Guia de Viagem – China

Guangzhou

Planeje sua viagem a China!

Todas as informações necessárias e sugestões de roteiros para você escrever no seu diário uma magnífica viagem.

CHINA

Como ir?

Literalmente a China está do outro lado do mundo, então muitas ofertas de voos exige conexões em alguma parte do mundo (Oriente Médio, Estados Unidos ou Europa):

Qatar
Emirates 
KLM
Turkish
Delta
Korean Air
All Nippon Airways (ANA)
Qantas
Lufthansa
Air France
TAP
Austrian Airlines
Air China
Swiss
Air Canada

Quando ir?

Todo o ano é possível visitar a China, porém o inverno é muito rigoroso, principalmente nas cidades do norte. Não podemos deixar de mencionar, que em fevereiro (inverno) é a comemoração do ano novo chinês, que também é interessante visitar o país nessa época.

A capital Pequim,  o turismo é aconselhável entre primavera e outono, ou seja, entre meados de abril a meados de novembro.

Shangai, também é aconselhável viajar entre a primavera e outono, ressaltando que no verão as temperaturas podem passar dos 35ªC.

Harbin ao contrário das outras cidades, é o lugar que deve ser visitado no inverno, por estar ao norte da China, as temperaturas ficam sempre negativas e o maior festival internacional de escultura de gelo atrai vários turistas.

Em Xian, que faz parte do triangulo das principais cidades turísticas da China, também é aconselhável visitar entre meados de abril a meados de novembro.

E Guilin também está entre as cidades que deverão ser visitadas entre meados de março a meados de novembro.

A vizinha de Guilin – Guangzhou, está no mesmo período de visitação, entre meados de março a meados de novembro.

E para quem quer visitar as fofuras do panda, em Chengdu, a melhor época é na primavera (março a maio) e outono (setembro a novembro), no verão e no inverno as temperaturas são muito extremas.

A Veneza chinesa Zhouzhuang está próximo de Shanghai e se inclui no período de visita entre a primavera e outono. 

Em Hangzhou recebe turistas todo o ano, porém é entre março e junho que as temperaturas estão mais agradáveis e a cidade mais florida.

Suzhou é recomendável ser visitada ou na primavera ou no outono, verão e inverno as temperaturas são extremas também.

Em Hong Kong e Macau a melhor época é no período seco que é entre novembro a fevereiro, que coincidem com o inverno, porém não é tão rigoroso, pois está ao sul da China.

Guilin

Quantos dias ficar?

Tudo depende do roteiro que fará, e quantas cidades será visitada. O tour mais tradicional, que poderá ser feito em pelo menos 07 noites é: Pequim + Xi’An + Shanghai.

Mas se o roteiro incluir mais cidades, entre 10 e 18 dias poderá fazer um bom roteiro incluindo Guangzhou, Guilin, Hangzhou e Chengdu.

Em Hong Kong é uma cidade a parte da China, para aproveitar todos os atrativos que a cidade oferece, é aconselhável estar pelo menos 05 a 07 noites, suficiente para visitar Macau e estar 01 ou 02 noites.

Qual a voltagem e o tipo de tomada na China?

A voltagem é de 220 e a tomada é do tipo europeu – dois tracinhos na diagonal e um tracinho na vertical (figura I), em Hong Kong é um tracinho na vertical e dois tracinhos na horizontal (figura G).

Qual a moeda?

No China a moeda é o Yuan, e em Hong Kong é o dólar de Hong Kong, mas poderá chegar no país com Dólares e trocar nas casas de câmbios, os cartões de todas as bandeiras são aceitos em hotéis e restaurantes.

Que roupa usar?

É um pais de climas extremos tanto no inverno como no verão, porém mesmo que você viaje em pleno verão, tem que lembrar que é um pais budista, que muitas cidades têm templos importantes que vale a pena ser visitado, portanto, sempre ter na mala uma roupa leve, porém nada decotada, curta, ou justa. .

Xi’An

Clima na China

Levando em consideração que a China está no Hemisfério Norte, portanto as estações são invertidas das estações no Brasil.

Quanto mais ao norte, mais frio, e quanto mais ao sul, mais calor.

Começando pela capital Pequim, um bom exemplo de extremo, que no verão pode superar facilmente os 30ºC e com alta possibilidade de chuvas, e no inverno é seco e a temperatura pode chegar a -5ºC e não ultrapassa os 12ºC

Em Shangai o verão pode ultrapassar os 30ªC, porém é a temporada de chuvas, o inverno as temperaturas caem até 2ºC, no outono o clima é seco e na primavera poderá ter chuvas. Esporadicamente poderá ter tufões tropicais no verão e inicio do outono.

Em Xi’An entre dezembro a fevereiro é o período de temperaturas mais baixas, entre 0ºC a 3ºC durante a noite e podendo chegar a 11ºC durante o dia. De março a junho o termômetro sobe mais chegando nas casas dos 32ºC, porém é um período de chuvas. Em julho a temperatura cai para 28ºC com chuvas, e entre agosto e novembro a temperatura se mantêm nas casas dos 15ºC.

Hong Kong é dividida em duas temporadas: seca e húmida, a seca é entre novembro e março com temperaturas entre 14ºC a 18ºC, e a temporada de chuva que é entre abril a outubro, e com temperaturas que podem ultrapassar os 30ºC.

Em Guilin a temperatura é mais amena por todo o ano, chegando no máximo aos 30ºC durante o verão e não ultrapassando a mínima de 12ºC no inverno.

Em Guangzhou parecido com Guilin, tem uma mínima de 10ºC durante o inverno e uma máxima de 33ºC no verão.

E Suzhou também com as duas cidades acima, tem uma mínima de 10ºC no inverno e uma máxima de 30ºC no verão.

Já em Hangzhou, o inverno tem uma variação entre 7ºC a 12ºC com chuvas, entre abril a setembro a média é de 28ºC e entre outubro e novembro a média é de 14ºC.

Chengdu o clima é mais agradável, podendo ter uma mínima de 9ºC no inverno e uma máxima de 25ºC no verão.

Zhouzhuang é um pouco extrema, no inverno os termômetros poderão cair até 3ºC, e no verão subir até 36ºC.

Em Harbin é a cidade do gelo, o inverno chega a -12ºC com poucas chuvas, e no verão pode chegar até 31ºC com mais possibilidades de chuva.

Ilha de Lantau

Onde ficar na China?   

Pequim:  A capital da China, tem as melhores opções para hospedagem nos seguintes bairros: Qianmen, que está próximo a Cidade Proibida, Gulou e Nanluguoxiang são locais menos turisticos, com os hutong (vielas), ideal para quem quer vivenciar a cultura, Sanlitun é uma parte moderna da cidade com bastante vida noturna e Wangfujing é a região central de Pequim.

Shangai: O coração financeiro da China, tem seus pontos estratégicos para se hospedar: Pudong, é onde estão os maiores e mais modernos edificios da cidade e está no lado oeste do Rio Huangpu. Em The Bund está do lado leste do rio Huangpu, está a parte histórica e um calçadão com uma bela vista dos arranhas céus, com muita agitação. French Concession, é um bairro residencial da classe média alta.

Xi’An: Próximo ao centro e a Torre Bell, onde estão os pontos turistícos.

Hangzhou: No lado oeste do rio – West Lake, próximo a Av Yan’an, e próximo ao lago, na parte sul.

Guilin: No centro da cidade, no lado oeste do Rio Li, há vários comércios e opções de hospedagem entre as pontes Cuizhu e Jiefang.

Chengdu: Próximo a Rua Chunxi onde tem muito comércio, restaurantes e opções de transporte público.

Harbin: Importante em caso de visitar a cidade no inverno, que encontre hotéis com um bom aquecimento, as principais regiões para hospedar é: Songbei, Daoli e Central Street

Guangzhou: Um local com muitos comércios é Shangxiajiu no Distrito Liwan.

Hong Kong: Uma região bastante movimentada com muito comércio é a Causeway Bay. Na Central Station e a Wan Chai também são boas alternativas para hospedagem. Em Kowloon, na região de Tsim Sha Tsui tem bastante movimento e comércio

Cidade Proibida

O que visitar na China?

Pequim: A capital do pais, e uma das principais cidades de chegada do pais, facilita para quem quer conhecer a Grande Muralha, que pode ser visitada em Pequim, a Cidade Proibida, Praça da Paz Celestial, o Olympic Green onde foi sediada as Olimpíadas de 2008, Parque Jingshan, Bairro Artístico 798, Templo do Céu, Palácio de Verão, comer o famoso Pato Laqueado, ver um espetáculo de acrobacias. Outros templos para visitar são: Templo de Confúcio, Templo das Lamas, e o Templo de Dongyue, para quem deseja fazer umas comprinhas o local é: Wangfujing Street, para um passeio de gôndola pelos canais na chamada de Veneza do Leste na região da Rua Suzhou. Para a vida noturna: Mix Club, Mao, Bungalow Tiki and Cocktail Bar, Livehouse e The Bulgari Hotel Beijing.              

Chengdu: A cidade dos pandas, onde poderá visitar e interagir com esses ursos lindos (Research Base of Giant Pand Breeding). Além dos pandas, poderá conhecer a parte antiga da cidade, ver a Ópera da Troca de Máscaras e visitar a Leshan (que está a 1 hora de distancia em trem bala).  

Shangai: É a cidade que une a arquitetura tradicional chinesa com a arquitetura moderna, os grandes edifícios: Oriental Pearl Tower, Shangai Tower (o terceiro maior edificio do mundo),  Shangai World Financial Center       , e todos com observatório para os turistas apreciarem uma vista panorâmica da cidade. Cruzeiro com jantar e música ao vivo pelo Rio Huangpu, Museu de Shangai, Parque do Povo (onde acontece a Feira do Casamento), Tianzifang – um bairro com diversidade de cafés, restaurantes e lojas de artesanato, Zologico de Shangai, Disneyland, Templo Jing’an , Cidade Velha de Shangai, Jardim Yuyuan, para os consumidores de plantão: Rua Nanjing.

Xi’An: A cidade dos Guerreiros de Terracota é um dos principais atrativos dessa cidade, além dos guerreiros, outros atrativos são: Torres do Tambor e do Sino, Pagoda do Grande Ganso Selvagem, bairro muçulmano, Fonte Musical, Monte Huashan.

Guilin: Conhecida por suas belas paisagens, e a melhor forma de conhecer é fazendo um passeio de barco pelo Rio Li, ir a Caverna da Flauta de Canas, Colina da Tromba do Elefante, Yangshou – uma pequena vila as margens do Rio Li e a Caverna Reed Flute.

Guangzhou: Essa cidade também faz um convite para um passeio de barco pelo Rio das Pérolas, visitar o Templo das seis árvores Banyan e Museu de Guangdon.  

Suzhou: Como é conhecida com a Veneza da China, obviamente um passeio de gôndola é obrigatório, não deixe de visitar o Jardim do Administrador Humilde, Shang Tang Jie Street e a rua Ping Jiang Road.

Zhouzhuang: Vizinha das cidades de Shangai, Suzhou e Hangzhou é uma das vilas mais antigas e conhecida como “cidade aquática” banhada pelo Rio Yangtze, onde tudo acontece, com passeio de barcos, e restaurantes e lojas as margens do rio. As principais pontes são: Zhenfeng, Pontes Duplas e Fu’an.

Hangzhou: Fazer um passeio de barco pelo Lago Ocidental, visitar as plantações de chá Longjing na vila de Meijiãwu e assistir uma cerimônia do chá, visitar o Templo Lingyn, Rua Héfãng, Vila Guo´s, Pagoda Baochu e Pagoda Leifeng, caminho de bambus em Yunqi, Mercado de Seda, Museu Nacional do chá chinês e Museu Qing Yu Tang, Xixi Wetland National Park – fazendo um passeio de barco, Templo City Gold, Jardim de Lotus e pela noite o show Impression West Lake.

Zhujiajiao: A Veneza chinesa localizada a 50 quilômetros de Shangai com vários canais e passeios de gôndolas. Além do passeio da gôndola, tome um tempo para visitar o Monastério Yunjin, a rua Bei Dajie e a Ponte Fangsheng.

Harbin: Conhecida pela capital do gelo, no inverno a principal atração é o Festival de Escultura no Gelo, Ice Palace Restaurant & Bar, porém quem desejar visitar a cidade no verão, os atrativos são as arquiteturas de influência russa e o Museu da Unidade 731 –  em homenagem a história sino-japonesa, conhecida como Auschwitz da Ásia, o Grande Teatro de Harbin, e o Festival da Cerveja que acontece no mês de Julho (como a Oktorberfest da China), Siberian Tiger Park – a segunda maior reserva natural da China com tigres siberianos, Catedral Sta Sofia e Templo Confúcio.

Hong Kong: Essa grande ilha tem muitos atrativos, tanto na própria ilha, como nas ilhas arredores, Victoria Peak, uma linda vista da cidade, o cartão postal, a região de Kowloon (Flower Market, Ladie’s Market, Clock Tower e Avenue of Stars), região de Causeway Bay, Man Mo Temple, pela noite ver o Symphony of Lights. Na Ilha de Lantau, o atrativo é o Buda Gigante, mas aproveite para conhecer  o Po Lin Monastery também. Em Hongk Kong também tem Disneyland e Ocean Park, os maiores parques de diversão da cidade. E por último conhecer Macau – colonizada pelos portugueses, visitar essa cidade é como andar pelos centros históricos das cidades brasileiras.  

Shangai

É necessário visto para entrar na China?

Sim, é necessário solicitar o visto na Embaixada da China no Brasil antes do embarque.

É necessário vacina para entrar na China?

A vacina da febre amarela é exigida para entrar na China.

Qual o fuso horário da China?

A China está 8 horas a mais que a UTC, ou seja, 11 horas a mais que o Brasil (horário de Brasília), entre leste e oeste.

É recomendado usar seguro saúde?

Não só como na China, mas em qualquer outro pais, o seguro saúde é bem recomendado, e algumas seguradoras tem seguro até contra extravio de malas. Vale a pena contratar.

Qual o idioma falado pelos chineses?

O idioma é o mandarim, na qual se derivou mais de 50 dialetos. Nos atrativos turísticos o inglês é usado.

Quanto dinheiro levar?

Uma viagem  China se torna cara pelo valor da passagem, porém os gastos nos locais é barato. É recomendável levar dólares para trocar pela moeda local. Calcule aproximadamente USD 50.00 diário para gastar com transporte, comida e compras.

Shangai

Tempo de viagem entre as principais cidades:

Em ferry
Hong KongGuangzhou2h00
Hong KongMacau1h00
Hong KongShenzhen45min
Hong KongZhuhai1h10
Em avião
PequimShangai1h55
PequimXi’An1h45
PequimHong Kong3h35
PequimGuilin2h30
PequimGuangzhou2h40
PequimHarbin1h40
PequimHangzhou2h10
PequimSuzhou2h00
PequimChengdu2h25
ShangaiHong Kong2h45
ShangaiXi’An2h50
ShangaiHarbin2h55
ShangaiGuilin2h50
ShangaiChengdu2h25
Hong KongHangzhou2h25
Hong KongHarbin8h55
Hong KongXi’An6h30
Hong KongGuilin5h50
Hong Kong

Onde comprar?

Em Pequim:

Rua Wangfujing
Rua Qianmen
Xidan North Street
Sanlitun
Liulichang Culture Street

Em Hong Kong é um grande comércio a céu aberto e com shoppings:

Shoppings:

  • Time Square
    Fashion Walk
    SOGO
    Causeway Bay Plaza

Em Kowloon – Tsim Sha Tsui e Mong Kok

Mercados:

  • Lady Market
    Temple Street Night Market

Em Tsim Sha Tsui

  • Nathan Road

Mong Kok          

Mercados:

  • Ladies Market
    Flower Market

Shopping:

  • Langham Place

Em Shangai

  • Rua Nanjing
Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *