Guia de Viagem – República Tcheca

Menino Jesus de Praga

Planeje sua viagem a República Tcheca!

Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.

Como ir?

Praticamente todas as cias aéreas européias voam para República Tcheca, além disso cias árabes também voam:

Swiss
Alitalia
Ibéria
TAP
Lufthansa
Air France
KLM
Latam
British Airways
Turskish Airways
Emirates
Air E
uropa

Não há voos diretos, mas é fácil chegar através de conexões nas principais capitais da Europa. Além de voos diretamente para a República Tcheca, é possível chegar em trem ou em ônibus desde países vizinhos.

Quando ir?

Como a República Tcheca está no Hemisfério Norte, as estações são ao contrário das nossas, ou seja, quando estamos no verão eles estão no inverno. A melhor época para visitar a República Tcheca é entre abril e setembro, onde as temperaturas estarão mais agradáveis e os dias são mais longos.

Quantos dias ficar?

A República Tcheca não é um país muito grande, isso facilita para quem deseja combinar a viagem com outro país. As cidades mais visitadas são: Praga, Karlovy Vary, Kutna Hora, Pilsen, Cesky Krumlov, Litomysl e Olomouc. Considerando 1  ou 2 dias em cada cidade e 3 ou 4 dias em Praga que é a capital e a cidade mais importante para visitar, no mínimo 8 a 10 dias é possível conhecer os principais pontos turísticos. 

Qual a voltagem e o tipo de tomada na República Tcheca?

A voltagem é de 220 e a tomada é do tipo europeu – dois furinhos redondos (figura C), ou de dois furinhos redondos menores e um maior entre os dois (figura E).

Qual a moeda?

Coroa Tcheca, mas os cartões de todas as bandeiras são aceitos em hotéis, restaurantes e lojas. Para melhor cambio aconselha-se levar dólares ou euros.  

Margens do Danúbio

Que roupa usar?

Independente da estação do ano, é recomendável levar calçado adequado e cômodo. No verão roupas leves e algumas impermeáveis (poderá chover), e alguma peça quente em caso de noites mais frescas. Nas estações intermediárias (primavera e outono) ideal roupas mais quente e no inverno roupas quentes, gorros, luvas e meias grossas. Leve roupa formal para sair à noite em algum teatro ou concerto. 

Clima na República Tcheca

No verão e na primavera – entre maio e agosto – geralmente é a época de chuva e as temperaturas poderão chegar em torno de 20ªC, e julho e agosto em torno de 24ªC. O inverno entre dezembro e março é rigoroso e pode chegar entre 0ªC e -5ªC com neve.

Onde ficar na República Tcheca?                

Praga: A capital e a cidade mais visitada é dividida por distritos. Aconselhável os seguintes distritos: Praha 1 que está localizado no centro, próximo as atrações turísticas e onde estão os bairros Malá Strana e Stare Mesto . Praha 2 está localizado na cidade nova: Vynohrad , Vysehrad e Praça Venceslau.

Karlovy Vary: A segunda cidade mais visita da República Tcheca é uma pequena cidade de águas termais, para melhor aproveitar a visita da cidade, a região central é um bom local para se hospedar. 

Kutna Hora: A cidade é pequena, então dessa forma o centro antigo, onde é possível conhecer os principais pontos turísticos.

Pilsen: Região central – Praça da República (Namesti Republiky).

Olomouc:  Região do centro histórico, por se tratar de uma cidade pequena, a locomoção é mais fácil.

Cesky Krumlov:  Cidade pequena e charmosa, qualquer lugar é válido para conhecer essa cidade: Praça Central, margens do Rio Vltava ou próximo ao Castelo.

Karlovy Vary

O que visitar na República Tcheca?

Praga: Ponte Carlos, Praça da Cidade Velha, Castelo de Praga, Orloj –relógio astronômico, Catedral de São Vito, Casa Municipal, Petnn, Josefov, Rotunta de São Martinho, Petnn Lookout Tower, Casa Dançante, Igreja da Nossa Senhora de Tyn, Cemitério Judeu de Praga, Museu Nacional de Praga, Mosteiro de Strahov, Museu do Comunismo, Clementium, Museu Judeu de Praga, Castelo de Karlstein, Igreja do Menino Jesus de Praga (Igreja da Nossa Senhora Vitoriosa), New Town Hall, Image Theatre (teatro negro).

Olomouc: Catedral de São Venceslau, Coluna da Santíssima Trindade, Monastério Hradisko, Igreja São Michel, Templo e Igreja de São Mauricio, Relógio Astronômico,  Igreja Vermelha, Fontes de Olomouc.   

Karlovy Vary: Colunas de Mil, Grandhotel Pupp, Chrám Svatého Petra a Pavla, Becherovka Museum, Spa Karlovy Vary, Healing Springs, Hot Spring, igreja Santa Magdalene, igreja ortodoxia de São Pedro e São Paulo.

Kutna Hora: Igreja Todos os Santos ou Kostnice, ossuário e Catedral de Santa Bárbara, Catedral da Assunção de Nossa Senhora e São João Batista, Igreja St. Jacob, Tribunal Italiano, rua Barboská, Museu da Prata, parque Breuerovy, Capela Sankturinovsky, Fonte de Pedra – Kamenna Kasna, Casa de Pedra – Kamenny Dum, Museu de Alquimia.

Pilsen: Catedral de São Bartolomeu, Praça da República (Namesti Republiky), prédio da Renascença, Coluna da Praga, Museu da Boêmia do Oeste, Fábrica da Pilsner Urquell – Pizensky Prazdroj.

Cesky Krumlov: Castelo de Cesky Krumlov, Jardins do Castelo, Torre do Castelo, Praça Central da Cidade, caiaque (durante a primavera e o verão) no rio Vltava, trilhas pela floresta que está em torno do Castelo, Museu Fotoatelier Seidel.

Krkonose: cumes de Krkonose,  Parque Nacional.

Trebonsko: Natureza com 6000 lagoas, com muitas ilhotas.

É necessário visto para entrar na República Tcheca?

Não, brasileiros podem entrar na República Tcheca sem visto, apenas com o passaporte com validade mínima de 6 meses, podendo ficar até 90 dias como turista.

É necessário vacina para entrar na República Tcheca?

Não é obrigatória.

Qual o fuso horário da República Tcheca?

A República Tcheca está 1 hora a mais que a UTC , portanto 4 horas na frente que o Brasil (horário de Brasilia), durante o verão europeu – entre março e outubro adianta 1 hora, ficando 3 horas a mais que o Brasil (horário de Brasilia).

Karlovy Vary

É recomendado usar seguro saúde?

Não só como na Jordânia, mas em qualquer outro pais, o seguro saúde é bem recomendado, e alguns tem seguro até contra extravio de malas. Vale a pena contratar.

Castelo de Praga

Qual o idioma falado pelos tchecos?

Na República Tcheca o idioma é o tcheco, que para nós latinos é quase impossível entender. Nos atrativos turísticos  o inglês é usado. Em alternativa pode-se em alguns lugares falar alemão. Alguns circuitos são oferecidos com o idioma espanhol.

Quanto dinheiro levar?

A Republica Tcheca não é um pais muito caro, é possível fazer muitas compras e comer bem, claro se for um pouco afastado do centro ou da região do Castelo em Praga. Para os amantes de cerveja: lá na Republica Tcheca ela custa mais barata que a água. E como a moeda é a Coroa Tcheca, e está um pouco desvalorizada pelo dólar e euro, acaba ficando mais barato viajar. Considere entre USD50,00 a USD100,00 por dia para comer bem, conhecer cidades vizinhas, fazer compras e não passar vontade de nada.

Ponte Carlos IV em Praga

Sites de museus em Praga para sua viagem:

http://www.czechtourism.com/pt/c/prague-troja-chateau/ – Palácio de Troja

http://www.mozart.cz/ – Teatro de Marionete

http://www.jewishmuseum.cz/ – Museu Judeu

http://www.nm.cz/Hlavni-strana/Visit-Us/Antonin-Dvorak-Museum.html?xSET=lang&xLANG=2 – Museu de Antonin Dvorak

http://www.nm.cz/Hlavni-strana/Visit-Us/Lapidarium-Lapidary-Exhibition-of-Stone-Monuments.html – Lapidarium

http://www.nm.cz/ – Museu Nacional

https://www.hrad.cz/en/prague-castle-for-visitors – Castelo de Praga

Tempo de viagem  entre cidades da República Tcheca e algumas capitais europeias:

Em ônibus:
PragaPilsen1h
PragaCesky Krumlov3h
PragaKarlovy Vary2h
PragaKutna Hora2h
PragaBrno2h30
PragaBerlim4h30
PragaColônia10h
PragaViena4h
PragaBudapeste7h
PragaBratislavia4h
PragaVarsóvia10h
Em trem:
PragaBrno3h
PragaOstrava4h
PragaOlomouc3h
PragaPilsen1h40
PragaKutna Hora1h30
PragaPrerov2h30
PragaCesky Krumlov3h30
PragaMarianske L2h15
PragaBreclav3h15
PragaPardubice1h
PragaBohumin3h15
PragaHranice Na Morave2h50
PragaBerlim5h
PragaViena4h
PragaVarsóvia8h30
PragaBudapeste7h30
PragaBratislavia4h

Onde comprar?

Em Praga é possível comprar em lojas luxuosas como as que ficam na rua Parizska, ela é uma das mais caras da Europa. Já na Praça da República há um grande centro comercial – Palladium.

A avenida Prikopech que está próximo a  praça da cidade velha também tem um grande comércio, onde é possível encontrar bastante variedade desde souvenirs a cristais. Na rua Prikope estão dois shoppings: Slovansky Dum e Shopping Centre Broadway. A rua Václavské Námesti também poderá encontrar galerias e algumas lojas de grife. O Mercado Havelský Trh poderá encontrar belos souvenirs.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *