Sugestões de Roteiros – Rússia

Catedral de São Basilio

SUGESTÕES DE ROTEIROS:

Russia é um pais enorme, melhor dizendo, é o maior país do mundo. Porém somente uma parte de todo esse territorio é visitado por turistas de toda parte do mundo. As cidades mais visitadas são: Moscou e São Petersburgo. Desde Moscou também sai e chega os lendários trens transiberiano, que cruza toda Russia chegando em Pequim – capital da China.

O roteiro abaixo contempla somente as duas cidades: Moscou e São Petersburgo e para quem tem pouco tempo para viajar.

Russia Básica

03 noites em Moscou / 03 noites em St. Petersburgo

1) Moscou

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Moscou

Café da manhã. Moscou, a capital do país e apelidada de “Mãe da Rússia”, é uma cidade genuína russa, e devido ás dramáticas mudanças dos últimos anos, transformou-a numa das mais dinâmicas cidades do mundo. Visita panorâmica da cidade que inclui a Universidade, Teatro Bolshoi, Praça Vermelha onde se localiza o Kremlin, a Catedral de São Basílio, o Museu de História, entre outros. Continuação para visita ao Metro de Moscou. Hospedagem.

3) Moscou

Café da manhã. Saída para visita ao Kremlin, antiga residência dos czares russos e onde se encontra hoje o centro da presidência. Tarde livre. Hospedagem.

Sugerimos visitar: algum dos diversos museus e pela noite ver um espetáculo no Teatro Bolshoi.

4) Moscou / St. Petersburgo

Café da manhã. Traslado à estação e embarque em trem com destino a São Petersburgo. A viagem é feita através de espetaculares paisagens russas ao longo do Rio Volga. Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

5) St. Petersburgo

Café da manhã. St. Petersburgo é uma cidade espetacular. Os seus palácios imperiais e museus gozam de fama mundial, enquanto o Rio Neva e os seus canais deram-lhe o apelido de Veneza do Norte. Visita panorâmica da cidade incluindo a Fortaleza de S. Pedro, S. Paulo, a Praça de São Isaac e sua Catedral, Praça dos Palácios, entre outros locais. Continuação da visita ao famoso Museu Hermitage. Hospedagem.

6) St. Petersburgo

Café da manhã. Dia livre. Propomos que visite opcionalmente o Palácio de Petrodvorest. Hospedagem.

6) St. Petersburgo

Café da manhã e traslado ao aeroporto.

Com o roteiro acima que seria uma base, poderá adicionar outras cidades a partir de Moscou:

03 noites em Moscou / 01 noite em Suzdal / ‘1 noite em Yaroslavi / 01 noite em Moscou / 03 noites em St. Petersburgo

4) Moscou – Vladimir – Suzdal

Café da manhã e início do circuito “Anel de Ouro” passando pelas antigas cidades russas de Suzdal, Vladimir, Kostroma, y Zagorsk, orgulhos da cultura russa, pelo valor arquitetônico e artístico, além da beleza natural que as cerca. As terras de Vladimir e Suzdal desempenharam importante papel na formação do antigo estado russo e oferecem uma beleza inesquecível: campos, bosques e alamedas que se perdem no horizonte, paisagens presentes nos clássicos da literatura russa de Dostoyevsky, Tolstoi e Turgenev. Saída para Vladimir e visita à cidade, fundada em 1108 por Wladimir I de Monomach e capital da Rússia em meados do século XII. Dignas de nota são a Porta de Ferro, em seu duplo função de fortaleza e arco do triunfo, e a Catedral da Dormição, do século XII, com clara intenção de superar o esplendor arquitetônico da Catedral de Santa Sofia em Kiev. Continuação até Suzdal. Hospedagem.

6) Suzdal – Kostroma – Yaroslavl

Café da manhã. Visita ao Kremlin (fortaleza) de Suzdal, com a Catedral da Natividade da Virgem e suas impressionantes cúpulas em forma de cebola, e a porta de ouro com a iconografia do século XVII. Saída para Kostroma, situada na confluência dos rios Kostroma e Volga, fundada no século XII. Grandes atrações artísticas são o mosteiro de Ipatievski, o Palácio dos Romanov e a Catedral da Trindade. Continuação até Yaroslavl. Hospedagem em Yaroslavl.

7) Yaroslavl – Moscou

Café da manhã. Visita a Yaroslavl, uma das cidades mais antigas da Rússia, conhecendo a Catedral da Transfiguração do Salvador e a Igreja o profeta Elias, com a capela do Despojamento da Sagrada Vestidura. Almoço e continuação até Sergiev Posand (Zagorsk), cidade famosa por seu conjunto arquitetônico da Trindade. Neste conjunto sacro se erguem a Catedral da Assunção, embelezada por suas cúpulas azul-celeste e que abriga o túmulo de Boris Gudonov, a Igreja do Espírito Santo, o Palácio dos Czares, do século XVII. No final da tarde, saída para Moscou. Hospedagem.

8) Moscou

Café da manhã. Traslado para o aeroporto. (ou saída para St. Petersburgo.)

Anel de Ouro

03 noites em St. Petersburgo / 01 noite em Tver / 01 noite em Suzdal / 03 noites em Moscou

1) São Petersburgo

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) São Petersburgo

Café da manhã. Visita panorâmica da cidade, situada às margens do rio Neva e que foi construída sobre 40 ilhas (a vista será complementada na terça feira). Em seguida visita ao Palácio de Catalina, são 25 km do centro de São Petersburgo. A que fosse capital da Rússia dos Czares, encontra-se rodeada de numerosos palácios. Este palácio barroco de enormes de enormes dimensões e magníficos jardins e fontes já foi residência oficial de czares. Retorno a São Petersburgo e hospedagem.

3) São Petersburgo

Café da manhã, pela manhã, incluímos uma visita guiada e com entradas à Fortaleza de Pedro e Paulo (da onde se originou a cidade de São Petersburgo) e, posteriormente, o Museu Hermitage, fantástico museu de pintura, onde antes era o Palácio de Inverno dos czares. Hospedagem.

4) São Petersburgo-Novgorod-Valday-Tver

Café da manhã. Saída rumo à Novgorod, cidade que foi um dos centros culturais e políticos mais importantes da Rússia. Visita ao Kremlin (visita guiada com a entrada incluída), ao antigo bairro do mercado e a corte de Yaroslav. Continuação até Valday, pitoresca cidadela com um lago. Visita ao antigo mosteiro na ilha do lago. A viagem segue para Tver. Hospedagem.

5) Tver-Sergiev Posad-Suzdal

Café da manhã. Um passeio em Tver, cidade às margens do rio Volga, que foi centro de um pequeno Estado e era a principal rival de Moscou. Em seguida, se conhecerão algumas cidades do Anel de Ouro. Uma breve parada em Klin, onde se situa a casa do genial compositor Tchaikovsky. Continuação até Sergiev Posad, onde se conhecerá o Mosteiro da Trindade, considerado como o centro espiritual mais importante da Rússia. Também será possível conhecer como se fabricam e se pintam as famosas “Matriuskas”. À tarde, a viagem segue por estradinhas que passam por cidades históricas do Anel de Ouro: Alekshandrov (com seu kremlin de Ivan “O Terrível”) e Yuryev Polskiy, pequena cidade provincial com seu kremlin histórico. Continuação da rota até Suzdal. Hospedagem.

6) Suzdal-Vladimir-Moscou

Café da manhã. Pela manhã, visita panorâmica com guia local e entradas incluídas a Suzdal, onde se conhecerá seu kremlin e sua catedral. Seus canais, suas flores e suas cúpulas fazem parecer com que a cidade tenha saído de um conto de fadas. Para muitos, é considerada a cidade mais charmosa do Anel de Ouro (passeio com guia local e entrada incluída). No Mosteiro de São Eugênio, será possível escutar a um concerto de sinos. Continuação até o Museu de Arquitetura em madeira, que ilustra o antigo modo de vida de camponeses, com suas casas de troncos, seus moinhos e a igreja da transfiguração. Em seguida, a viagem segue até Vladimir, onde se visitará a majestosa catedral da Assunção. Chegada a Moscou ao final da tarde. Hospedagem.

7) Moscou

Café da manhã. É hora de visitar a imensa capital russa. Uma cidade que, como poucas, unem passado, presente e futuro. Entre seus principais atrativos estão: suas imensas avenidas, suas elegantes áreas comerciais, a Praça Vermelha (onde se encontra o Mausoléu de Lenin), a catedral de São Basílio e a catedral do Cristo Salvador. Hospedagem.

8) Moscou

Café da manhã. Para descobrir a “alma russa”, pela manhã será realizada uma excursão à Kolomenskoye, uma antiga fazenda dos czares, onde se assistirá uma cerimônia tradicional de casamento russo. No caminho, se passará pelo mirante da universidade, com sua fantástica visão sobre a cidade, onde os recém-casados depositam flores. Hospedagem.

9) Moscou

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Além da Russia, pode-se agregar na mesma viagem os Países Bálticos e a Escandinávia, as extensões ficariam dessa forma, podendo ser antes ou depois de visitar a Russia:

Países Bálticos:

02 noites em Vilnius
02 noites em Riga
02 noites em Tallinn
03 noites em Moscou
03 noites em St. Petersburgo

Escandinávia:

02 noites em Helsinque
02 noites em Estocolmo
01 noite em Oslo
02 noites em Copenhague
03 noites em Moscou
03 noites em St. Petersburgo

Transiberiano

A Ferrovia Transiberiana é a maior ferrovia do mundo. O Trem Transiberiano está em operação desde 1916 e seu trajeto tem 9.289 km.
A Rota Transiberiana possui 3 trajetos distintos que começam ou terminam em Moscou. Veja o mapa da transiberiana:
Para a rota que sai desde Moscou, poderá incluir um dos roteiros acima, finalizando em Moscou, antes da viagem de trem, ou para os trens que chegam em Moscou, poderá também incluir os roteiros acima depois da viagem de trem. Ou ainda fazer a extensão para as cidades na China, ou começando pela China e finalizando na Russia.


Existem 4 trens turísticos diferentes: Golden Eagle Transiberiano, Transiberiano Zarengold, Grande Expresso Transiberiano e Transiberiano Imperial Russia.


Próximo da cidade de Ulan-Ude, na Rússia, a Transiberiana se divide em duas direções: uma para Vladivostok (Transiberiana, em vermelho) e outra segue para Ulan Bator e depois Pequim (Trans-Mongoliana, em azul). Mais adiante, ao norte da Sibéria, em Chita, ainda há um ramal em direção a China (Trans-Manchuriana, em amarelo).

Transiberiana: de Moscou a Vladivostok.

São 9.289 km de extensão com um tempo de viagem na transiberiana de 6 dias, parando apenas por alguns minutos ou poucas horas nas estações.

Trans-Manchuriana: ramal de Chita a Pequim.

Passando por Harbin, a extensão da transiberiana fazendo o trajeto de Moscou a Pequim, é de 9.001 km, com um tempo de viagem de 5 dias e 23 horas.

Trans-Mongoliana: ramal de Ulan-Ude a Pequim.

Passando por Ulan Bator, a extensão da transiberiana fazendo o trajeto de Moscou a Pequim, é de 7.854 km com um tempo de viagem de 5 dias e 9 horas

Todas as 3 rotas podem ser feitas em ambos sentidos, começando e terminando em todas as cidades (Moscou, Vladivostok e Pequim)
Por questões de entendimento, normalmente é comum se referir aos três trajetos como sendo a Transiberiana. Na verdade, no trajeto em direção a Pequim também viaja-se na Trans-Manchuriana ou na Trans-Mongoliana.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *