Guia de Viagem – Jordânia

O Segredo – Petra

Planeje sua viagem a Jordânia!

Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.

Como ir?

Muitas cias aéreas europeias e do Oriente Médio voam para Amman, não há voos diretos. As principais cias são:

Turskish Airlines
Emirates
Qatar
Latam
British Airways
Royal Jordanian Airlines  (code share com cias aéreas europeias)
Ibéria
Airfrance
KLM      


Onde ficar?

Em Amman: a região mais barata é o centro porém não muito boa, em Jebel Amman é uma região um pouco melhor que o centro com preços intermediários, e em Shmeisani e Amman West são as melhores regiões, porém caras. Os melhores hotéis estão situados entre o 3º e 4º circulo – quanto mais afastados do centro melhor.

Em Petra: Wadi Nusa é a região base para se hospedar, mas próximo ao sitio arqueológico de Petra há vários hotéis, o que facilita a visita.   

Em Aqaba: os hotéis estão concentrados na região central que são quatro ruas principais, na zona da praia dentro da cidade.

No Mar Morto: os hotés estilo resortes estão na beira do mar, um ao lado do outro.

Quando ir?

Entre Março e Maio, Setembro e Novembro – período de outono e primavera, quando a temperatura fica amena.

O período do Ramadã também é um bom momento de visitar a Jordânia para conhecer bem a cultura islã, e aproveitar a noite, período que eles podem desjejuar.

Ramadã: É o mês do calendário islâmico onde os mulçumanos praticam seu ritual de jejum. Dessa forma é proibido o consumo de álcool e alimentos durante o dia, Para o visitante destes países é de suma importância saber que é proibido comer, beber e fumar em áreas públicas durante a luz do dia, com exceção de crianças pequenas e grávidas. Devido a isso, aconselhamos sempre carregarem sua água em uma bolsa ou mochila fechada e quando necessário beber em locais isolados. Não é permitido mastigar nenhuma espécie de chicletes ou balas durante o dia. Os hotéis continuaram atendendo com os serviços de restaurantes, mas estes deverão estar tapados com cortinas ou tábuas, para que o praticante não entre em contato visual com os alimentos e bebidas.A maioria das lojas e shoppings abre poucas horas pela manhã e são reabertos depois do pôr-do-sol até bem depois da meia-noite, fazendo com que as compras durante o Ramadã fiquem ainda mais interessantes.E durante a noite muitos cafés noturnos ficam abertos durante toda a noite e muitas vezes cheios de pessoas até o amanhecer.

O Eid al-Fitr celebra o final do Ramadã – seu nome significa “Celebração do final do Jejum” celebrada no décimo mês do calendário islâmico, é apenas um dia mas muitas vezes é celebrado por 3 dias.

O Eid al-Adah é a Grande Festa ou a Festa do Sacrifício, é celebrado no mês de Fevereiro onde há a peregrinação à Meca e a festa tem duração de quatro dias.

Quantos dias ficar?


Para um vistaço básico o ideal são 07 noites, que é o suficiente para conhecer a capital e as principais cidades: Amman, Aqaba, Petra, Wadi Rum e Mar Morto.

Para curtir um pouco mais cada cidade, recomenda-se ao menos 09 noites.

Como está próximo de Israel, muitas pessoas aproveitam o gancho de estar em Israel para dar uma “passadinha” na Jordânia, e como o cartão postal do país é Petra, ficar por 02 noites nessa cidade e 01 em Amman é o suficiente para completar a viagem Israel e Jordânia.

Ainda é possível fazer a combinação com outros países como Egito, Turquia ou Irã. E tudo dependerá da disponibilidade de dias livres para conhecer essa região.

Qual a voltagem e o tipo de tomada na Jordânia?

Na Jordânia a voltagem é 220 e a tomada são de três tipos: 3 furinhos formando um triângulo (figura D), 4 furinhos – 2 paralelos, um na parte de baixo e outro na parte de cima (figura F), 3 tracinhos – 2 paralelos e um na vertical (figura G).

Qual a moeda?

A moeda da Jordânia é Dinar Jordanino, porém pode levar dólares ou euros e trocar pela moeda local. Lugares turísticos aceitam todas as bandeiras de cartão de crédito. O dinheiro poderá ser trocado em casa de câmbios ou hotéis.

Que roupa usar?

A Jordânia é um país muçulmano, portanto roupas que cubra os ombros e na altura dos joelhos tanto para os homens como para as mulheres é aconselhável. Sapatos e roupas confortáveis também são necessários pois é um destino que anda mundo pelos atrativos turísticos, principalmente Petra. Na região do litoral biquinis e roupas de banho em geral estão permitidas.

O que visitar?

A Jordânia não é um país muito extenso e alguns lugares são partes obrigatórias nos roteiros.

Como uma das principais entradas é Amman fica possível conhecer os principais pontos turísticos em 03 ou 04 noites: Jebal al-Qal, Templo de Hércules, Palácio Omíada, Mesquita El-Malek Abdullah, Anfiteatro Romano, Museu Arqueológico, Nymphaeum e Mesquita King Hussein.

Em Madaba a Igreja Binzantina de São Jorge – local que tem o chão em mosaico com o mapa da Palestina.

Desde Amman, um lugar espetácular de visitar é Jerash – um sitio arqueológico de 800 mil metros quadrados com mais de 3 mil anos de história. Foi uma cidade romana, e atualmente são as ruinas mais bem conservadas do Oriente Médio. O que se destaca nessa cidade são: Arco de Adriano, hipódromo, Fórum, Templos de Zeus e Ártemis, avenida de colunas, teatros do sul e do norte.  

Monte Nebo também se faz um local obrigatório para visitar na Jordânia pelo peso histórico e religioso. Está a 817 metros de altura e conforme mencionado na Bíblia foi o local que Moisés avistou a Terra Prometida e morreu antes de entrar nessas terra. A vista panorâmica é a Terra Santa e para o norte a vista do vale do rio Jordão. Em dias límpidos ainda é possível ver Jerusalém e Jericó.

Um verdadeiro SPA a céu aberto é o Mar Morto – o ponto mais baixo da terra – 470 metros abaixo do nível do mar, concentra uma quantidade de sal dez vezes maior que os oceanos. A região é bem servida de clinicas terapêuticas que oferecem tratamentos a base de lama e água do Mar Morto.

Petra, o cartão postal da Jordânia e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, seu grande sitio arqueológico com 5,2 quilometros quadrados faz o visitante viajar no passado. O passeio pode ser feito durante o dia, e alguns dias da semana durante a noite –  “Petra by night”. Fundada pelos Nabateus possui templos, cisternas e teatros. A principal atração é o Al-Khazneh (Tesouro) – uma fachada de 30 metros de largura e 43 metros de altura – túmulo de um rei. Passado o Tesouro está a Rua das Fachadas, onde estão 40 tumbas e casas dos Nabateus. O segundo ponto principal da visita é o Monastério que fica a 800 degraus acima da Rua das Fachadas – maior que o Tesouro com 50 metros de largura e 45 metros de altura, leva esse nome pelas cruzes escavadas em seu interior – que possivelmente foi uma igreja no período Bizantino.
Carro está proibido dentro de Petra, mas quem quiser pode-se alugar charrete ou até mesmo subir em mulas para conhecer o sitio.

Wadi Rum é um ótimo destino, é o deserto localizado no sul da Jordânia, passeios em 4×4 são feitos para ter uma panorâmica das paisagens espetáculares do deserto. Os beduinos fazem parte do turismo, indicando os melhores locais para fotos, para ver o por do sol e ainda contar histórias sobre o deserto. Para os mais aventureiros a Rock Brigde é um bom lugar para fazer montanhismo. E ainda é possível passar uma noite sob as estrelas em um dos acampamentos, com muita comida e dança típica.

O balneário Aqaba é famoso para os brasileiros que gostam de mergulho e outros esportes aquáticos, assim também como um destino para relaxar depois de um percorrido pelo país, famoso por suas barreiras de corais encanta a todos os visitantes.  

Petra by Night:

Petra by Night é um atrativo a parte, é uma forma de visitar o sitio arqueológico sob as luzes das estrelas, e as luzes de mais de 1500 velas guiando o caminho.

O sitio se torna outro lugar na visão noturna, e as velas levam os visitantes até o Segredo, onde está todo iluminado e acontece as apresentações com um beduíno músico, contando sobre a história de Petra.

Essa atração acontece as segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras de cada semana, começando as 20:30.

É necessário visto para entrar na Jordânia?

Sim. Brasileiros deverão ter o passaporte com validade mínima de 6 meses e o visto.
O visto pode ser tirado no próprio pais – no aeroporto ou na fronteira com Israel pela Ponte Sheik Hussein ou ainda pela fronteira com o Mar Vermelho em Aravá.
Na fronteira Allenby não é possível tirar o visto.
Ou ainda poderá tirar o visto no Brasil em Brasilia ou em São Paulo na Embaixada da Jordânia.

É necessário vacina para entrar na Jordânia?

Sim, é obrigatório tomar a vacina da febre-amarela, a dose tem validade vitalicia. Pode tomar em qualquer posto de saúde, e se deve tomar no mínimo de 10 dias antes do embarque.

Qual o fuso horário de Jordânia?

Jordânia está 2 horas a mais em relação a UTC, portanto 5 horas a mais que o Brasil (horário de Brasilia), mas o país também adota o horário de verão – desde Abril a Outubro – adiantando 1 hora a mais, passando a ser 6 horas a mais que o Brasil (horário de Brasilia) – exceto no período de horário de verão brasileiro (Outubro a Fevereiro) que adiantamos uma hora – a diferença muda para 4 horas nesse período (horário de Brasilia).

É recomendado usar seguro saúde?

Não só como na Jordânia, mas em qualquer outro pais, o seguro saúde é bem recomendado, e alguns tem seguro até contra extravio de malas. Vale a pena contratar.

Qual o idioma falado pelos jordanianos?

Na Jordânia o idioma oficial é o árabe, mas em todos os lugares turísticos as pessoas falam inglês e uma parte dos comerciantes falam espanhol. Muitos pacotes turísticos oferecidos são com guia de idioma espanhol e português.

Quanto dinheiro levar?

A Jordânia não é um pais muito barato, a média de uma refeição com bebida custa em torno de USD 25,00, dessa forma considerando os gastos além das refeições, a média seria entre USD 90,00 a USD 120,00 por dia.  

Qual é o clima na Jordânia?

Na Jordânia em geral o clima é seco e árido principalmente entre maio e outubro – no verão (em agosto) a temperatura pode chegar a 48ºC no Vale do Jordão, mas em Amman a média é de 26ºC. Durante o inverno em janeiro é o mês mais frio podendo chegar a 0ªC, sendo que a média é de 7ºC. Na região sul o clima é seco durante todo o ano e a temperatura independente da estação é agradável.               

Fronteira com Israel:

São duas pontes que ligam Jordânia com Israel: Ponte Sheik Hussein e Ponte Allenby. Além de ser possível cruzar por Aravá – Mar Vermelho.

Ponte Sheik Hussein está ao norte de Amman e Jerusalém. Porém essa ponte está aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana, além de ser possível tirar o visto da Jordânia no momento de chegada.
O tempo de viagem de Amman a Sheik Hussein são de aproximadamente 2 horas, de Sheik Hussein a Jerusalém são também aproximadamente 2 horas, o trâmite na fronteira poderá demorar aproximadamente 2 horas.

Ponte Allenby está mais próximo de Amman, Jerusalém e de Tel Aviv, está localizada na região central do país. Porém essa ponte está aberta durante a semana mas os horários mudam em alguns dias – sextas, sábados e feriados fecha mais cedo – o horário pode alterar e a fronteira pode fechar sem prévio aviso.
Para a travessia da Jordânia a Israel brasileiros não necessitam de visto.
Para a travessia de Israel a Jordânia deverá ter o visto da Jordânia, pois não emitem na fronteira.
A taxa de travessia da Jordânia a Israel é de aproximadamente USD 15,00 por pessoa.
A taxa da travessia de Israel a Jordânia é de aproximadamente USD 50,00 por pessoa.
O tempo de  viagem de Amman a Allenby é de aproximadamente 45 minutos e de Allenby a Jerusalém também são aproximadamente 45 minutos.

Aravá está localizada no Mar Vermelho, a travessia pode durar entre 2 a 4 horas dependendo do dia.
É possível cruzar de Jordânia a Israel e Israel a Jordânia.
Da Jordânia para Israel as taxas de fronteiras são de aproximadamente USD 15 por pessoa.
De Israel para Jordânia as taxas de fronteiras são de aproximadamente USD 35 por pessoa.

**Entrando na Jordânia é necessário comprar o visto com um custo de aproximadamente USD 60  por pessoa.
Da Jordânia a Israel brasileiros não são necessários ter visto.

**Mas se na Jordânia tiver serviços reservados com uma agência de viagens para mais de 48 horas, poderá conseguir o visto gratuitamente.
Porém essa informação poderá ser alterada a qualquer momento, o ideal é checar antes de viajar com uma agência de viagens.

Tempo de viagem entre as principais cidades:

Em ônibus
AmmanJerash50min
AmmanMar Morto1h
AmmanPetra3h15
AmmanWadi Rum3h30
AmmanMadaba50min
AmmanTel Aviv3h35
AmmanJerusalém3h50
AmmanEilat4h
AmmanYardenit2h25
AmmanAqaba3h45
PetraAqaba2h
PetraWadi Rum1h30
PetraJerash3h30
PetraMadaba2h50
PetraJerusalém5h40
PetraEilat2h
PetraYardenit5h
Wadi RumMar Morto4h
Wadi RumMadaba3h30
Wadi RumAqaba1h
AqabaTel Aviv4h
AqabaJerusalém4h
AqabaEilat30min
AqabaMadaba3h40
Em avião
AmmanTel Aviv30min

Mar Morto, qual lado visito? Do lado da Jordânia ou do lado de Israel?

  • Os 02 países estão divido apenas por um Mar, e isso faz com que venha as dúvidas na hora de montar o roteiro. Qual dos lados visitar?

Jordânia:

  • O lado da Jordânia é mais bonito.
  • O lado da Jordânia é maior do que o lado de Israel.
  • Existem mais hotéis com infraestruturas.
  • O acesso além de tour, só poderá ser feito em taxi (ou carro alugado), portanto mais caro.
  • O valor da entrada é equivalente ao lado de Israel.
  • Mais conforto e luxo, com hotéis de redes internacionais e cada hotel tem sua praia privativa.
  • População mais conservadora.

Israel:

  • Do lado de Israel o Mar é divido entre Israel e Palestina portanto o turismo está concentrando em alguns pontos.
  • Possui praias públicas com boas estruturas.
  • O acesso é mais barato e mais fácil do que do lado da Jordânia.
  • O valor da entrada é equivalente ao lado da Jordânia.
  • Praias públicas, com estrutura de banheiro e chuveiro.
  • Hotéis  de 4* e 5*na praia de Ein Bokek, mas somente quatro hotéis possuem praia privativa: Hod Hamidbar Hotel , Hotel Spa Club, Crowne Plaza, e  Daniel Hotel.
  • Menos conforto e luxo.
  • População local menos conservadora.
Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *