Sugestões de Roteiros – Portugal

SUGESTÕES DE ROTEIROS:

Portugal é a porta de entrada para Europa para muitos brasileiros. Além do idioma facilitar, tem voos diretos para Lisboa, e o país é pequeno, fácil de visitar, até para quem tem pouco tempo.
No roteiro abaixo seria para quem tem pouco tempo e tem interesse em conhecer as principais cidades

Portugal Clássico

01 noite em Lisboa / 01 noite em Coimbra / 02 noites em Porto / 01 noite em Vila Real / 01 noite em Fátima / 01 noite em Lima

1) Lisboa

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Lisboa / Óbidos / Alcobaça / Batalha / Coimbra

Café da manhã e saída de Lisboa para Óbidos. Visita pedonal à vila medieval amuralhada, incluindo a igreja de Santa Maria. Continuação para Alcobaça para visita da igreja e claustro do mosteiro. Continuação para a Nazaré, típica vila de pescadores. Visita ao miradouro. Partida para Batalha com visita ao mosteiro de Santa Maria da Vitória, obra-prima do gótico ao manuelino. Continuação para Coimbra, histórica cidade de múltiplas tradições com a sua secular Universidade. Hospedagem.

3) Coimbra / Aveiro / Porto

Café da manhã, saída para um panorâmica da cidade observando o rio Mondego, os conventos de Santa Clara, Sé velha e igreja de Santa Cruz, entre muitos outros pontos turísticos. Visita à antiga e prestigiada universidade, que formou muitos ilustres em várias áreas da sociedade. Partida para Aveiro, cidade dos canais e dos deliciosos “ovos-moles”, apreciado doce regional. Continuação para o Porto. Hospedagem.

4) Porto

Café da manhã. Dia dedicado à segunda maior cidade de Portugal. Panorâmica com um olhar sobre a Sé, praça da Liberdade onde se situa a estátua de D. Pedro IV de Portugal (D. Pedro I no Brasil), igreja e torre dos Clérigos e Foz. Cruzeiro em barco de turismo pelo rio Douro, admirando os bairros típicos e núcleo histórico que foi declarado Património da Humanidade pela Unesco. Visita ainda a prestigiadas caves com degustação do famoso Vinho do Porto. Tarde livre na cidade. Hospedagem.

5) Porto / Braga / Guimarães / Vila Real

Café da manhã. Partida para Braga. Visita ao santuário do Bom Jesus e panorâmica da cidade que possui a mais antiga Catedral de Portugal. Continuação para Guimarães, cidade berço da nacionalidade portuguesa. Visita ao emblemático castelo e percurso pedonal no centro histórico da cidade onde poderá admirar as suas velhas muralhas, ruas estreitas e casas senhoriais. Partida para Amarante. Tempo livre para visitar o conjunto monumental constituído pela igreja e ponte de São Gonçalo e apreciar a doçaria local. Chegada a Vila Real. Hospedagem.

6) Vila Real / Viseu / Fátima

Café da manhã. Panorâmica do vale do rio Douro ao redor de Peso da Régua com os celebres socalcos de vinhas – Património Paisagístico da Humanidade – e partida por Viseu. Visita pedonal ao centro histórico da cidade com destaque para a rua Direita, Sé e igreja da Misericórdia. Partida para Fátima. Visita ao Santuário, local que evoca as aparições em 1917 de Nossa Senhora aos três pastorinhos, hoje local de peregrinação mundial, com destaque para a Capelinha das Aparições e a Basílica, onde se encontram os túmulos de Lúcia, Jacinta e Francisco. Visita ainda às casas dos pastorinhos em Valinhos, incontornável local de culto. Tempo para compromissos religiosos. Possibilidade de assistir a missa vespertina e à noite a não perder a procissão das velas. Hospedagem.

7) Fátima / Tomar / Lisboa

Café da manhã. Partida para Tomar. Visita ao convento de Cristo, uma joia arquitetônica e histórica desta cidade com destaque para a janela do capítulo em estilo manuelino. Partida para Lisboa. De tarde, continuação da panorâmica de Lisboa, focada em Belém, com visita ao mosteiro dos Jerónimos, obra manuelina singular onde se encontram os túmulos de ilustres personalidades como Vasco da Gama ou Luis de Camões. Continuação da panorâmica junto à Torre de Belém, antigo baluarte defensivo que atualmente é um dos símbolos da cidade, assim como a escultura do hidroavião “Lusitânia” que evoca a travessia aérea do Atlântico Sul, concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Regresso ao ponto de partida em Lisboa.

8) Lisboa

Café da manhã. A capital portuguesa é a principal porta de entrada em Portugal e também a cidade mais visitada. Visita ao Mosteiro dos Jerônimos, Castelo de São Jorge, caminhada pela Praça do Comércio, Bairro Alto e Alfama.

8) Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Extensão para Sintra, Cascais e Évora

Ainda nesse roteiro para quem tem mais tempo, poderá adicionar mais dias em Lisboa e aproveitar para conhecer Sintra e Cascais e Évora, adicionando mais 03 noites em Lisboa.

8) Lisboa / Sintra e Cascais / Lisboa

Café da manhã. Saída para visitar Sintra, seus castelos e palácios com seus jardins exuberantes e Cascais com a cidade praiana e com um pequeno centro com boas opções de restaurantes e bares. Retorno a Lisboa no final do dia. Hospedagem.

9) Lisboa / Évora

Café da manhã. Saída a Évora que é a capital do Alentejo, uma região famosa pela produção agrícola. A cidade data a Era Romana e é tombada como Patrimônio Mundial da Unesco. Visita ao Templo de Diana, a Capela dos Ossos e a Catedral de Évora. Hospedagem.

10) Évora / Lisboa

Café da manhã. Tempo livre e saída a Lisboa. Hospedagem.

11) Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Lisboa e as praias do sul

02 noites em Lisboa / 02 noites em Tavira / 02 noites em Faro / 02 noites em Albufeira / 01 noite em Ponta da Piedade / 01 noite em Cabo de São Vicente / 01 noite em Lisboa

1) Lisboa

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Lisboa

Café da manhã. A capital portuguesa é a principal porta de entrada em Portugal e também a cidade mais visitada. Visita ao Mosteiro dos Jerônimos, Castelo de São Jorge, caminhada pela Praça do Comércio, Bairro Alto e Alfama.

3) Lisboa / Tavira

Café da manhã e saída para Tavira, tem uma rica arquitetura histórica, pontes dignas de várias fotos e uma atmosfera tranquila e relaxante. Ao chegar em Tavira, uma das primeiras atrações que vale a pena visitar é a Ponte Romana, que remonta ao século II d.C. A ponte é um marco histórico da cidade e oferece vistas incríveis do Rio Gilão, que atravessa o centro da cidade.Outro ponto turístico muito comentado pelos turistas é o Castelo de Tavira, que remonta ao século XIII. O castelo está localizado no topo de uma colina e é palco para vistas espetaculares da cidade e dos arredores. Poderá ir ao Parque Natural da Ria Formosa, nas proximidades de Tavira. O parque é um dos tesouros naturais mais preciosos do Algarve e oferece uma variedade de trilhas para caminhada e ciclismo, além de oportunidades para observar a vida selvagem local.A Praia do Barril e a Ilha de Tavira são demais lugares que merecem atenção especial do visitante, além da possibilidade de se fazer a travessia de barco para a Ilha de Tavira, que é uma atração por si só. A travessia permite vistas que nem parecem reais, tamanha é a beleza que pode ser apreciada. Uma vez na ilha, você pode aproveitar o tempo livre para andar pelas praias e paisagens naturais. Hospedagem.

4) Tavira / Faro

Café da manhã. Saída a Faro, a capital do Algarve. Visita ao centro histórico de Faro e suas principais atrações, como a Sé Catedral e o Arco da Vila. A começar pela Sé Catedral, que é um dos principais pontos turísticos desta área, é uma catedral construída no século XIII em estilo gótico. A catedral tem uma arquitetura impressionante, com torres altas e uma fachada ornamentada. O seu interior é deslumbrante, com teto de madeira pintado e azulejos do século XVIII.O Arco da Vila é outro local imperdível. Construído no século XIX, é uma das principais portas de entrada para o centro histórico da cidade. O Arco é uma obra de arte, com arquitetura em estilo neoclássico e uma fachada diferenciada.Além desses dois locais, há outras atrações que valem a pena explorar no centro histórico de Faro. Por exemplo, a Praça da Sé, que é muito agradável para se sentar e desfrutar da vista para a catedral. Já o Jardim Manuel Bivar, em contrapartida, é um jardim público que oferece uma vista privilegiada da Ria Formosa. Hospedagem.

5) Faro / Olhão e Ilha da Culatra / Faro

Café da manhã. Saída para Olhão é uma cidade localizada na região de Faro, no sul de Portugal. O mercado tradicional de Olhão é um lugar encantador para se visitar e experimentar a cultura e a gastronomia locais, é um grande edifício de estilo neoclássico. Dentro da construção imponente, você verá uma grande variedade de produtos locais, como peixe fresco, frutas e legumes, pão e doces tradicionais.Além de fazer compras, o mercado é um ótimo lugar para experimentar a culinária local. Nas várias barracas de comida, provar pratos típicos da região é quase que mandatório, como o famoso “arroz de lingueirão”, um prato de arroz com amêijoas locais.Outro passeio interessante é aquele que vai até a Ilha da Culatra. A ilha é acessível apenas por barco, o que torna a viagem para lá uma aventura emocionante.O trajeto de barco leva cerca de 30 a 40 minutos, dependendo da empresa e das condições do mar. Dessa maneira, ao chegar na ilha, você terá tempo livre para explorar as praias e as paisagens naturais. A Ilha da Culatra é um lugar ideal para desfrutar de um dia tranquilo. E uma das praias mais populares é a Praia da Ilha de Faro, com suas águas cristalinas e areias brancas. A Praia da Culatra é mais uma opção popular, com sua generosa extensão de areia e águas calmas. Retorno a Faro. Hospedagem.

6) Faro / Albufeira

Café da manhã e saída para Albufeira que é uma das cidades mais populares do Algarve, especialmente porque reserva a Praia da Falésia, que se estende por cerca de 6 km.A Praia da Falésia é uma praia de tirar o fôlego, com falésias altas e avermelhadas que se erguem acima da areia dourada e do mar azul-turquesa. É um lugar perfeito para relaxar, curtir o sol e dar um mergulho refrescante nas águas cristalinas do oceano. Além da beleza natural, a Praia da Falésia oferece muitas comodidades para os visitantes, incluindo restaurantes, bares, lojas e aluguel de equipamentos de praia, como guarda-sóis e espreguiçadeiras. Se o intuito é aproveitar as atividades na praia, como vôlei, futebol e esportes aquáticos, como o jet ski, o visitante tem acesso a isso tudo, sem problema algum.

7) Albufeira / Praia da Marinha / Albufeira

Café da manhã e saída para Praia da Marinha, que é considerada uma das mais belas praias do Algarve e até mesmo do mundo.A Praia da Marinha, com suas águas cristalinas e calmas, torna-se o local propício para nadar e mergulhar, enquanto as formações rochosas únicas, como o famoso arco natural, possibilitam um cenário perfeito para fotos.Sem contar, ainda, as trilhas e caminhadas que podem ser feitas. Uma das trilhas mais populares é a Trilha dos Sete Vales Suspensos, que começa na Praia da Marinha e segue ao longo da costa, passando por enseadas escondidas e desfiladeiros íngremes. Para conhecer mais a fundo a região, aconselha-se o passeio de barco ou caiaque para explorar a Gruta de Benagil, destaque por sua caverna em forma de cúpula com um buraco no topo, permitindo que a luz do sol entre e ilumine o interior. Um verdadeiro show da natureza. Existem muitas empresas que oferecem passeios de barco pela costa do Algarve, e muitas delas incluem uma visita à Gruta de Benagil em seu itinerário. Retorno a Albufeira. Hospedagem.

8) Albufeira / Ponta da Piedade

Café da manhã. Saída para Lagos é uma cidade histórica com uma grande variedade de atividades turísticas e atrações. No caso da Praia Dona Ana, uma série de atividades podem ser desfrutadas no mar, como natação, mergulho, canoagem, entre outras. Já, a Praia do Camilo, possui uma pequena enseada de águas cristalinas e um pequeno trecho de areia dourada. É composta por falésias íngremes, o que a torna um lugar bastante pitoresco. Para ter acesso à praia, é preciso descer uma escadaria com cerca de 200 degraus. Mas a vista vale o esforço! Para completar a aventura, um conselho é explorar a Ponta da Piedade, uma formação rochosa que oferece vistas panorâmicas do Oceano Atlântico. A exploração da Ponta da Piedade pode ser realizada com caminhadas pelas trilhas que cortam as falésias, passeios de barco ao longo da costa e até mesmo a prática de mergulho.Posteriormente, o centro histórico de Lagos é mais um local que merece atenção. Poderá ir até a Igreja de Santo Antônio uma igreja barroca do século XVIII, localizada no coração do centro histórico de Lagos. Tornou-se famosa por seus belos azulejos azuis e brancos, que retratam cenas da vida de Santo Antônio. Demais pontos turísticos relevantes a serem visitados são o Forte da Ponta da Bandeira , que data do século XVII e foi construído para defender o porto de Lagos dos ataques dos piratas; e a Praça do Infante. Hospedagem.

9) Ponta da Piedade / Cabo de São Vicente

Café da manhã e saída para Sagres. Uma pequena cidade na ponta ocidental do Algarve, conhecida por suas paisagens e pelo seu papel histórico na Era dos Descobrimentos Portugueses. Uma das principais atrações turísticas de Sagres é a Fortaleza de Sagres.A construção foi edificada no século XV como uma fortificação para proteger a costa dos ataques de piratas e invasores. Durante a Era dos Descobrimentos, a fortaleza tornou-se um importante centro de navegação, onde os exploradores portugueses planejavam suas expedições marítimas.Hoje, a fortaleza é um museu que oferece uma visão fascinante da história marítima de Portugal. Os visitantes podem explorar o local e seus diversos edifícios, como a Torre de Menagem e a Igreja de Nossa Senhora da Graça. Confira também, nesta área, as exposições que retratam a vida dos marinheiros e dos exploradores portugueses, além de um observatório astronômico que é aberto ao público. Depois, saída ao Cabo de São Vicente. É um lugar místico que desde a antiguidade foi considerado sagrado pelos antigos romanos e pelos navegantes que se lançavam ao oceano. Atualmente, os visitantes podem desfrutar de vistas incríveis do oceano e das falésias íngremes enquanto conhecem o farol e as ruínas da antiga fortaleza que se encontram ali. O farol em si é uma estrutura com mais de 100 metros de altura!

10) Cabo de São Vicente / Lisboa

Café da manhã e saída para Albufeira que é uma das cidades mais populares do Algarve, especialmente porque reserva a Praia da Falésia, que se estende por cerca de 6 km.A Praia da Falésia é uma praia de tirar o fôlego, com falésias altas e avermelhadas que se erguem acima da areia dourada e do mar azul-turquesa. É um lugar perfeito para relaxar, curtir o sol e dar um mergulho refrescante nas águas cristalinas do oceano. Além da beleza natural, a Praia da Falésia oferece muitas comodidades para os visitantes, incluindo restaurantes, bares, lojas e aluguel de equipamentos de praia, como guarda-sóis e espreguiçadeiras. Se o intuito é aproveitar as atividades na praia, como vôlei, futebol e esportes aquáticos, como o jet ski, o visitante tem acesso a isso tudo, sem problema algum. No final do dia, retorno a Lisboa e hospedagem.

11) Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Portugal e seus vinhos

02 noites em Lisboa / 01 noite em Évora / 01 noite em Fátima / 01 noite em Coimbra / 01 noite em Vila Real / 01 noite em Guimarães / 01 noite em Porto / 01 noite em Lisboa

1) Lisboa

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Lisboa

Café da manhã. A capital portuguesa é a principal porta de entrada em Portugal e também a cidade mais visitada. Visita ao Mosteiro dos Jerônimos, Castelo de São Jorge, caminhada pela Praça do Comércio, Bairro Alto e Alfama.

3) Lisboa / Sesimbra / Évora

Café da manhã. Partida em direcção a sul cruzando o rio Tejo, para perspectiva do castelo de Palmela com excelente paisagem. Continuação para Azeitão onde visitaremos caves onde se produzem os vinhos das Terras do Sado e o famoso Moscatel, com prova no final. Seguiremos para a pitoresca vila de Sesimbra, para visita à fortaleza de Santiago com estupendo panorama sobre a praia e porto pesqueiro. Continuação pela Serra da Arrábida por Setúbal, entrando na região do Alentejo, uma das mais conceituadas na produção de vinho e azeite. Chegada a Évora. Hospedagem.

4) Évora / Vinícola / Fátima

Café da manhã. Visita ao centro da cidade classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, com destaque para o Templo romano de Diana. De seguida partimos para vinícola alentejana de eleição, visitando a propriedade onde são produzidos vinhos de qualidade superior. De tarde deixaremos a região do Alentejo para ir a Fátima. Hospedagem. Possibilidade de assistir à procissão das velas.

5) Fátima / Tentúgal / Bairrada / Coimbra

Café da manhã. Tempo para compromissos religiosos. Partida por Condeixa -a-Nova para Tentúgal pelo vale do rio Mondego. Visita a pastelaria local, onde terá a oportunidade de acompanhar o processo de fabrico do famoso Pastel de Tentúgal com degustação no final. Saída para a Bairrada. Continuação para Coimbra. Panorâmica da cidade histórica e estudantil, na margem do rio Mondego e visita ao Centro Interpretativo de Santa Clara, para conhecer o passado e o presente do velho Mosteiro. Tempo na cidade. Hospedagem.

6) Coimbra / Viseu / Douro / Vila Real

Café da manhã. Partida para Viseu. Visita pedonal ao centro histórico, onde se destaca a Catedral. De tarde seguimos para a região do Douro considerada Patrimônio Paisagístico da Humanidade pela Unesco. Visita ao museu do Douro, onde terão oportunidade de conhecer o vasto patrimônio da região, localizado em ponto estratégico frente ao rio. Segue-se a visita a uma quinta produtora de vinho do Porto, apreciando os socalcos das vinhas locais onde se produz o famoso néctar que provam no final. Continuação para Vila Real, cidade transmontana onde destacamos a louça de barro de Bisalhães e os doces conventuais. Hospedagem.

7) Vila Real / Amarante / Guimarães

Café da manhã. Partida para Amarante. Tempo livre para visitar o conjunto monumental construído pela igreja e ponte de São Gonçalo e fazer compras no comércio e feira locais. À tarde seguimos para Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa. Visita à Penha e descida em teleférico até ao centro da cidade. Panorâmica do Castelo e Paço dos Duques de Bragança. Hospedagem.

8) Guimarães / Braga / Barcelos / Porto

Café da manhã. Partida para Braga. Visita ao Santuário do Bom Jesus e panorâmica do centro da cidade. Continuação para Barcelos, cidade do famoso galo, um dos simbolos de Portugal e onde pontificam a igreja Matriz, cruzeiro do Senhor do Galo, Pelourinho e ponte gótica sobre o rio Cávado. Pela tarde seguimos para Viana do Castelo onde haverá tempo para visitar o centro histórico e para compra de recordações. Continuação para a segunda maior cidade portuguesa: Porto. Hospedagem.

9) Porto / Lisboa

Café da manhã. Manhã dedicada a conhecer a cidade. Panorâmica com um olhar sobre a Sé, praça da Liberdade onde se situa a estátua de D. Pedro IV de Portugal (D. Pedro I no Brasil), igreja e torre dos Clérigos e Foz. Cruzeiro em barco de turismo pelo rio Douro, admirando os bairros típicos e núcleo histórico que foi declarado Património da Humanidade pela Unesco. Visita ainda a prestigiadas caves com degustação do famoso Vinho do Porto. De tarde regresso a Lisboa. Hospedagem.

10) Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Açores

02 noites em Lisboa / 02 noites em Terceira / 02 noites em Faial / 03 noites em São Miguel / 01 noite em Lisboa

1) Lisboa

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Lisboa

Café da manhã. A capital portuguesa é a principal porta de entrada em Portugal e também a cidade mais visitada. Visita ao Mosteiro dos Jerônimos, Castelo de São Jorge, caminhada pela Praça do Comércio, Bairro Alto e Alfama.

3) Lisboa / Terceira

Café da manhã. Voo com destino à Terceira. Chegada, assistência e traslado ao hotel em Angra do Heroísmo. Hospedagem.

4) Terceira

Café da manhã. Pela manhã saída pela estrada da Costa Sul em direção à cidade da Praia da Vitória. Passagem por Porto Judeu, Salga, Salgueiros, São Sebastião, Serra do Cume e interior da ilha. À tarde, seguimos por estrada do interior observando hortências e manadas de gado incluindo os toiros usados nas touradas típicas da ilha, passando por Furnas do Enxofre, Algar do Carvão (visita facultativa) e Biscoitos. Regresso a Angra com paragens em diversos miradouros para observar vários cenários da ilha e, ao longe, as vizinhas São Jorge e Pico. Paragem numa fábrica de queijo regional. Hospedagem.

5) Terceira / Faial

Café da manhã. Traslado ao aeroporto e voo para a Horta, Ilha do Faial. Início da visita: saída em direção a Castelo Branco, tendo como companheira a verdejante Serra da Feteira. Continuação até ao Varadouro, magnífica baía com termas e piscinas naturais. Passeio pela zona e curta visita ao Parque Florestal do Capelo. Continuação até a Ponta dos Capelinhos, onde a paisagem foi completamente alterada com as casas e campos a serem cobertos pelas cinzas vulcânicas da erupção de 1957/58. Prosseguimento até à Caldeira, na zona central, com 400m de profundidade e 2kms de diâmetro rodeada de uma exuberante vegetação. Descida até ao Miradouro da Espalamaca, com magnífica vista sobre a Horta, a sua marina e o promontório do Monte Queimado e Monte da Guia. Hospedagem.

6) Faial / Pico / Faial

Café da manhã. Saída do cais da Horta para travessia do canal para a Ilha do Pico (20minutos). Chegada à Madalena e início da visita: Cabeço do Chão, Arcos do Cachorro e zona dos “mistérios” (extensos campos de lava). Após passagem por São Roque continuação pelo interior da ilha até à Lagoa do Capitão e Lajes. Pela tarde visita a este antigo centro baleeiro, primeiro local da ilha a ser povoado com entrada incluída no Museu dos Baleeiros (fechado às 2ªs feiras). Regresso à Madalena pela estrada sul, visitando a Igreja de São Mateus. Transporte de regresso ao Faial em ferry ao final da tarde. Hospedagem.

7) Faial / São Miguel

Café da manhã. Traslado para o aeroporto voo para Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel. Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

8) São Miguel

Café da manhã, saída em direção ao Pico da Barrosa, subindo pela encosta sul, com paragem no topo com magnífica vista sobre a ilha. Descida pela costa norte até ao Miradouro da Lagoa do Fogo, no fundo de uma cratera de um vulcão já extinto, com praias de areia branca e águas tranquilas. Continuação até à Ribeira Grande para visita à Igreja da Nossa Senhora da Estrela e Museu Etnográfico. Prosseguimento para o miradouro de Sta. Iria, plantações e fábrica de chá Gorreana, Planalto da Achada das Furnas e miradouro do Pico do Ferro, desde onde se observa uma paisagem deslumbrante da maior e mais antiga cratera vulcânica dentro da qual está situada a Lagoa das Furnas e as termas. Descida até à Lagoa para ver desenterrar o “cozido”, que esteve a cozer debaixo da terra 6h, e almoço no povoado das Furnas. Passeio no Parque Terra Nostra, com grande variedade de espécies botânicas e um parque termal. Continuação até à “Caldeiras”, zona de manifestações vulcânicas. Continuação pela estrada que contorna a Lagoa das Furnas, passando por Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilha, Praias de Água d’Alto e Milícias. Hospedagem.

9) São Miguel

Dia livre para atividades independentes. Hospedagem.

10) São Miguel / Lisboa

Transporte ao aeroporto e embarque para Portugal Continental. Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

11) Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Ilha da Madeira

02 noites em Lisboa / 02 noites em Funchal / 05 noites em Funchal / 01 noite em Lisboa

1) Lisboa

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Lisboa

Café da manhã. A capital portuguesa é a principal porta de entrada em Portugal e também a cidade mais visitada. Visita ao Mosteiro dos Jerônimos, Castelo de São Jorge, caminhada pela Praça do Comércio, Bairro Alto e Alfama.

3) Lisboa / Funchal

Café da manhã. Voo com destino ao Funchal, Ilha da Madeira. Chegada e traslado ao hotel. Restante dia livre. Hospedagem.

4) Funchal e Câmara de Lobos

Café da manhã. Conheça a cidade do Funchal ao seu ritmo, através do ônibus turístico panorâmico “Yellow Bus”, que tem paragens junto às principais atrações da cidade, e em que pode entrar e sair tantas vezes quantas quiser. Desfrute das maravilhas do Mercado do Funchal com a sua exposição permanente de flores, vegetais, frutos e peixe; percorra a Avenida do Mar, a Promenade e a zona do Lido, conheça o centro histórico do Funchal ou deslumbre-se com a vista do miradouro do Pico dos Barcelos. A rota inclui ainda a vila piscatória de Câmara de Lobos. Hospedagem.

5) Funchal

Café da manhã. Como o seu passe de Yellow Bus continua válido, aproveite para conhecer o que lhe escapou no dia anterior. Hospedagem.

6) Pico do Arieiro e Santana

Café da manhã. Saída em direção à Camacha, grande centro de obras artesanais em vime. Seguimos para o Poiso e Pico do Arieiro (o 2º mais alto da ilha). Descida até Ribeiro Frio com possibilidade de efetuar um passeio a pé de 25 minutos. Saída para a costa até Santana para observar a cultura e os costumes desta região. Tempo livre para almoço (não incuído). Retorno ao Funchal por Porto da Cruz, Portela e Machico. Hospedagem.

7) Cabo Girão e Porto Moniz

Café da manhã. Visita completa da zona oeste da ilha: Câmara de Lobos, Cabo Girão e Ribeira Brava (paragem), seguindo pelo litoral através da Ponta do Sol, Calheta, Prazeres e Fonte do Bispo em direção a Paul da Serra. Descida para Porto Moniz, lugar das piscinas naturais. O regresso ao Funchal é feito pela costa Norte: Seixal, São Vicente, Rosário e Encumeada. Hospedagem.

8) Funchal / Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto e embarque para Portugal Continental. Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

9) Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Ilhas do Triângulo Central

02 noites em Lisboa / 03 noites em São Jorge / 02 noites na Ilha do Pico / 01 noite em Lisboa

1) Lisboa

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Lisboa

Café da manhã. A capital portuguesa é a principal porta de entrada em Portugal e também a cidade mais visitada. Visita ao Mosteiro dos Jerônimos, Castelo de São Jorge, caminhada pela Praça do Comércio, Bairro Alto e Alfama.

3) Lisboa / Horta (Faial)

Café da manhã. Voo com destino à Horta. Traslado ao hotel. Hospedagem.

4) Horta / Velas (São Jorge)

Café da manhã. Início da excursão à ilha, saindo em direção a Castelo Branco, tendo como companheira a verdejante Serra da Feteira, e até ao Varadouro, magnífica baía com termas e piscinas naturais. Passeio pela zona e curta visita ao Parque Florestal do Capelo. Continuação até a Ponta dos Capelinhos, onde a paisagem foi completamente alterada com as casas e campos a serem cobertos pelas cinzas vulcânicas da erupção de 1957/58. Prosseguimento até à Caldeira, na zona central, com 400m de profundidade e 2kms de diâmetro rodeada de uma exuberante vegetação. Descida até ao Miradouro da Espalamaca, com magnífica vista sobre a Horta, a sua marina e o promontório do Monte Queimado e Monte da Guia. Ao final da tarde, ferry com destino a Velas, na Ilha de São Jorge (via Pico, 2h15m). Traslado ao hotel. Hospedagem.

5) São Jorge

Café da manhã. Partida pela costa sul com visita ao Miradouro das Velas com vista para a Vila, e seguindo pela freguesia da Ribeira do Nabo, com paragem na Cooperativa de Artesanato e Urzelina. A jornada prossegue: moinhos de S. Jorge, Casteletes, Manadas, Miradouro da Calheta, Ribeira Seca e St. Antão. Almoço. Regresso pelo lado norte, passando pela freguesia do Norte Pequeno, e visitando o Miradouro da Fajã dos Cubres, Norte Grande, Miradouro da Fajã do Ouvidor, Stº António, Toledo, Parque das Sete Fontes e Rosais Velas. Hospedagem.

6) Velas / Madalena (Ilha do Pico)

Café da manhã. Tempo livre até à hora do transporte ao cais das Velas. Ferry com destino à Madalena – Pico (1h45m). Transporte ao hotel. Hospedagem.

7) Pico

Café da manhã. Excursão que o levará aos pontos principais da ilha. A primeira paragem será nos Arcos do Cachorro, via Cabeço do Chão. Continuação pela zona dos “Mistérios”, extensos campos de lava, até S. Roque. A excursão prossegue através da estrada interior, atravessando a ilha até à Lagoa do Capitão e Lajes. Almoço e visita ao centro Baleeiro – primeiro local da ilha a ser povoado, e ao Museu dos Baleeiros (fechado às 2ªs feiras). Retorno à Madalena pela estrada sul, visitando a Igreja de São Mateus e zona de vinhas. Hospedagem.

8) Pico / Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto e embarque para Lisboa. Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

9) Lisboa

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Serra da Estrela

02 noites em Algodres

1) Algodres

Café da manhã. Percorra o centro histórico é a melhor forma de conhecer as memórias regionais de outras épocas. Conheça os diversos solares, dos quais se destacam, o Solar dos Abreu Castelo Branco, o Solar dos Albuquerques de Vasconcelos, e o Solar dos Cortes Reais. E não deixe de fora as casas brasonadas e pela Igreja da Misericórdia. Na freguesia de Folgosinho a tradição ancestral da boa mesa cria o expoente máximo da gastronomia serrana. O afamado queijo da serra tem no concelho de Gouveia um dos principais destaques à mesa. O prazer de degustar complementa-se em Gouveia com o bom vinho Dão. Visite uma quinta de Produção de Vinho com degustação. A altitude da encosta da Serra da Estrela abraça vastos vinhedos, criando propostas que refletem a energia da montanha. Requinte e aromas diversos, brancos frescos e leves, tintos de bom corpo e macios. No final da visita, delicie-se com melhor vinho do DÃO. Hospedagem.

2) Algodres

Café da manhã. Conheça esta Aldeia Histórica medieval do século XII, moldada por uma diversidade arquitetônica e artística ímpar, resultado de um legado de várias épocas. O Castelo, classificado como Monumento Nacional, possui duas torres: a de menagem situa-se entre os dois recintos muralhados; a do relógio possui um relógio de pêndulos (réplica do séc. XVII) que pauta o tempo da região através do sino. O Solar do Queijo da Serra da Estrela, construído no século XVIII, é um dos principais ocupantes do centro histórico da vila de Celorico da Beira. Desde o ano de 1998, foi transformado num espaço museológico onde se procura documentar uma das principais atividades económicas do concelho de Celorico: a produção do Queijo da Serra. Passe pela Cooperativa Agrícola da Beira Serra Nascidos a partir de uvas cuidadas em altitudes entre os 400 e os 700 metros, os vinhos da Cooperativa Agrícola Beira Serra têm em si a marca indelével das serras imponentes da região. Visite a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem. Torne-se conhecedor de todo o processo produtivo desta Adega. A 800 metros de altitude, descubra Trancoso. Inserida na rede das Aldeias Históricas de Portugal, mas também num imponente conjunto de muralhas, que remontam ao séc. XIII. Tal como a sua visita, também esta terra é coroada com a presença do Castelo milenar, que preserva ainda a sua estrutura pré-românica. Também as casas senhoriais, vários templos e um núcleo habitacional judaico do século XIV são pontos de passagem obrigatórios durante a visita.Uma aldeia tipicamente beirã, vestida de granito amarelo e que, segundo reza a lenda, pertenceu a um Juiz. Desfrute do resto do dia nesta aldeia. Hospedagem.

3) Algodres

Café da manhã. Parta à descoberta de Pinhel percorrendo as suas muralhas, tome o Largo Ministro Duarte Pacheco como ponto de partida. Atenção à parede lateral deste edifício construído para acolher os Paços do Concelho (e cadeia), aí encontrará uma pista para o cognome pelo qual Pinhel é também conhecida – “Cidade Falcão”. Descubra todas as características deste vinho regional através da visita a uma das quintas produtoras. De tarde, caminhe por esta terra. Hospedagem.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *