Planeje sua viagem a Rússia!
Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.
Como ir?
Voos diretos para a Rússia não tem, deverá fazer conexão em algum pais da Europa
Alitalia
Iberia
TAP
Airfrance
Lufthansa
KLM
Qatar
Quando ir?
Por estar no hemisfério norte, as estações são invertidas, em relação ao hemisfério sul. E por ser famosa por ter um inverno rigoroso, não é muito aconselhável viajar entre os meses de novembro a março.
Alta temporada é entre junho a setembro, nesse período é o das Noites Brancas, onde tem muitas horas de luz durante o dia. Os preços sobem em São Petersburgo.
Meia temporada é entre maio e outubro. No final da primavera e início do outono o país fica coberto por uma manta verde e avermelhada, respectivamente.
Baixa temporada é entre novembro a abril. A melhor época para esquiar e visitar museus e galerias.
Abaixo algumas datas festivas:
Temporada de Ano Novo (dezembro a 14 de janeiro): Sem dúvida, a celebração mais querida do país são as lendárias celebrações oficiais de Ano Novo, que na Rússia duram uma semana inteira. Extraoficialmente, os russos costumam abrir a rolha do champanhe e aumentar o volume da música em meados de dezembro, quando os bazares de Ano Novo, as pistas de patinação no gelo ao ar livre e os festivais no gelo estão em pleno andamento. De uma forma única é possível ver o Ano Novo duas vezes na Rússia. O esplendor dos fogos de artifício, dos banquetes, das reuniões familiares e da diversão na neve se repetem novamente no dia 14 de janeiro, dia de Ano Novo, de acordo com o calendário russo pré-revolucionário, o calendário juliano. Melhor lugar para comemorar: Moscou e São Petersburgo
Dia Internacional da Mulher (8 de março): É um termo um tanto impróprio. Embora o dia seja certamente mais feminino (chocolates e flores são símbolos deste feriado), apenas os antigos estados soviéticos e os seus actuais aliados celebram o Dia da Mulher de uma forma significativa. Juntamente com a valorização das mães, avós, irmãs e tias, esta celebração também tem um duplo significado na celebração, como um dia russo alternativo ao Dia dos Namorados. Esta combinação de feminismo, família e romance pode ser pouco ortodoxa, mas de alguma forma tudo se junta para formar algo verdadeiramente especial. Melhor lugar para comemorar: Moscou
Maslenitsa (final de fevereiro, início de março): esta celebração é a desculpa perfeita para se deliciar com todas as delícias da culinária russa. Embora muitas vezes traduzido como “Entrudo” ou Dia da Panqueca, Maslenitsa difere muito deste dia. Para começar, Maslenitsa, o festival das panquecas, dura uma semana inteira, resultando em montanhas de panquecas finas douradas com manteiga. Na Rússia, panquecas ou blinis são refeições simples. Alguns de seus deliciosos recheios são carne picada, batata, leite condensado e creme de leite. Melhor lugar para comemorar: Moscou e o Anel de Ouro.
Dia da Vitória (9 de maio): A Rússia pode ser um enigma, mas pode ser um pouco mais compreensível se aprendermos sobre a sua história. Toda primavera, no aniversário da rendição da Alemanha nazista, toda a dolorosa história da Rússia é lembrada com grande paixão e orgulho. Grandes desfiles, cerimônias solenes e exibições por todo o país proporcionam a oportunidade perfeita para os estrangeiros se sentirem parte da psique nacional russa. Chegue alguns dias antes, no dia 1º de maio, para ver as igualmente grandiosas celebrações do Primeiro de Maio, que remontam aos desfiles comunistas, com suas bandeiras vermelhas e carros alegóricos gigantes, tocando tambores pelos direitos dos trabalhadores. Melhor lugar para comemorar: Moscou e São Petersburgo.
Festival das Noites Brancas (junho) de 26 de maio a 16 de julho: São Petersburgo se torna a única cidade do mundo com uma população de mais de um milhão de habitantes que mergulha nos dias intermináveis do verão polar. Passear sob um céu rosa à meia-noite é uma experiência fascinante, no típico estilo de São Petersburgo, até o aparentemente perfeito é melhorado e levado a novos patamares. Com o céu brilhante como pano de fundo, os renomados grupos de artes cênicas de São Petersburgo saem às ruas e impressionam o público com piruetas, árias e concertos de rock. As festividades atingem o pico em junho com a maravilhosa celebração de formatura do ensino médio, Scarlet Sails; uma recriação de um romântico conto de fadas russo com um toque náutico. Melhor lugar para comemorar: o festival é celebrado apenas em São Petersburgo.
Festival Internacional de Música da Torre Spasskaya (final de agosto – início de setembro): lutando pelo amor e admiração do público, sob o ruidoso rufar de tambores e o sopro de trombones, o festival militar anual em Moscou é uma verdadeira “batalha de bandas” no verdadeiro sentido da palavra. Bandas militares de todo o mundo descem à Praça Vermelha, com a oportunidade de marchar pelas muralhas do monumental Kremlin num majestoso espetáculo anual de música e poder militar. A combinação harmoniosa de música militar, clássica, folclórica e popular, desfiles e espectáculos musicais fazem deste festival um dos eventos mais brilhantes e memoráveis do ano. Melhor lugar para comemorar: Este festival só é celebrado em Moscou.
Quantos dias ficar?
A Rússia pode ser conhecida de diversas formas, seja conectando as cidades por viagens em aviões, trem, navio ou por carro. Para conhecer o básico, aconselha ficar pelo menos 6 noites, visitando Moscou e São Petersburgo, porém quem quer se aprofundar mais na cultura russa poderá viajar por pelo menos 15 dias. Na região da Sibéria, recomenda-se ficar entre 4 a 9 dias, em Kazan, de 3 a 5 dias, em Nizhni Nóvgordo de 1 a 3 dias, Veliki Ústiug de 1 a 3 dias,e para o trem transiberiano entre 5 e 6 dias – dependendo da rota, + os dias antes e depois da viagem em trem.
Qual a voltagem e o tipo de tomada na Rússia?
A voltagem é de 220 e a tomada é do modelo: dois pontinhos paralelos na horizontal (figura C), ou dois pontinhos paralelos na horizontal e 2 losangos paralelos na vertical (figura F).
Qual a moeda?
A moeda que circula no país se chama rublo ruso. Nas casas de câmbio são aceitos dólares e euros. E praticamente todos os estabelecimentos comerciais aceitam cartões de crédito.
Que roupa usar?
Tudo vai depender da época que você for visitar o país, de todas as formas, roupas e sapatos cômodos sempre. Dentro das igrejas deverá usar roupas com pouco decote, que cubra os ombros, abaixo do joelho e que não seja apertada. Se a visita for durante o inverno, ou inicio da primaveira ou fim do outono, prepare casacos, gorros, cachecóis e luvas.
Clima na Rússia
É difícil generalizar quando falamos de um país tão grande como a Rússia, especialmente quando falamos de clima. Embora algumas partes da Rússia estejam realmente formidavelmente congeladas, ao sul, o estereótipo de que a Rússia é terrivelmente fria. Dito isto, a maioria dos estrangeiros visita apenas cidades do noroeste, como São Petersburgo e Moscou e, portanto, o clima para o qual a maioria dos turistas precisa de estar preparado apresenta características tão amenas como os frios invernos europeus.
Entre maio e setembro durante a primavera a neve geralmente desaparece e as temperaturas são agradáveis. É aconselhável evitar o degelo da primavera (março e abril). Ventos de mudança, frescos e vibrantes, enchem o ar de excitação enquanto multidões se alinham nas ruas para celebrar o fim do inverno com feriados intermináveis. Dia da Pátria, Dia da Mulher, Maslenitsa (semana blini), Masnitsya ou Maslenica, Primeiro de Maio e Dia da Vitória, além de preços com desconto, são a desculpa perfeita para visitar a Rússia na primavera. Mas os duros russos podem inaugurar a primavera em março com neve, gelo e temperaturas congelantes, tudo isso possível até meados de maio.
No verão são os meses mais quentes e também a época mais chuvosa em grande parte da Rússia Europeia. Rússia não é conhecida pelos seus verões quentes, mas na verdade o período chuvoso de maio a agosto é sempre agradável, às vezes é muito quente (em cidades como Moscou as temperaturas podem chegar perto dos 30° C). Os preços são excelentes com a temperatura, pois os turistas vêm se maravilhar com os extensos imóveis em todo o seu esplendor e com as charmosas Noites Brancas de São Petersburgo. Assim que os dois navios principais embarcam em passeios internacionais durante o verão.
A partir de novembro até meados de março, tem a queda de neve e a queda das temperaturas que criam o inverno na Rússia que todos imaginam. Não há visão mais representativa da Rússia do que a da igreja com as suas camadas de cúpulas sobressaindo sob um manto de neve. Também não existe uma época que melhor reflita o caráter do povo russo. Para aqueles que estão preparados para se agasalhar, um mês de alegria e sinceridade comoventes o aguarda durante as celebrações do Ano Novo, bem como uma série de esportes de inverno tradicionais e ousados. O inverno é longo e frio.
No outono chove muito. Carinhosamente conhecido como Babye Leto (verão indiano), as primeiras semanas do outono russo costumam ser tão douradas quanto as folhas das árvores do parque. Quando a temperatura cai para 20°C no final de setembro, os moradores locais substituem seus passeios de fim de semana por dias nos museus quase vazios e se aquecem durante as noites frescas em aconchegantes bares de jazz ou em teatros ricamente decorados para o início da temporada de balé. As temperaturas podem variar de 20ºC em setembro a -5ºC em novembro, onde pode começar a nevar.
Onde ficar na Rússia?
Em Moscou os melhores lugares para ficar é no centro. Outras opções são próximo as estações de metro. A cidade é dividida com círculos, chamados de anéis, faz uma boa referência para se localizar na cidade, e os principais para se hospedar são:
Boulevard Ring – a antiga Cidade Branca, chamada assim porque a muralha era branca. Como Moscou era alvo de muitas invasões, um dos mecanismos de defesa eram as muralhas entorno da cidade. Atualmente, os muros brancos deram lugar a belos espaços arborizados.
Garden Ring – é o segundo e o mais nobre anel da cidade. Dentro do Boulevard Ring e do Garden Ring estão os melhores hotéis de Moscou. Neste último, porém, é mais fácil encontrar opções baratas, por não ser tão procurado pelos turistas.
Third Ring Road– é o mais moderno. Sendo uma área nova, há vários hotéis em edifícios mais modernos do que nos centrais, mas é afastado do centro e ficar hospedado nesse local, só é indicado pra quem tem muitos dias na cidade.
Abaixo os melhores bairros em Moscou:
- Tverskoy é o bairro mais nobre de Moscou. É também o mais próximo do centro histórico e turístico próximo da Praça Vermelha, do Kremlim e do Balé Bolshoi, e tem uma vida noturna agitada.
- Arbat que foi revitalizado nos últimos anos e hoje, é um local que atrai os jovens, por seu estilo mais alternativo e badalado, ter cafés diferentes, vários restaurantes, galerias de arte e ótima vida cultural.
- Basmanny é um bairro mais tranquilo do que Tverskoy. É o local ideal para quem quer sossego, e não está muito afastado das atrações turísticas.
- Presnensky se destaca dos outros bairros de Moscou justamente por ser mais moderno. Seus edifícios são bem altos no melhor estilo arranha-céu e com uma arquitetura bem nova e fresca, vindo se transformando na nova área comercial de Moscou, com várias empresas e escritórios internacionais montando base ali.
- Zamoskorechie é um bairro com muitos escritórios administrativo, é um dos mais modernos, com ciclovias e áreas para pedestres.
- Khamovniki também foi um bairro operário e hoje está revitalizado com bons lugares para quem gosta de programas culturais como exposições de arte, restaurantes e bares.
Em São Petersburgo, como em Moscou, os melhores lugares para ficar é próximo ao centro. ou próximo as estações de metro.
Em Tsentralny, o distrito central de São Petersburgo, estão localizadas a maior parte das atrações turísticas da cidade. O Museu Hermitage, o Museu Russo, a Igreja do Sangue Derramado, a Catedral de Kazan ficam todos nesta área, a poucos metros da Nevsky Prospect, que é o grande eixo comercial e turístico do distrito.
Dentro de Tsentralny, é aconselhável estar nos seguintes bairros:
Dvortsovy (Дворцовый)
É uma área reduzida, mas que contém as principais atrações de São Petersburgo. Em poucas quadras estão concentrados o Palácio de Inverno, onde está o gigantesco Museu Hermitage, além da Catedral do Sangue Derramado, o Museu Russo e seus jardins. Por conta de suas atrações, o bairro é um dos mais procurados pelos turistas da cidade e um dos que mais oferece opções de hotéis. Por aqui há oferta para todos os gostos e bolsos.
Número 78
O bairro denominado Número 78. Por aqui o destaque turístico é a Catedral Nossa Senhora de Kazan. Mas o melhor local do bairro é o trecho ao redor da Estação Admiralteyskaya, que além do transporte conta com ótimos restaurantes.
Vladimirsky (Владимирский)
Esta região tem um perfil um pouco mais residencial e conta com três estações de metrô, ligadas às linhas 1, 3 e 4, que a tornam uma boa opção de estadia. Mesmo para quem tem orçamento limitado, a região também é ótima alternativa. O ponto de destaque é a Rua Rubinshteina, que é repleta de bares, funcionando como um dos melhores pontos de vida noturna da cidade.
Liteyny (Литейный)
O bairro de Liteyny tem características parecidas com Vladimirsky, mas ao contrário dele, conta com apenas uma estação de metrô (Chernychevskaya) que fica bem afastada de seu pedaço mais movimentado. Com isso, ao reservar sua estadia aqui, o conselho é reservar hotéis localizados na própria Nevsky Prospect e não dentro do bairro.
Admiralteyskiy
É um distrito enorme, que em sua maior parte não tem atrativos para os turistas, exceto por um de seus trechos. Ali se concentram o Almirantado de São Petersburgo, que dá nome à região, a Catedral de Santo Isaac e o Cavaleiro de Bronze, a estátua equestre em homenagem a Pedro, o Grande.
Ilha Vasilevsky
Onde fica localizado o Museu Kunstkamera. A área conta com muitas alternativas de hospedagem em geral opções de perfil bem econômico e a localização afastada do centro da cidade não compensa a economia. Caso queira reservar suas diárias por aqui, procure algo perto da margem do Rio Neva ou da Estação de metrô que atende a ilha, a Vasileostrovskaya (linha 3).
Petrogradskiy
É outro distrito formado por um arquipélago localizado à margem do Rio Neva. A ilha de maior destaque é a que é ocupada pela Fortaleza de Pedro e Paulo, o grande ponto turístico da região. Assim como em Vasileostrovskiy: a distância do centro da cidade não compensa a economia. Ao procurar um hotel nesta região, dê preferência aos localizados próximos à Fortaleza e à estação Gor’kovskaya do metrô.
Kazan
O centro da cidade é onde está os mais importantes pontos turísticos do local, como igrejas, parques, museus, teatros, centros esportivos, monumentos e outras construções históricas. Além disso, ali há uma grande variedade de transporte público, lojas, cafés, restaurantes e opções de hospedagem,
O que visitar na Rússia?
A capital Moscou, famosa pela histórica Praça Vermelha e deslumbrante com o melhor da cultura russa no Teatro Bolshoi, tendo ao seu alcance todo o conforto e facilidades de uma grande cidade. Propriedades reais centenárias como Tsaritsyno, locais da era soviética como o Mausoléu de Lenin e as Sete Irmãs, juntamente com os arranha-céus da cidade de Moscou e a alta tecnologia Star City, pintam uma história vívida da Rússia. desde o seu início como principado até ser a capital de uma superpotência mundial. Não há melhor lugar para começar a sua viagem na Rússia do que a vasta, vibrante e sempre acolhedora capital que é Moscovo: a maior cidade da Europa. Principais pontos turísticos: Praça Vermelha, Kremlin, Mausoléu de Lênin, Museu Histórico do Estado, Teatro Bolshoi, Abart Street (rua de pedestre), Parque VDNkh, Zaryadye Park, Parque Gorky, Tetryakov Gallery, Ostankino TV Tower, Panorama 360, shopping GUM, Catedral de Cristo Salvador, Catedral de São Basílio , fazer um passeio de barco no rio Moskva e conhecer o famoso metrô de Moscou.
São Petersburgo acompanha Moscou nos roteiros, e com ponto de vista de uma das cidades mais culturais do mundo: São Petersburgo. Longe da agitação de Moscou, o tempo parece ter parado. Reflexos de edifícios barrocos brilham nos canais e as cúpulas douradas das catedrais neoclássicas dominam o horizonte sem deixar vestígios de arranha-céus. O Hermitage, Peterhof e Mariinsky, grandes bastiões de prestígio, estão repletos de joias escondidas, como o Mosteiro Alexander Nevsky e o Palácio Pavlovsk. Na capital da Rússia Imperial, cultura, história e arquitetura se entrelaçam para formar uma cidade tão romântica que faria cantar o coração de um poeta. Visite a Igreja do Sangue Derramado, Ponte do Palácio, o Museu Russo, Palácio de Catarina, Navio Aurora, Fortaleza de São Pedro e São Paulo, Nevsky Prospekt, Catedral de Santo Isaac, Museu Fabergé, faça um passeio de barco pelos canais e pela noite veja alguma obra no Teatro Marrinsky.
Sibéria , a cultura eslava na terra da taiga, nos Montes Urais e no Lago Baikal, na maior região da Rússia. Veja como gerações de siberianos dominaram condições climáticas extremas em cidades históricas como Tobolsk e maravilhe-se com as forças da natureza nas ilimitadas florestas selvagens da Sibéria.
Kazan, nas margens do Volga, o ocidente encontra o oriente na capital da República do Tartaristão: Kazan. Tendo sido fundada há mais de um milénio pelos mongóis, esta cidade ainda mantém a sua aura pomposa, digna de uma cidade-chave da Horda Dourada. No entanto, elementos do mundo ortodoxo e do imperialismo diluíram as influências orientais durante os quinhentos anos de reinado russo. Veja o lado menos conhecido da Rússia, descubra seus laços com a Arábia e a Ásia e conheça russos de muitas religiões e rostos – como uma boneca matryoshka, Kazan é cheia de surpresas. Inclua no roteiro: Kremlin, Palácio da Agricultura, Mesquita de Kul Sharif, Ilha Sviyazhsk, Torre de Söyembikä e conheça as estações de metrô.
Nizhny Novgorod, é a maior cidade fechada da Rússia, este centro industrial histórico ainda permanece desconhecido de muitos turistas. No entanto, segundo a UNESCO, o seu conjunto de catedrais medievais merece um lugar entre as 100 cidades mais importantes do mundo. Navegue os 480 quilometros de Moscou pelo Volga ou pegue o trem noturno para ter os antigos tesouros da Rússia quase só para você. Visite o Kremlin e o Museu da Fotografia.
Veliki Ústiug, na região norte do Volga, nas florestas profundas e escuras, uma terra de criaturas míticas atrai aqueles que têm corações jovens. Ded Moroz (Father Frost, o Papai Noel russo) recebe milhares de convidados em sua residência oficial nos arredores desta pequena cidade. Com seu fantástico palácio esculpido em madeira, os contos de fadas russos ganham vida com a ajuda da horrível Baba Yaga e da bela Snegurochka. A própria Veliki Ustiug é encantadora e pitoresca, sendo uma das poucas cidades na Rússia com quase toda a sua arquitetura pré-revolucionária intacta. Na época czarista, era famosa pelos seus artesãos, que produziam iconografia religiosa, cujos exemplos podem ser admirados no Museu de Iconografia da vila.
Vale destacar as famosas rotas turisticas:
Anel de Ouro: Siga a rota do peregrino pelas primeiras cidades da antiga Rus para descobrir as pitorescas aldeias do passado e as primeiras igrejas ortodoxas. Cada uma das oito cidades que compõem esta trilha histórica tem pelo menos uma catedral com cúpula dourada e todas as cidades estão convenientemente localizadas em um círculo ao redor de Moscou; daí o seu nome Anel de Ouro: Serguiev-Possad, Pereslavi-Zalessky, Rostow, Kostroma, Ivanovo, Suzdal e Vladimir.
Kizhi ou Ilha Kijí: Navegação pelo Canal Báltico do Volga até os lagos cristalinos da Carélia para ver o fabuloso assentamento de Kizhi, uma das maiores concentrações históricas de izbas (edifícios longos) russos.
Transiberiano: Atravessando toda a Rússia a divisão Leste-Oeste e veja a Rússia como ela realmente é, na viagem de sua vida: o épico Expresso Transiberiano. Quer você durma em um platzkart (terceira classe) ou desfrute de uma cabine na primeira SV digna de um czar, no final de sete ou mais dias com seus companheiros de viagem e as babushkas (velhinhas) que vendem no plataformas, esta jornada garantirá que você tenha atravessado e superado as complexidades e absurdos da cultura e da história russa.
Observação da vida selvagem: rastreie um urso polar no Círculo Polar Ártico, pesque salmão rosa nos abundantes rios de Kamchatka e caminhe pela Grande Rota do Baikal, com suas florestas repletas de pássaros cantores.
É necessário visto para entrar na Rússia?
Não é necessário de visto para visitar a Rússia por um período menos de 30 dias. O passaporte deverá ter uma validade mínima de seis meses considerando a data de retorno ao Brasil e duas páginas em branco.
É necessário vacina para entrar na Rússia?
Não.
Qual o fuso horário da Rússia?
Rússia está 3 horas a mais que a UTC, portanto 6 horas a mais que o Brasil (horário de Brasilia).
É recomendado usar seguro saúde?
Não só no Rússia, mas em qualquer outro pais, o seguro saúde é bem recomendado, e algumas seguradoras tem seguro até contra extravio de malas. Vale a pena contratar.
Qual o idioma falado pelos russos?
Oficialmente o russo é o idioma desse país, porém em locais turisticos é usado o inglês e existem muitos pacotes turísticos oferecidos em espanhol.
Quanto dinheiro levar?
Russia não é um país caro. Separe entre USD 50 a USD 70 diarios para as refeições, transporte, tours e compras de souvenirs.
Tempo de viagem entre as principais cidades:
Em ônibus | ||
Moscou | Vladimir | 3h20min |
Moscou | Serguiev-Possad | 1h |
Moscou | Pereslavi-Zalessky | 2h |
Moscou | Rostow | 3h |
Moscou | Suzdal | 3h25min |
Moscou | Ivanovo | 4h40min |
Moscou | Kostroma | 5h |
Moscou | São Petersburgo | 8h |
Serguiev-Possad | Pereslavi-Zalessky | 1h10min |
Serguiev-Possad | Vladimir | 2h35min |
Serguiev-Possad | Rostow | 2h |
Serguiev-Possad | Suzdal | 3h |
Serguiev-Possad | Ivanovo | 4h |
Serguiev-Possad | Kostroma | 4h |
Pereslavi-Zalessky | Vladimir | 2h |
Pereslavi-Zalessky | Rostow | 1h |
Pereslavi-Zalessky | Suzdal | 2h |
Pereslavi-Zalessky | Ivanovo | 3h |
Pereslavi-Zalessky | Kostroma | 2h50min |
Vladimir | Rostow | 3h |
Vladimir | Suzdal | 47min |
Vladimir | Ivanovo | 2h |
Vladimir | Kostroma | 3h30min |
Rostow | Suzdal | 2h30min |
Rostow | Ivanovo | 2h |
Rostow | Kostroma | 1h50min |
Suzdal | Ivanovo | 1h11min |
Suzdal | Kostroma | 2h45min |
Suzdal | Rostow | 2h15min |
Ivanovo | Kostroma | 1h30min |
Em trem | ||
Moscou | São Petersburgo | 3h30min |
Em avião | ||
Moscou | São Petersburgo | 30min |
Onde comprar?
Em Moscou existem grandes centros comerciais, os principais são:
- Petrovka Boulevard, Rua Arbat e Rua Tverskaya – são rua com muitas variedades de lojas.
- Shopping GUM – um lindo shopping na Praça Vermelha.
- Okhotny Ryad Shopping Center – outra opção de shopping.
Em São Petersburgo temos as seguintes opções:
- Shopping Gostiny Dvor – localizado na avenida Nevsky
- Avenida Nevsky com muitas opções de lojas.
- Shopping Center Sennaya
- Souvenir Market – paraíso para as lembrancinhas russas.