Guia de Viagem – Colômbia

Cayo Bolivar

Planeje sua viagem a Colômbia!

Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.

Colômbia

Como ir?

O principal aeroporto da Colômbia é Bogotá, e as principais cias aéreas chegam até essa cidade:

Avianca               
Latam
GOL

Quando ir?

Todo o ano é possível visitar a Colômbia.

Bogotá, a porta de entrada e a capital da Colômbia é possível  visitar em qualquer época do ano. Porém por estar em uma altitude de 2.640 sobre o nível do mar, as temperaturas são sempre baixas, principalmente pelas manhãs e pelas noites.

Cartagena das Indias, uma cidade portuária, que recebe alguns cruzeiros do Caribe, devido a sua localização, o turismo é bem vindo todo o ano e desde essa cidade, um passeio obrigatório que também poderá ser feito por todo o ano é nas Ilhas do Rosário, um arquepelágo com praias de areia branca.

Barranquila, a cidade da Shakira está entre Cartagena e Santa Marta, cidade de praia, que levou o título  do maior carnaval da Colômbia, declarada patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco, também recebe os turistas por todo o ano, porém a melhor época com menas possibilidades de chuva é entre novembro e março.

San Andrés, conhecida como o Mar das 7 cores, é uma ilha perdida no Mar do Caribe, que pertence a Colômbia, e sem dúvida é um destino irresistível para qualquer mês do ano.

A Ilha de Providência, que pertence ao departamento colombiano de San Andés, também ao meio do Mar do Caribe é um convite por todo o ano.

Medellín que está localizada na cordilheira, e conhecida como a cidade da eterna primavera, obviamente é possível visitar por todo o ano.

Cali, a capital da salsa  também está na lista das cidades para ser visitada em qualquer época do ano.

E no departamento de Macarena, está Caño Cristales é o rio das cinco cores (amarelo, azul, verde, vermelho e preto), e essas cores aparecem no rio graças a uma planta aquática que com o contato com os raios solares muda a cor da água e a época para visitar é de junho a novembro, porém entre 15 de Setembro até 15 de Novembro é o melhor período. Outro tesouro na beira do mar é Santa Marta, a cidade do Parque Nacional Natural Taryona, por estar banhada pelo Mar de Caribe, essa cidade pode ser visitada a qualquer época do ano.                             

Ilha do Rosário

Quantos dias ficar?

Os voos internacionais para Colômbia saem de São Paulo e têm uma duração aproximada de 5 horas, portanto pelo tempo de viagem, o ideal é ficar pelo menos 05 dias nesse destino.

A capital colombiana Bogotá exige pelo menos 3 noites para conhecer os principais pontos turísticos e sentir um pouco a cidade.

As regiões de praia vai depender: Cartagena além das praias, tem o centro histórico antigo, que vale a pena conhecer com calma, de 04 a 06 noites é o suficiente para estar nessa cidade e aproveitar as belezas naturais e conhecer a cultura.

Em Santa Marta também há muitas diversidades naturais para visitar, essa cidade exige de 02 a 03 noites, para conhecer todos os atrativos.

Em San Andrés geralmente 03 noites são o suficiente, porém se for fazer uma esticadinha até a Ilha de Providencia, melhor acrescentar 02 noites no roteiro. Na Ilha de Providencia 02 noites são o suficiente.

Em Medellín, a cidade mais inovadora da América Latina oferece muitas opções de passeios e exige pelo menos 03 noites de hospedagem.

Em Cali obviamente não poderá sair de lá sem ter feito uma aula de salsa, e entre 02 e 03 noites é o tempo suficiente de além de dançar, conhecer os principais pontos da cidade.

Em Caño Cristales  é um destino que se pode combinar com Bogotá, portanto entre 02 e 03 noites é possível aproveitar os atrativos naturais que a região oferece. E por último, porém não a cidade menos importante, falaremos de  Barranquilla, que por estar entre duas cidades turísticas, vale a pena estar por 02 noites para conhecer os principais pontos turísticos.

Qual a voltagem e o tipo de tomada na Colômbia?

A voltagem é de 110 e a tomada é com dois tracinhos na vertical (figura A), e algumas com dois tracinhos na vertical com um redondo no meio (figura B).

Qual a moeda?

Na Colômbia a moeda é o Peso Colombiano, mas poderá chegar no país com Dólares e trocar nas casas de câmbios, os cartões de todas as bandeiras são aceitos em hotéis e restaurantes.

Zipaquirá

Que roupa usar?

Colômbia está perto da linha do Equador, que faz que seja um país com regiões com clima tropical, porém a Cordilheira dos Andes também está nesse país, e as cidades que estão mais próximas a cordilheira são mais frias. Também é um pais húmido, algumas cidades sempre estão acompanhadas pelas chuvas, então roupas impermeáveis deverão ser consideradas.

Em Bogotá sempre faz frio, principalmente nas manhãs e pelas noites, dessa forma é essencial ter na mala um casaco e uma calça.

Nas regiões de praia, obviamente o calor reina, então biquinis, roupas confortáveis, sandálias e chinelos deverão estar dentro da mala.

Não esqueça sempre do protetor solar, óculos escuros e um chapéu ou boné.  

Clima na Colômbia

Em geral na Colômbia o clima é quente e húmido, porém em cidades montanhosas faz mais frio.

Em Bogotá, é a cidade turística mais fria, e a temperatura média é de 15ªC, e geralmente os dias são nublados, tendo dias com 5ªC a mais nos termômetros, chegando a 20ªC nos meses de verão que são entre dezembro e fevereiro.

Em Cartagena, o clima varia entre 23ºC a 30ºC, o clima seco é entre dezembro e abril, enquanto a temporada de chuva vai de maio a novembro.

Em San Andrés, em meio ao mar do Caribe, a temperatura é alta todo o ano, porém entre junho e novembro é temporada de chuvas, que poderá estragar alguns passeios, as temperaturas variam entre 18ªC a 30ªC.

Cali está na média entre 25ªC a 26ªC e entre março a maio, outubro e dezembro, são os meses que poderão ter mais chuvas.

Em Santa Marta a temperatura está no torno de 24ªC a 32ªC, entre março e maio e outubro e novembro, são os meses mais propícios a chuvas.

Barranquilla tem temperatura alta durante todo o ano que é entre 23ªC a 33ªC e os meses secos são entre dezembro a abril.

Caño Cristales tem a temporada de chuva entre abril a junho e a temperatura média é de 27ªC.

Em Medellín, por ser a cidade da eterna primavera, a temperatura varia entre 20ªC e 22ªC, porém no verão essa variação é um pouco mais alta, podendo chegar até os 28ªC, e no inverno, a época seca, a temperatura poderá chegar em 15ªC.

Vulcão El Totumo

Onde ficar na Colômbia? 

Bogotá:  Na capital do pais, os bairros estão divididos por zonas, então as mais recomendadas são: Zona G (localizadas entre as Ruas 65 e 71, e as Estradas 3 e 7), Zona Rosa ( entre as Ruas 79 e 85 e Estradas 11 e 15) e dentro dessa zona, está a Zona T, (Rua 83 e Estrada 12 A).Parque de la 93 (Rua 93 A e 93B), a região central: La Candelária – o mais recomendável (Ruas 10 e 12F e Estradas 1 e 5) e Santa Fé . centro comercial.

Cartagena: Dentro da cidade amuralhada está dividida em duas partes: centro e San Diego, e fora dos muros históricos estão: Getsemaní, Bocagrande e Bocachica.

San Andrés: A ilha do mar de 7 cores, tem o centro na região nordeste da ilha onde está localizados muitos pontos turísticos, diversos hotéis e restaurantes, e lugares mais isolados, e com belas praias: Cocoplum em San Luís.

Santa Marta:  El Rodadero – com famosas praias e comércio, centro histórico com todo o centro comercial, Praia de Taganga – uma vila de pescadores, Tayrona – a 35Km do Parque Tayrona – uma das principais atrações da cidade e a parte luxuosa na reserva de Mamancana.

Cali: A capital da salsa, alguns lugares para se hospedar é: centro histórico – San Antonio  e El Peñon ou em Granada, a parte mais moderna da cidade, desses lugares tem fácil acesso a dois pontos turísticos: Colina de San Antonio e Cerro Tres Cruces.

Medellín:  Os bairros mais procurados pelos turistas são: El Poblado – bairro de classe alta e está localizado no sul da cidade, conhecida pelas sua diversidade de casas noturnas. E Laureles – localizada na parte oeste da cidade, ao contrário do El Poblado, – é um bairro de classe média baixa, para quem busca custo benefício e com muitas ofertas de divertimento noturno.

Barranquilla: A cidade praiana com o carnaval mais famoso da Colômbia tem como opção de hospedagem: El Prado, uma região segura com muitas opções de bares, restaurantes,  lojas e alguns pontos turísticos.

Bogotá

O que visitar na Colômbia?

Bogotá: Na capital colombiana, tem atrações turísticas para todos os gostos: para os amantes da arte, vai uma lista de museus: Museu Histórico de la Policia Nacional, Museu Santa Clara, Museu del Oro, Museu do Botero, Igreja de la Candelaria, Santuario Nuestra Señora del Carmen, e próximo a Bogotá é possível fazer uma visita na famosa Catedral de Sal de Zipaquirá, e estar mais próximo a natureza temos as opções de praças e parques: Plazoleta Chorro de Quevedo, Plaza de Bolívar, Parque de la 93, Cerro Monserrate, o bairro La Candelaria onde tem vários restaurantes e bares e conhecer as grafites nas ruas de Bogotá com um tour em bicicleta.

San Andrés: Um pedaço do paraíso colombiano é ideal para não fazer nada, mas ainda melhor é não fazer nada em algum desses lugares: La Piscinita, West View, Johnny Cay – uma ilhota próxima a San Andrés, passeios noturnos ficam por conta do Barco Pirata e la noche blanca em alto mar e a badalada Coco Loco. Além desses lugares, é possível pegar um voo e conhecer a Ilha de Providencia.              

Cartagena: Desde andar pelas ruas da cidade amuralhada ou curtir uma das praias de Cartagena, segue uma lista de coisas para fazer e lugares para conhecer nessa cidade: Muralha de Cartagena, Torre del Reloj, Castillo de San Felipe de Barajas, Catedral de Santa Catalina de Alexandria, Santuário San Pedro Claver, Islas del Rosario e Isla Barú.

Santa Marta: Conhecer o centro histórico, Quinta de San Pedro Alejandrino, Museu Bolivariano de Arte Contemporânea, Jardim Botânico, a praia do El Rodadero, Tanganga,  Parque Nacional Tayrona*, Parque Nacional Sierra Nevada de Santa Marta Colômbia e a vila de montanha que está próximo a Santa Marta: Minca.

Parque Nacional Tayrona: É considerada a reserva natural mais importante do país com muita diversidade natural banhada pelo Mar do Caribe com um total de 14 praias, e diversas trilhas na região da mata, então vale a pena dormir no parque para conhecer bem tudo o que tem para oferecer.

Cali: A capital da salsa, a cidade dos grafites, Cali colori tanto os ouvidos como os olhos dos turistas. Não deixe de visitar o Boulevard do Rio, o centro histórico –  visitar a Igreja La Ermita, o Museu La Merced e a Praça San Francisco, o Morro das 3 Cruzes, Cerro de los Cristales – onde está o Cristo Rey,  bairro de San Antonio e o Parque Artesanal Loma de La Cruz.

Medellín: Conhecer o centro histórico e seus lugares como: Parque San Antonio, Catedral de Medellín, Parque Bolívar, Parque Berrio, Parque Botero, Parque de las Luces, Antiga Estação de Trem de Antioquia, Igreja da Veracruz, Centro Comercial Palacio Nacional, Edificios Vasquéz y Carré, Parque Lleras, o bairro El Poblado, Parque Aví, Jardim Botânico, Pueblito Paisa, Parque de los Deseos, Parque Explora, Metrocable, além disso poderá extender um pouco a visita para fora das redondezas de Medellín e visitar: Piedra de Peñol e Guatapé.

Barranquilla: A cidade praiana oferece também atividades de cidades grandes, como a visita do Museu do Caribe, Centro Comercial Buena Vista, Zoológico, Teatro Amira de La Rosa, Monumento Ventana del Mundo, e as partes naturais como: Boca de Cenizas, Praias de Salgar e Praia do Porto Colômbia.

San Andrés

É necessário visto para entrar na Colômbia?

Não, brasileiros podem entrar na Colômbia sem visto, apenas com o passaporte com validade mínima de 6 meses ou a cédula de identidade (RG) em bom estado e com a foto reconhecível e e emitido há menos de 10 anos.

É necessário vacina para entrar na Colômbia?

Não é obrigatória, porém é recomendada a vacina contra febre amarela, ela deverá ser tomada no mínimo 10 dias antes do embarque, e é válida por 10 anos.

Qual o fuso horário da Colômbia?

A Argentina está 5 horas a menos que a UTC, portanto menos 2 horas que o Brasil (horário de Brasília).

É recomendado usar seguro saúde?

Sim, para qualquer país seguro saúde é sempre bem recomendado.

Forte de Cartagena

Qual o idioma falado pelos colombianos?

O idioma oficial é o espanhol. Nos atrativos turísticos o português, “portunhol” e inglês também é usado.

Quanto dinheiro levar?

Viajar para Colômbia é relativamente barato dependendo da cidade a ser visitada, Bogotá, Medellín e Cali são cidades mais baratas, em contra partida que Cartagena e San Andrés já deixa um estrago maior no bolso, Santa Marta e Barranquilla está no meio dos extremos.

Em todas as cidades é possível encontrar hospedagem baratas e super luxuosas, dependendo de quanto estiver disposto a gastar. Para aproveitar bem a viagem sem extravagância ou sem apertos o recomendado é que se leve entre USD 30.00 a USD 50.00 por dia para considerar entre refeições, passeios e compras.

Tempo de viagem desde algumas das principais cidades:

Em ônibus
BogotáMedellín5h40
BogotáCali6h10
CartagenaSanta Marta3h10
CartagenaBarranquilla2h
BarranquillaSanta Marta1h15
CaliCartagena14h
MedellínCartagena8h
CaliSanta Marta15h
MedellínSanta Marta9h40
CaliBarranquilla14h30
MedellínBarranquilla8h30
Em avião:
BogotáCartagena1h20
BogotáSan Andrés1h50
BogotáMedellín45min
BogotáCali50min
BogotáSanta Marta1h27
San AndrésProvidencia37min
Zipaquirá

Onde comprar?

Se San Andrés é um destino caro para viajar, para comprar é o paraíso, pois a ilha é livre de impostos, então os turistas intercalam os momentos de descanso nas areias brancas dessa ilha, com as diversas lojas com variedades em produtos para agradar a todos.

Em Bogotá existem alguns centros comerciais nas principais regiões turísticas: La Candelaria, Plaza de Mercado de Paloquemao, Plaza de Mercado Perseverancia e Centro Comercial Andino.

Em Cartagena, poderá encontrar diversas lojas no casco antigo e no Mall Plaza El Castillo.

Medellín tem alguns shoppings que poderão ser incluídos no roteiro: Premium Plaza, Oviedo e Santafé. E Cali também tem galerias e shoppings como: Galeria Alameda, Centro Comercial Jardin Plaza e Pacific Mall.  

Salsa em Cali:

Como o Tango está para Buenos Aires, a Salsa está para Cali –  nomeada como a  capital da salsa oferece alguns lugares imperdíveis para mexer o esqueleto.

Zaperoco Bar
Mala Maña
La Topa Tolondra
Punto Baré
TinTin Deo

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *