da Cidade das Artes e Ciências.
Cidade das Artes e das Ciências
E próximo a Valência está Granada a cidade da fortaleza / palácio Alhambra, considerada uma das maravilhas do mundo, com o estilo arquitetônico árabe encanta e impressiona todos os visitantes com suas fontes, jardins e esculturas. Um dia para conhecer a Alhambra é obrigatório para quem está em Granada.
Alhambra
Além da belíssima Alhambra visitar o Mirador de San Nicólas, faz o turista ter idéia do tamanho da Alhambra, já que esse mirador tem a melhor vista da Alhambra com a Sierra Nevada ao fundo. Conhecer um pouco da história dessa cidade é ir ao bairro mouro de Albaicín e assistir um espetáculo de flamenco enquanto degusta deliciosas tapas.
Independente da crença, visitar Covadonga é enriquecer o roteiro, pois a Espanha nasceu nessa vila na vitória de uma batalha contra os mouros entre 718 e 725, onde um príncipe se escondeu com alguns fiéis em uma gruta, junto com a imagem da Virgem Maria, diz a história que ela fortaleceu os fiéis que venceram a batalha depois de ter um terremoto justo no momento que os mouros estavam no combate, parte da montanha desabou sobre os mouros, e o principe que estava na batalha foi proclamado rei das Astúrias – Rei Pelayo.
Hoje a gruta da Virgem das Batalhas (A Santina) está aberta para visitas e na gruta há uma fonte de água, que dizem ser a mesma que matava a sede dos espanhóis que viviam na gruta, e em frente está o Santuário de Covadonga que é um local de peregrinação que é celebrado dia 8 de Setembro de cada ano.
Igreja de Covadonga
E quando o assunto é religioso e peregrinação, nada melhor do que citar a famosa Santiago de Compostela. São dezenas de caminhos: fazer o caminho andando, a cavalo, em bicicleta, fazer inteiro, fazer um trecho, começar pela França, pela própria Espanha ou por Portugal, ou simplesmente visitar a cidade em grupo ou com o acompanhante de viagem chegando em carro ou ônibus, não importa a forma como chegar na cidade, o que importa é conhece-la! Essa rota secular faz história até os dias atuais. As Catedrais góticas e românicas, capelas, castelos, aldeias celtas faz um cenário inesquecível.
Catedral de Santiago de Compostela
Depois de conhecer Santiago de Compostela, que tal passar por uma cidade pequena de tamanho, mas grande de beleza? La Coruña, cidade que está a Torre de Hércules – um patrimônio da Humanidade, pois é nada mais, nada menos que o farol romano mais antigo do mundo. E não é só o farol que faz sucesso nessa cidade, andar pela parte antiga da cidade onde está: Palácio Municipal, Igreja de San Jorge, Monte de San Pedro e um lindo Paseo Marítimo as margens do Oceano Atlântico.
Torre de Hércules
Ainda no norte da Espanha, uma cidade pequena e muito charmosa, seus monumentos e sua gastronômia: San Sebastian, uma das três capitais da provincia dos Países Bálticos.
Banhada pelo Golfo de Biscaia – zona do Oceano Atlântico, a Praia de las Conchas é a mais famosa, principalmente no mundo dos surfistas. Andar pela parte antiga da cidade, visitar a Plaza de la Constitución ou o Museu de San Telmo, e ter tempo para ir ao Mercado de la Bretxa para conhecer a famosa gastronomia. Entre as praias de las Conchas e a praia Zurrila tem o Monte Urgull, uma agradável área verde com o Castelo de la Mota com uma vista espetacular da cidade.
Praia de las Conchas
E outra cidade pequena, ainda no Norte da Espanha entre Bilbao, Santander, Leon e Oviedo está Santillana del Mar – um vilarejo medieval (e das três mentiras – já que não é santo, não é plana e não tem mar), que agrada a todos seus visitantes que a conhece caminhando por suas ruas de pedras. Além de agradar, também pode assombrar com o Museu da Tortura, onde há diversos instrumentos de tortura, castigo e humilhação usados no período de aquisição. Não saia da cidade sem visitar a Colegitana Românica de Santillana del Mar que é um mosteiro que foi construído para abrigar os restos mortais de Santa Juliana.
Santillana del Mar
Zaragoza não é apenas um time de futebol, é uma linda cidade que está entre Madri e Barcelona, então é uma ótima oportunidade de conhecer a cidade “do meio do caminho”. A belíssima Catedral da Basílica del Pilar junto a praça que leva o mesmo nome, caminhe tranquilamente pela Calle Alfonso I com a pintura de Goya decorando as ruas, essa cidade fascina o visitante por ter tanto a descobrir. Não passará despercebido o Aljafería que é um palácio de estilo árabe.
Basílica del Pilar
No Principado das Astúrias está a terra da sidra Oviedo, famosa pela produção da bebida feita de maças fermentadas que é servida de uma forma bem singular: se levanta ao máximo um braço onde segura a garrafa, e o outro deixa o mais baixo possível onde segura o copo, a bebida vai caindo em linha reta por cima do ombro até chegar ao copo, a bebida é acompanhada das famosas tapas. A região é totalmente paisagística rodeada de montanhas verdes e banhada pelo Mar Cantábrico. A cidade dividida entre a parte antiga e a parte nova. Na primeira encontrará edifícios com arquiteturas clássicas, na parte nova quem puder ter a oportunidade de se hospedar ou apenas visitar o Hotel Ayre, sua arquitetura fala por si só. Essa cidade tem mais de 100 estátuas espalhadas por diversas ruas, fazendo uma cidade um museu a céu aberto e uma das estátuas é dedicada ao cineasta Woody Allen que descreve a cidade: “Oviedo é uma cidade deliciosa, exótica, limpa, agradável, tranquila e peatonalizada é como se não pertencesse a este mundo, como se não existisse…Oviedo é como um conto de fadas”.
Plaza de España
História e Arte também não faltarão na cidade de Bilbao, sede do Museu Guggenheim, impressiona a todos os visitantes. E o que dizer do cachorro gigante de flores? Que “muda” de pelagem a cada estação do ano. A cada rua é uma surpresa essa cidade, que não deixa as tradições, e sempre está aberta ao novo. E ainda não deixa nada a desejar em se tratando da vida noturna.
Cachorro Puppy
E não é só de tourada e flamenco que vive os espanhóis. Arte, muita arte, e foi um espanhol que mudou a forma de ver a arte, Pablo Picasso, nasceu na cidade praiana de Málaga em Andalucia. Ainda é possível visitar a casa que Pablo Picasso viveu sua infância, visitar a Igreja que foi batizado e ainda ver o atestado de batismo, e claro que não se pode esquecer das artes que estão no Museu – Picasso Museum Málaga. Uma mescla de árabe com espanhol deixa a cidade mais charmosa, a capital da Costa do Sol famosa nos verões europeus, quem visita não pode deixar de andar nas areias de Malagueta a praia mais famosa, que ainda é possível ver a Praça de Touros desde suas areias finas. E quem gosta de história conhecer o Castelo de Gibralfaro e a Alcazaba são ótimas opções, além de oferecer uma vista esplêndida da cidade.
Vista desde Alcazaba
Esse resumo é uma parte do que a Espanha pode oferecer a seus visitantes. É um país acolhedor e belissímo com muita história e cultura que fascina a todos. Viva essa experiência e crie sua história!