Viajar es la mejor manera de perderse… y encontrarse… todo al mismo tiempo – Brenna Smith
Julio César, Augusto, Marco Aurélio, Cleópatra, todos esses personagens viveram e fizeram história em cenários de uma das cidades mais importante da antiguidade, e hoje uma das mais importantes para o mundo do turismo: Roma.
Império Romano que conquistou tantas terras, hoje recebe turistas de diversas terras. Para os apaixonados por legislações, foi em Roma que tudo começou, no Fórum Romano. E o Coliseu que é uma das sete maravilhas do mundo moderno já foi palco de muitos jogos e hoje é o cartão postal de Roma.
Essa cidade é um verdadeiro museu ao ar livre. Em cada canto, em cada esquina há arte, seja em uma praça, uma fonte ou um edifício, a cidade encanta e arranca suspiros de todos. Vá até a Fontana de Trevi e jogue uma moeda de costas para voltar a cidade eterna.
É só atravessar a rua e pronto! Está no menor país do mundo: Vaticano – a morada do Papa e sede da Igreja Católica. Além de um lugar sagrado, é um lugar com muita arte, o Museu do Vaticano abriga valiosas artes, além da Capela Sistina e seu teto com um belíssimo afresco feito pelo famoso Michelangelo.
Vaticano
E uma cidade que inspira arte é Florença, capital da Toscana e é onde está a imponente Catedral Santa Maria Del Fiore, em seu estilo gótico-renascentista é a 5º maior catedral da Europa.
Para os amantes de arte, Florença é a cidade ideal, visitar a Galeria da Academia e ver de perto o David de Michelangelo, ou visitar a Galleria degli Uffizi e apreciar quadros importantíssimos e belíssimos faz parte da programação de quem visita essa cidade.
E ao entardecer ir até a Ponte Vecchio, famosa por ter uma grande quantidade de lojas e por resistir durante a Segunda Guerra Mundial, é o recanto dos apaixonados, já que em longo da ponte há vários cadeados – pois a lenda é que fechando o cadeado, e jogando a chave no rio, os amantes ficarão eternamente juntos.
Santa Maria Del Fiore
E ali, pertinho de Florença, deixando a cidade e as artes para trás, encontra-se um refúgio de paz entre os vinhedos: Chianti. E se os amantes de arte se deleitam em Florença, os amantes do vinho se deleitam em Chianti, Essa cidade ganhou fama não somente pela beleza, mas também pela qualidade dos vinhos que produzem.
Vinhedos
Entre Chianti e Florença há outro tesouro medieval, a cidade de Siena, que com suas ruas estreitas, lembra um labirinto. E se visitar a cidade entre julho e agosto não deixe de ver a corrida de cavalos mais famosa do mundo: Palio di Siena. Mas qualquer época do ano a cidade amuralhada é um convite a um bom passeio.
Igreja de San Cristoforo
E para os católicos, igrejas não faltarão para visitar na Itália, e além das famosas catedrais, ainda é possível conhecer cidades onde santos católicos nasceram ou viveram. Para os que ainda desejam arduamente se casar, porque não fazer uma fezinha na Basílica do Santo casamenteiro? Em Pádua, onde Santo Antônio passou parte da sua vida, e acabou falecendo. Na Basílica de Santo Antônio está o túmulo do santo, e sua língua que fica exposta aos visitantes.
Basílica Santo Antônio de Pádua
E falando em pessoas que querem casar, porque não falar daqueles que já encontraram sua alma gêmea e fazem um passeio por uma das cidades mais românticas do mundo, famosa por seus canais e o encantador passeio de gôndola. Veneza, a cidade deslumbrante e charmosa do norte da Itália.
Se perder em suas ruelas, subir e descer pontes, andar em vaporetto, passar pela Ponte do Suspiro (essa ponte leva esse nome, pois ela ligava a antiga prisão ao palácio, onde passavam os presos condenados à morte, e ouviam seus suspiros ao verem pela última vez a imagem de Veneza e do mundo exterior, pela pequena janela da ponte), tomar um café na Piazza San Marco faz parte da “la dolce vita” dos turistas.
Canais de Veneza
E ainda no clima romântico, no norte italiano e perto de Veneza, está a cidade do casal mais famoso do mundo – Romeu e Julieta – Verona foi o cenário dessa linda e trágica história de amor. Sim, e lá está a casa de Julieta com o balcão onde ela ficava enquanto escutava as juras de amor de Romeu.
A cidade é pequena, charmosa e romântica, em estilo medieval, por dentro de suas muralhas há todo um encanto, logo na entrada já se avista a Arena – o anfiteatro onde é o palco de muitas apresentações de ópera.
Casa de Julieta
Murano é o nome dado um vidro belíssimo, onde podem ser feitos vários objetos, desde um simples pingente até um grandioso lustre. E essa fama mundial nasceu em uma ilha perto de Veneza – a ilha de Murano.
Torre do Relógio
É nessa ilha que estão as fábricas dessas preciosidades. Junto com as fábricas estão as lojas onde atrai milhares de visitantes curiosos pela técnica, ou simplesmente dando um passeio pelas ilhas de Veneza. Semelhante a Veneza, essa ilha é cheia de ruas estreitas parecendo um labirinto, com pontes que se pode cruzar de um lado ao outro pelo Mar Adriático.
E em um mesmo passeio, pode-se estender até a ilha de Burano, uma simpática ilha com casas coloridas as margens do Mar Adriático, e famosa pelos trabalhos feito em rendas.
Canais de Burano
Em todo rincão encontra-se lojas com diversas coisas feitas com renda, desde um simples lenço a peças de roupas super elaboradas, ou até mesmo cortinas enormes. A ilha é totalmente pitoresca, tranqüila de se caminhar, e alegre pelo colorido das casas, no centro da ilha existe uma igreja, onde sua torre está inclinada (?) – deve ter sido projetada pelo mesmo arquiteto que passou em Pisa…
A cidade italiana “inclinada” – Pisa com seu complexo todo inclinado leva os turistas a usar sua imaginação para tirar muitas fotos. A Catedral, o Batistério e a famosa Torre de pisa apresentam uma inclinação (a mais em evidência é a Torre), pois foram construídos em um terreno argiloso e arenoso.
Piazza dei Miracoli
E para os que querem sempre estar a par da moda e das últimas tendências Milão é a cidade certa. Depois de ter passado por diversas conquistas de diversos povos, hoje é a capital mundial da moda, indústria e design.
É uma mescla de estilo gótico com modernidade, é a segunda cidade mais populosa da Itália e sem perder o estilo, ela consegue encantar os turistas com suas atrações.
Duomo de Milão
E não é só de arte que vive os italianos. Os Alpes Italianos que fazem fronteira com a charmosa Suíça nos presenteia com paisagens pra lá de pitorescas. Com o desgelo dos picos nevados, aos pés das montanhas são formados formosos lagos que encantam todos.
Começando pelo maior lago da região – Lago di Garda – que está rodeado de vilarejos charmosos típicos italianos. É indescritível essa paisagem, imagine belíssimos Alpes e aos seus pés límpidos lagos, e as margens pitorescas vilas com ruas estreitas, casinhas com suas janelas cheias de vasos de flores coloridas e um vai e vem de turistas e moradores. Esse é o cenário calmo e lindo dessa região.
Lago di Garda
Atrás do Lago di Garda, vem o Lago Maggiori, que é o segundo maior lago da região. Em beleza não é possível numerar, pois toda a região dos lagos é de deixar qualquer pessoa fascinada tamanha beleza.
Lago Maggiori
O terceiro maior lago da região é o Lago di Como, também rodeado de vilarejos pitoresco, o maior é Como – o mesmo nome do lago, onde está localizada a Duomo di Como, a parte antiga está dentro das muralhas, e de lá é possível fazer um passeio em barco pelo lago, o passeio é fantástico passando por outros vilarejos.
Lago di Como
E entre os lagos e montanhas encontramos um castelo medieval fortificado em Sirmione. Banhada pelo Lago de Garda, possui termas com águas que chegam a uma temperatura de até 69ª, e como todo vilarejo italiano, tem todo o charme com suas ruas estreitas cheias de restaurantes e lojas para agradar os turistas.
Castelo Scaligero
Stresa está banhada pelo Lago Maggiori, andar pelas ruas de pedras com formosas casas decoradas com flores em suas janelas e saboreando um “gelato” é a melhor forma de conhecer essa cidade.
Stresa
Desde suas margens é possível admirar ou visitar a Isola Bella, que como diz o nome é bela, é onde está o Palácio Borromeu em estilo barroco e seu grande e lindo jardim também em estilo barroco.
Isola Bella
Bellagio é um vilarejo banhado pelo Lago di Como, charmoso pelas escadas que dão acesso a ruelas cheias de lojas de restaurantes todas enfeitadas com flores na entrada, e tendo como plano de fundo a beleza do lago. E para quem tiver fôlego poderá ir ao topo da cidade, onde está localizada a Basílica Romana de San Giacomo com seu altar dourado.
Bellagio
Varenna – conhecida como a Pérola do Lago di Como está na outra margem do lago, em frente a Bellagio, suas ruas são mais planas e as atrações são: o Castelo Medieval de Vezio com uma vista magnífica do lago e a Villa Monastero com seu agradável jardim e casa-museu.
Bolonha além de ser um prato famoso, na Itália é a capital de Emilia – Romagna. Conhecida como “La Grassa” – (A gorda), ela não leva a fama somente pela culinária, pois a Universidade mais antiga da Europa onde um de seus alunos foi o Dante Alighieri (poeta, político e escritor) está em Bolonha. Assim como outras cidades italianas, Bolonha têm seu aspecto medieval com seus pórticos e é possível caminhar pela cidade sem se preocupar com o clima.
Piazza Maggiore
Uma cidade construída no alto de uma colina, Bergamo – localizada no norte da Itália com seu centro histórico amuralhado mostra ao visitante uma cidade apaixonante com construções antigas, ruas estreitas, praças agitadas.
A cidade está dividida entre a parte alta e baixa, na parte baixa estão os escritórios e residências, na parte alta está o prazer de quem admira história, separadas por quatro portas: Porta San Giacomo, Porta Sant’ Agostinho, Porta San Lorenzo e Porta de Sant’Alessandro no lado de dentro se encontra um rico tesouro com construções antigas que hoje dão lugar a museus, restaurantes e teatros.
As 22:00 de cada noite o sino soará, antigamente para avisar que as portas da cidade seriam fechadas, hoje é apenas um ritual para levar as pessoas a uma viagem ao passado.
Igreja de Bergamo La Citta Alta
Bem próximo a Bergamo está uma cidade que no passado foi disputada por muitos povos, mas hoje a disputa é apenas pelos turistas, é Brescia, embora pequena no tamanho, em charme e beleza é grandiosa. A Piazza Paolo está no centro da cidade e nela está o Palácio Broletto, o Dumo Vecchio e o Duomo Nuovo, e a Piazza della Loggia está entre edifícios com estilo veneziano e o Palácio della Loggia, qualquer que for a escolha, pare em um dos restaurantes para saborear um cappuccino a moda italiana.
De fundo temos a figura do imponente Vesúvio, do outro lado é possível contemplar o azul do Mar Tirreno, o nome dos conterrâneos originou um sabor de pizza e um sabor de sorvete. Nápoles a porta de entrada para a Costa Amalfitana, e a terceira maior cidade da Itália.
Com a natureza ao redor, pela cidade se vê obras humanas como o Castel dell’Ovo que parece estar flutuando sobre uma pequena ilha, mas não para por ai, o Maschio Angioino – Castel Nuovo, é um castelo medieval e símbolo da cidade.
Igreja San Francesco Di Paola
E onde a obra humana teve uma mescla com um “deslize” da natureza, e muitos italianos pagaram com suas vidas, hoje é uma visita obrigatória aos turistas que estão em Nápoles. A cidade de Pompéia fica a poucos quilômetros da grande Nápoles. E lá está um enorme sitio arqueológico, onde é possível caminhar nas ruas onde um dia foi uma cidade romana.
Uma grande chuva de cinzas durante a erupção do vulcão Vesúvio em 24 de Agosto 79 D.C, cobriu a cidade em seis metros de altura. E muitos corpos – inclusive de um cachorro foram mantidos até os dias atuais da forma que morreram.
Pompéia
Agarrada a um penhasco como um frágil terraço sobre o mar e sombreada por limoeiros, é ponto de partida para diversas atrações da Costa Amalfitana. Fica perto de Nápoles e de Pompéia e a meia hora de barco da charmosa ilha de Capri. Sorrento é uma atração em si, com belíssima vista de todo aquele mar infinito. Como diz a canção: “Vide’o mare quant’é bello, spira tantu sentimento”. Entre montanha e mar, o clima romântico deixa um charme a mais na cidade.
Sorrento
Refúgio de famosos, encantamentos de turistas com seus belíssimos jardins, Ilha de Capri é um pedaço do paraíso no Golfo de Nápoles. Faça um passeio de teleférico a partir de Anacapri e conheça a parte mais alta da ilha para ter um melhor ângulo para as fotos!
A ilha além de ter muito glamour é toda perfumada, pois existem duas fábricas de perfumes que aproveitam as essências de laranja e limão. Aproveite tanta beleza natural e faça um passeio de barco até a Gruta Azul, onde as águas ganham um reflexo azul especial dentro de uma gruta de 60 metros de comprimento.
Capri
A cidade que leva o mesmo nome da costa, Amalfi revela muitas belezas a seus visitantes. A montanha banhada pelo mar com suas casas presas entre centenas de limoeiros faz parte da paisagem bucólica.
Além de apreciar o infinito mar, as ruazinhas adentram atraem os turistas pelos seus restaurantes, bares e a belíssima Duomo di Sant’Andrea com sua longa escada e mescla de arquitetura romana, gótica, barroca, bizantina e árabe.
Amalfi
E porque construir ruas se pode subir por escadas? Essa talvez tenha sido a tese para a cidade costeira de Positano, que substitui as ruas por escadas, escadas essas que levam os turistas a cantos inimagináveis e sempre tendo como a tela principal o maravilhoso Mediterrâneo.
Essa ilha leva um colorido especial das casas que se mesclam com as lojas que por sua vez oferece os produtos mais coloridos e diversificados para o turista.
Para quem deseja um pouco de privacidade, pode seguir por uma trilha que leva a Praia de Fornillo.
Positano
E para os amantes de plantas e flores pode se agradar perfeitamente em Ravello. Seus famosos jardins localizados na região mais alta de toda a costa apresenta uma vista estupenda para o mar, deixando qualquer pessoa boquiaberto tamanha beleza.
Pequena mas charmosa, ao meio do verde é possível admirar belas construções antigas. Sua atmosfera serena atrai os turistas de toda parte. Famosa também pelo festival de música foi cenário de inspiração para compositores e hoje é cenário para os amantes da fotografia, do turismo e da vida.
Villa Rufolo
E assim é a Itália, montanhas e mares ao sul, lagos e alpes ao norte, cultura, arquitetura, história, religião, gastronomia e vinho por todo o pais. Agrada a todos os tipos de turistas.
É um pais para se descobrir com calma, pois em cada canto há um rico detalhe a ser explorado.
Viva la dolce vita!!