Sugestões de Roteiros – Itália

Duomo de Milano

SUGESTÕES DE ROTEIROS:

Itália, é um país que tem muito para conhecer! É um verdadeiro museu ao ar livre. Mas além das arquiteturas impressionates, os museus de artes, tem muito mais nesse país. Para quem gosta de vinho, a itália tem vários vinhedos. Não toma vinho? Não se preocupe, você poderá disfrutar das lindas praias do sul, a famosa Costa Amalfitana, além de conhecer a Ilha de Capri. Quer um visual de montanha? Então é hora de visitar o norte da Itália, seus lagos bordeando os Alpes. Gosta da religião católica? Vaticano é o berço do catolicismo. Além das cidades que são dedicadas aos santos: São Francisco de Assis – em Assis, Santo Antônio de Pádua – em Pádua, Santa Rita de Cássia – em Cássia. Gosta de comer bem? Por toda Itália você irá passar por restaurantes com uma boa gastronômia. Então dedique pelo menos 10 dias nesse país tão diversificado.

Itália de Norte a Sul

01 noite em Milão / 02 noites em Veneza / 02 noites em Florença / 03 noites em Roma

1) Milão

Chegada ao aeroporto e traslado para o hotel. Hospedagem. Um centro de moda internacional e considerada a cidade italiana mais “europeia”, centro financeiro e comercial. Governado na antiguidade por grandes patronos italianos como o Visconti e o Sforza, sob cujo patrocínio havia grandes artistas: Leonardo da Vinci ou Bramante. Milão, como todas as cidades ecléticas, combina o antigo e o moderno à perfeição. Tempo livre, não deixe de passear pela Via Manzoni e Napoleão e admirar as janelas das grandes empresas como Versace, Dolce e Gabbana, Gucci, Armani etc.

2) Milão – Lago de Garda – Verona – Veneza

Café da manhã. Tour de orientação de Milão com Castelo de Sforza, Scala, Piazza do Duomo e Catedral. Saímos de Milão para ir ao Lago Garda e fazer um pequeno cruzeiro de barco. Mais tarde chegada em Verona onde faremos um breve passeio de orientação e tempo livre para conhecer a Casa de Julieta, a Praça Bra e a Arena de Verona, antigo anfiteatro romano usado ou hoje como palco de Ópera. Partida para Veneza. Hospedagem.

3) Veneza

Café da manhã. Navegação em um barco pela lagoa de Veneza percorrendo suas ilhas até chegarmos à Praça de São Marcos, onde faremos um passeio de orientação com a possibilidade de visitar um forno para assistir a uma demonstração do famoso vidro Murano. Resto do dia livre. Hospedagem.

4) Veneza – Pádua – Pisa – Florença

Café da manhã. Saída a Pádua para visitar a Basílica de Santo Antônio. Continuação cruzando os Apeninos até Pisa, uma das cidades toscanas mais conhecidas e admiramos sua Torre Inclinada. Chegada na tarde em Florença. Hospedagem.

5) Florença

Café da manhã. Visita panorâmica que permitirá contemplar a Piazza della Signoria, o Duomo, a impressionante Santa Maria dei Fiore, o Batistério, Santa Croce (Panteão de personagens ilustres), Ponte Vecchio etc. Resto do dia livre. Hospedagem.

6) Florença – Siena – Assis – Roma

Café da manhã e partida para Siena, onde se destaca sua Piazza del Campo em forma de leque. Continuação pela região da Úmbria para visitar Assis com a Basílica de São Francisco. Esta cidade preserva de seu passado romano os muros, o fórum, até mesmo o Templo de Minerva hoje Igreja de Santa Maria sopra Minerva. Continuação até Roma através do Vale do Tibre. A cidade imperial ganha um charme especial ao anoitecer. Hospedagem.

7) Roma

Café da manhã. Visita ao Museus Vaticanos e Capela Sistina. Depois, visita panorâmica pelo Lungotevere, Porta Portese, a Pirâmide, Porta Ostiense, Banhos de Caracalla, Santa Maria Maior, San Juan de Letrán, Coliseu, Fóruns Imperiais, Praça Veneza, Teatro Marcello, Circo Massimo, Boca da Verdade, para terminar no Campidoglio. Caminhada incluída até o bairro de Trastevere. Tarde livre. Visita aos Coliseu e Fóruns Romanos. Hospedagem.

8) Roma – Nápoles – Capri

Café da manhã. Visita a Nápoles e traslado para Pompéia para visitar as escavações da antiga cidade romana, enterrada pela erupção do Vesúvio. Saida para Nápoles e visita panorâmica da cidade, localizada na baía que leva o mesmo nome, é a cidade mais populosa do sul da Itália, logo embaque na balsa para Capri. Chegada e visita da ilha cuja Piazzetta Central, mantendo sua modesta arquitetura urbana, está cheia de lojas luxuosas, restaurantes caros e paparazzi que caçam celebridades. Passeio de barco ao longo de uma parte da costa para admirar as grutas e penhascos que a força do mar esculpiu na ilha ao longo dos anos. Retorno a Roma. Hospedagem.

9) Roma

Café da manhã e traslado para o aeroporto.

Norte da Itália

02 noites em Milão / 02 noites em Verona / 03 noites em Veneza / 01 noite em Cortina D Ampezzo / 01 noite em Funes / 02 noites em Lago Di Garda / 02 noites em Como / 01 noite em Milão

1) Milão

Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Milão

Café da manhã, explore o centro da cidade. Você deve passar pelo Duomo e pela Galleria Vittorio Emanuele II e, fazer uma visita à Última Ceia de Leonardo da Vinci em Santa Maria delle Grazie.Tempo livre para caminhar pelo Parque Sempione.

3) Milão – Parma – Verona

Café da manhã e saída para Parma, uma parada imperdível para os apaixonados pela gastronomia italiana. É ali que são produzidos alguns dos melhores produtos alimentícios do mundo, conhecidos mundialmente pelo nome e sobrenome. Não deixe de degustar o autêntico presunto de Parma, conhecer a fabricação do inimitável Parmigiano Reggiano e ter uma experiência gustativa inesquecível diante de um prato de ravióli recheado com linguiça. Visite a catedral de Parma, uma das obras mais ambiciosas da arte românica do século XII e logo à sua frente, o belíssimo Batistério em mármore rosa de Verona, de forma octogonal. Para finalizar, visite o Teatro Farnese e seja imediatamente transportado para o esplendor da época do Renascimento italiano. No caminho entre Parma e Verona ficam Módena e Mântua, cidades lindas que podem – e merecem – ser visitadas, mesmo que em apenas um dia. Chegada em Verona e hospedagem.

4) Verona

Café da manhã e visita a cidade de Verona, a cidade onde se passa a história de amor inabalável de Romeu e Julieta. Apesar de Julieta ser uma personagem de Shakespeare e não haver provas concretas de que o escritor um dia tenha pisado em Verona, há uma varanda onde o imaginário coletivo crê haver pertencido à jovem apaixonada. É lá onde as pessoas rabiscam mensagens de amor na parede, tiram fotos com seus eternos namorados e onde você deve fazer sua primeira parada na cidade. Outro passeio imperdível é o Castelvecchio, um castelo medieval restaurado nos anos 50 e 60, quando ganhou um toque mais moderno. A composição do antigo e do novo o transformam em um lugar único e interessante. Não deixe de visitar também a Arena de Verona, um anfiteatro romano que data do século I. E se for verão, assista a uma das óperas que são executadas ao ar livre nesse belíssimo cenário. Bem próximo de Veneza encontra-se Pádua, a cidade onde morreu Santo Antônio, o santo casamenteiro que é, também, padroeiro dos viajantes. Talvez você tenha um bom motivo para fazer uma paradinha lá! Hospedagem.

5) Verona / Veneza

Café da manhã, saída para conhecer o mais famoso e espetacular labirinto sobre águas do mundo. Com seus becos, praças e centenas de pontes, Veneza é uma cidade inigualável, onde a população vive literalmente sobre a água. Visite as ilhas externas de Murano, famosa pelos seus lindíssimos cristais, e Burano, conhecida como uma das cidades mais coloridas da Europa. Hospedagem.

6) Veneza

Café da manhã, e dia dedicado para conhecer Veneza. A Piazza San Marco é o coração de Veneza e um lugar imperdível na cidade. A grande praça no centro da cidade abriga a Basílica San Marco, é o centro pulsante da vida veneziana, com diversos edifícios históricos e de diferentes estilos. Ela também guarda o Palazzo Ducale, o Museu Correr e a Torre Campanile. Originalmente do século 10, a Basílica di San Marco que hoje conhecemos foi a terceira igreja construída no mesmo local. De estilo românico-bizantino, ela foi construída para abrigar o corpo de São Marcos, autor de um dos Evangelhos. Sua construção, muito imponente em forma de cruz grega possui cinco cúpulas e belos portais. Rica em mármores de diferentes cores e em mosaicos impressionantes, grande parte em ouro, as imagens do interior da basílica revelam a retratação de momentos bíblicos. A torre do sino, bem na frente da Basílica de San Marco, tem 99 metros de altura. Ela já serviu como uma farol de navegação, para embarcações, e hoje sua parte mais alta está aberta ao público. O campanário oferece uma visão panorâmica incrível da cidade, que vale muito a pena conhecer! Principal canal de Veneza, ele é utilizado para transporte público da cidade e demais embarcações que circulam por lá. É uma espécie de avenida de Veneza! Caminhando pela cidade você acabará passando pelo canal em algum momento, seja a pé ou com um passeio de barco. Mais famosa dentre as várias pontes de Veneza, a Ponte Rialto atravessa o Grand Canal e durante séculos foi o único modo de atravessá-lo. A ponte em mármore tem um visual muito bonito no fim de tarde e vale a pena parar durante algum tempo em seu ponto mais alto para observar o movimento das embarcações. Próximo da ponte funciona o Mercado di Rialto, que há séculos abastece a casa de moradores da cidade com peixes, frutas e verduras. Entre um passeio e outro durante suas andanças pela cidade você pode aproveitar para fazer um passeio de gôndola. Eles não são exatamente uma pechincha, mas sem dúvida são um símbolo do romantismo da cidade, ainda mais com os gondoleiros cantando suas canções. O passeio pode ser feito até durante a noite, quando os canais de Veneza ficam mais pacatos. Hospedagem.

7) Veneza

Café da manhã, ainda conhecendo a cidade, poderá visitar a importantíssima atração de Veneza, o Palazzo Ducale (Palácio Ducal, ou Palácio do Doge), está no centro da cidade e durante vários séculos foi a sede do governo de Veneza. O edifício possui uma arquitetura externa de estilo gótico, que é bonito, mas não impressiona tanto quanto seu interior. Portanto, se tiver tempo disponível, visite-o internamente porque o passeio é incrível! O palácio é enorme, tem exposições temporárias, salões muito decorados e adornados, dentre eles os apartamentos do duque, as salas como Sala delle Quatrro Porte, Sala Consiglio dei Dieci, Sala del Maggior Consiglio, além de antigas prisões. É possível fazer uma visita guiada no local e inclusive fazer um tour chamado Itinerari Segreti, que passa por áreas mais privadas e secretas. Uma das principais pontes de Veneza, a Ponte dos Suspiros, liga o Palazzo Ducale e a Prisão Nova. Ela é uma das fontes mais fotografadas da cidade, mas tem um história triste, já que segundo uma das versões que se dá para seu nome, é dos prisioneiros que passavam pela ponte soltavam um gemido, já que estavam prestes a serem condenados no palácio ou seguir para a execução. Durante a tarde, você pode aproveitar para conhecer alguma outra igreja da cidade, como a Basílica di Santa Maria della Salute, que está às margens do Grand, é um exemplo da arquitetura barroca veneziana e foi construída em agradecimento pelo fim da peste. Hospedagem.

8) Veneza – Cortina D Ampezzo

Café da manhã e saída para Cortina d’Ampezzo é uma pequena cidade da Região do Vêneto que ficou famosa quando sediou os Jogos Olímpicos de inverno de 1956. De lá para cá, tornou-se uma das cidades mais glamorosas do mundo, frequentada por gente rica e famosa. E a razão de tanta fama é a sua inegável beleza, particularmente desfrutada pelos amantes da estação mais fria do ano e dos esportes de aventura. No inverno, você pode se divertir nas estações de esqui e na prática de escalada no gelo, fat bike, snow-kite, snowboarding, passeios de snowmobile, trekking de inverno, além de românticas descidas noturnas de trenó. Para quem sobe a montanha no verão, não vê o charme de Cortina d ́Ampezzo coberta de neve, mas ganha outras opções de passeio, como canoagem, golfe, e caminhadas com cães husky, passeio que as crianças particularmente adoram! Na Corso Itália, principal rua da cidade, as suas butiques de luxo convidam ao menos a uma olhadinha nas glamourosas vitrines. Hospedagem.

9) Cortina D Ampezzo – Funes

Café da manhã em um caminho percorrendo estradas sinuosas em meio aos picos rochosos das Dolomitas, você chega em Val di Funes. O vale pode não ser tão luxuoso nem tão conhecido quanto a cidade de Cortina d´Ampezzo, mas esse aparente anonimato de Funes está prestes a acabar. Aliás, os asiáticos já frequentam há tempos a região em busca da igrejinha bucólica que se esconde em meio aos verdes prados alpinos. Visite a chiesa di Saint John in Ranui e logo você estará exclamando o quão bela é essa região da Itália que fala alemão e ladino. Aliás, é desse dialeto curioso, o ladino, que vem a palavra “enrosadira”, um fenômeno natural surpreendente que acontece nas Dolomitas. Dependendo da posição do sol e das condições atmosféricas, o calcário das Dolomitas costuma ficar vermelho-rosado. Esse fenômeno acontece durante o nascer e o pôr do sol, as melhores horas para apreciar a paisagem de todo Val di Funes. Hospedagem.

10) Funes – Lago Di Garda

Café da manhã e saída para o maior lago da Itália é rodeado de inúmeros vilarejos charmosos para se visitar. Para circundar todo o lago di Garda é preciso percorrer 160 km e ter ao menos cinco dias livres no roteiro. Por isso, sugerimos que no primeiro dia você monte sua base em Riva del Garda para explorar o norte do lago. Aproveite conhecer as praias do lago de Torbole e o teleférico de Malcesine.

11) Lago Di Garda

Café da manhã, saída para contornar o lago pela margem oeste e siga em direção ao sul. E quando chegar a bela vila histórica de Sirmione, desfrute o resto do dia passeando pelas pequenas ruas dessa incrível cidade fortificada construída em uma península. Visite a Bérgamo está no caminho entre Garda e Como, nosso próximo destino, e pode fazer parte de uma parada interessante na viagem entre os dois locais. Suba até a cidade antiga, aprecie a paisagem e prove Polenta e Orsai, o doce típico bergamasco, antes de seguir viagem. Hospedagem.

12) Lago Di Garda – Como

Café da manhã, e saída para o Lago de Como é tido pelo mais bonito. Para chegar na cidade de Como, é preciso pegar duas horas de boas estradas até encontrar as altas paredes de montanhas verdes contrastando com o reluzente lago de águas azuis. Comece o passeio em Como pela Piazza Vittoria, e observe a arquitetura militar da imponente Porta Torre de 40 metros de altura, construída em 1192 como principal acesso à cidade fortificada. No centro histórico, caminhe até a Praça San Fedele, na qual está a Basílica de San Fedele, com sua fachada de estilo neorromano, completamente reconstruída em 1900. No seu interior você encontrará tesouros bem mais antigos, como pinturas que datam mais de 500 anos. Siga na direção do Duomo de Como, com sua abóbada verde, chamada de Catedral de Santa Maria Assunta. Sua edificação tem início em 1396, concomitantemente ao Duomo de Milão. A construção da Catedral de Como, entretanto, atravessou vários séculos de história, terminando apenas em 1740 e por isso possui um misto de estilos diversos: a belíssima cúpula cênica é barroca e a fachada gótica é ornamentada por estátuas da época renascentista. Repare agora na construção encostada à esquerda do Duomo, que se estende até a Torre Civica. Ali está o Palácio de Broletto, um belíssimo edifício de 1215 caracterizado pela fachada em linhas horizontais em mármore branco e cinza. Siga o passeio na Piazza Volta e chegue até a Piazza Cavour. A principal praça de Como te dará as boas-vindas a um dos lagos mais bonitos da Europa e o mais profundo também. Hospedagem.

13) Como – Bellagio – Brunate – Villa Olmo -Como

Café da manhã, e saída para conhecer a cidade de um ângulo singular. Pegue o barco rápido que vai até Bellagio, um vilarejo belíssimo com suas majestosas residências nobres, reconhecida como um destino de luxo. São 50 minutos de um agradável passeio que passa por várias cidadezinhas a beira do lago. No retorno, contorne o lago até chegar ao píer. Caminhe em direção ao centro do lago onde está a grandiosa escultura Life Eletric, construída em homenagem a Volta. O seu desenho, em tese abstrato, representa a tensão elétrica que circula entre os dois extremos de uma bateria. Repare que a escultura está posicionada numa linha imaginária entre o Templo de Volta e o Farol Voltiano, localizado na cidadezinha de Brunate, no alto da colina. O Farol Voltiano de Brunate, construído em 1927 para o centenário da morte de Volta, está a sete minutos de funicular da piazza Alcide de Gasperi. A torre de 29 metros de altura é conhecida como a sentinela do Vale. À noite, o farol ilumina a cidade de Como com raios de luz branca, vermelha e verde. Um espetáculo! Durante o dia, é do alto do farol de onde se tem a melhor vista da cidade, do lago e também dos Alpes Suíços. Simplesmente imperdível! Já na direção oposta ao Farol está o Templo Voltiano, inaugurado em 1928. O belíssimo edifício abriga um museu científico dedicado a Volta, onde se pode conhecer um pouco do trabalho de pesquisa do cientista. O passeio termina na Villa Olmo, caminhando em sentido oeste, sempre contornando o lago. Desfrute dos belos jardins e da mansão neoclássica projetada como refúgio de verão da nobreza. Desfrute o último ponto do roteiro em Como relaxando nos jardins da Villa, retorno a Como. Hospedagem.

14) Como – Milão

Café da manhã, é dia de retornar a Milão, chegada e hospedagem.

15) Milão

Café da manhã e traslado ao aeroporto.

Costa Amalfitana

02 noites em Roma / 02 noites em Salerno / 01 noite em Roma

1) Roma

Chegada ao aeroporto e traslado para o hotel. Hospedagem.

2) Roma

Café da manhã. No início da manhã visita aos Museus Vaticanos e Capela Sistina. Depois, visita panorâmica pelo Lungotevere, Porta Portese, a Pirâmide, Porta Ostiense, Banhos de Caracalla, Santa Maria Maior, San Juan de Letrán, Coliseu, Fóruns Imperiais, Praça Veneza, Teatro Marcello, Circo Massimo, Boca da Verdade, para terminar no Campidoglio. Caminhada incluída até o bairro de Trastevere. Pela tarde visita ao Coliseu e Fóruns Romanos. Hospedagem.

3) Roma – Nápoles – Capri – Sorrento – Salerno (Cava De´Tirreni)

Café da manhã e partida cedo para Nápoles para embarcar na balsa para Capri. Chegada e visita da ilha cuja Piazzetta Central, mantendo sua modesta arquitetura urbana, está cheia de lojas luxuosas, restaurantes caros e paparazzi que caçam celebridades. Passeio de barco ao longo de uma parte da costa para admirar as grutas e penhascos que a força do mar esculpiu na ilha ao longo dos anos. Breve visita a esta cidade de origem romana que ainda preserva o antigo traçado de suas ruas. Continuação de ônibus para Salerno. Hospedagem.

4) – Salerno (Cava De´Tirreni) – Positano – Amalfi – Salerno (Cava De´Tirreni)

Café da manhã e traslado para o porto de Salerno para embarcar em um cruzeiro costeiro pela Costa Amalfitana. Depois de uma hora de navegação chegada em Positano, o balcão mais bonito da Itália e autêntica rainha da Costa Amalfitana. Ela mostra suas casas de cofres claustrais em uma imagem sempre ligada ao mar e à vertigem da colina. Caminhada pela cidade e saida para Amalfi, cuja principal figura é a Piazza del Duomo e sua impressionante Catedral de Sant”Andrea que visitaremos. Almoço e tempo livre. À tarde retorna a Salerno Hospedagem.

5) Salerno (Cava De´Tirreni) – Pompeia – Nápoles – Roma

Café da manhã e traslado para Pompéia para visitar as escavações da antiga cidade romana, enterrada pela erupção do Vesúvio. Saida para Nápoles e visita panorâmica da cidade, localizada na baía que leva o mesmo nome, é a cidade mais populosa do sul da Itália. Depois da visita, retorno a Roma. Hospedagem.

6) Roma

Café da manhã e traslado para o aeroporto.

Norte da Itália

01 noite em Milão / 02 noites em Veneza / 02 noites em Florença / 02 noites em Roma

1) Milão

Chegada ao aeroporto e traslado para o hotel. Hospedagem. Um centro de moda internacional e considerada a cidade italiana mais “europeia”, centro financeiro e comercial. Governado na antiguidade por grandes patronos italianos como o Visconti e o Sforza, sob cujo patrocínio havia grandes artistas: Leonardo da Vinci ou Bramante. Milão, como todas as cidades ecléticas, combina o antigo e o moderno à perfeição. Tempo livre, não deixe de passear pela Via Manzoni e Napoleão e admirar as janelas das grandes empresas como Versace, Dolce e Gabbana, Gucci, Armani etc.

2) Milão – Lago de Garda – Verona – Veneza

Café da manhã. Tour de orientação de Milão com Castelo de Sforza, Scala, Piazza Duomo e Catedral. Saímos de Milão para ir ao Lago Garda e fazer um pequeno cruzeiro de barco. Mais tarde chegada em Verona onde faremos um breve passeio de orientação e tempo livre para conhecer a Casa de Julieta, a Praça Bra e a Arena de Verona, antigo anfiteatro romano usado ou hoje como palco de Ópera. Saida para Veneza e possibilidade de fazer o seguinte Passeio Opcional: Veneza a Noite + Passeio de Barco no Grande Canal. Hospedagem.

3) Veneza

Café da manhã. Pegaremos um barco pela lagoa de Veneza percorrendo suas ilhas até chegarmos à Praça de São Marcos, onde faremos um passeio de orientação com a possibilidade de visitar um forno onde assistiremos a uma demonstração do famoso vidro Murano. Vamos terminar nossa visita aproveitando um passeio romântico de gôndola com música. Almoço e resto do dia livre. Hospedagem.

4) Veneza – Padua – Pisa – Florença

Café da manhã. Hoje Pádua nos aguarda onde visitaremos a Basílica de Santo Antônio. Continuamos cruzando os Apeninos até Pisa, uma das cidades toscanas mais conhecidas para admirar sua Torre Inclinada. Chegada à tarde em Florença. Hospedagem.

5) Florença

Café da manhã. Visita panorâmica que nos permitirá contemplar a Piazza della Signoria, o Duomo, a impressionante Santa Maria dei Fiore, o Batistério, Santa Croce (Panteão de personagens ilustres), Ponte Vecchio etc. Possibilidade de fazer a Visita Opcional: Museu da Accademia. Visita à tarde de San Gimignano, vila medieval e murada localizada em uma colina na Toscana, onde suas 14 torres medievais se destacam. No final do dia, volta para Florença. Hospedagem.

6) Florença – Siena – Assis – Roma

Café da manhã e partida para Siena, onde se destaca sua Piazza del Campo em forma de leque. Continuação pela região da Úmbria para visitar Assis com a Basílica de São Francisco, esta cidade preserva de seu passado romano os muros, o fórum, até mesmo o Templo de Minerva hoje Igreja de Santa Maria sopra Minerva. Continuação até Roma através do Vale do Tibre. Na chegada visita da Roma Barroca e no final teremos o jantar especial com música em Rte. “Termas do Coliseu”. Hospedagem.

7) Roma

Café da manhã. Visita ao Museus Vaticanos e Capela Sistina. Depois, visita panorâmica pelo Lungotevere, Porta Portese, a Pirâmide, Porta Ostiense, Banhos de Caracalla, Santa Maria Maior, San Juan de Letrán, Coliseu, Fóruns Imperiais, Praça Veneza, Teatro Marcello, Circo Massimo, Boca da Verdade, para terminar no Campidoglio. Caminhada incluída até o bairro de Trastevere. Tarde livre. Visita aos Coliseu e Fóruns Romanos. Hospedagem.

8) Roma

Café da manhã e traslado para o aeroporto.

Toscana e Cinque Terre

03 noites em Florença / 02 noites em Siena / 01 noite em Montalcino / 02 noites em San Gimignano / 01 noite em Lucca / 03 noites em La Spezia / 01 noite em Florença

1) Florença

Chegada à Florença, a capital da região da Toscana. Hospedagem.

2) Florença (Toscana)

Café da manhã. Reserve seu primeiro dia em Florença para fazer passeios mais ao ar livre. Comece pela Piazza del Duomo, onde fica a belíssima Catedral di Santa Maria del Fiore. Depois da visita, siga caminhando pelas fascinantes ruelas medievais até chegar à Piazza della Signoria, onde está localizado o Palazzo Vecchio, antiga sede do poder da República de Florença.
Mais adiante, você vai se deparar com o Rio Arno e, sobre ele, a Ponte Vecchio com suas inúmeras joalherias. Do outro lado, você pode visitar o Giardino di Boboli, os famosos jardins renascentistas do Palazzo Pitti, decorados com estátuas e fontes (é preciso pagar entrada). Suba o morro em direção à Pizzale Michelangelo. Das escadarias desta praça, onde existe uma cópia do David de Michelangelo, você verá um pôr do sol belíssimo sobre o rio enquanto as luzes do Duomo se acendem. Hospedagem.

3) Florença (Toscana)

Café da manhã. Saída para conhecer as famosas obras de arte que tornaram a cidade o maior polo cultural do Renascimento. Na Galleria Degli Uffizi, considerada um dos mais importantes e antigos museus do mundo. Reserve algumas horas para percorrer as inúmeras alas deste palácio medieval e admirar obras do porte do Nascimento de Vênus, de Sandro Boticelli (na foto), e Tondo Doni, de Michelangelo.
Depois, hora de caminhar até a Basílica di Santa Croce di Firenze, lugar onde descansam figuras ilustres como Galileo Galilei, Dante Alighieri e o próprio Michelangelo. Para encerrar sua visita à Florença com chave de ouro, Galleria dell’Accademia. Este prédio foi construído especialmente para abrigar toda a grandeza e perfeição do David, obra máxima de Michelangelo.

4) Florença/Siena (Toscana)

Café da manhã. Dia de se deslocar pela Itália, desta vez de Florença em direção a outra antiga república italiana: Siena. Aproveite o restante do dia para se instalar no hotel e encontrar um restaurante onde fazer um belo jantar italiano. Hospedagem.

5) Siena (Toscana)

Café da manhã. Embora tenha sido uma república tão poderosa quanto Florença, Siena é uma cidade com um número menor de atrações turísticas e que pode ser conhecida em apenas um dia. Comece pela Piazza del Campo, cenário do famoso Palio di Siena e que abriga o belo Palazzo Pubblico, antiga sede do poder da república e hoje um museu. Depois, siga para a Catedral ou Duomo di Siena, a mais bela igreja renascentista da Toscana.
Poderá visitar o prédio principal, ou várias partes da catedral que são abertas ao público. Entre elas estão a Libreria Piccolomini, a cripta, o batistério, o museu, o teto e o Facciatone – de onde se tem uma vista aérea da catedral. Para finalizar seu dia em Siena, visite a Basílica Cateriniana San Domenico, de onde se tem uma bela visão das ruelas da cidade medieval. Hospedagem.

6) Siena/Montalcino (Toscana)

Café da manhã. Saída para a cidade de Montalcino. Famosa no mundo todo pela sua produção de vinhos, ela detém duas denominações de origem controlada: o Brunello e o Rosso de Montalcino.
Visite o Castello Banfi, ou outras, pequenas e grandes vinicolas, espalhadas pelas encostas de Montalcino. Hospedagem.

7) Montalcino/Pienza/San Gimignano (Toscana)

Café da manhã. Saída de Montalcino, aproveite para dar uma passada pela bela abadia medieval de Sant’Antimo, que fica nas proximidades. Visite a Pienza e San Gimignano, a Cappella della Madonna di Vitaleta. Essa mais do que fotogênica capela está abandonada e fechada – para vê-la de perto é preciso pular a cerca de uma propriedade privada -, mas ainda faz bonito em meio aos campos do vilarejo de San Quirico d’Orcia.
Seguindo pela estrada, você chegará a outra joia medieval: a cidade de Pienza, ideal para uma pausa, um passeio por ruelas acolhedoras. Depois, é só seguir viagem até San Gimignano, uma das cidades mais populares e turísticas da Toscana. Hospedagem.

8) San Gimignano (Toscana)

Café da manhã. San Gimignano ganhou o cômico apelido de ‘Manhattan da Toscana’ por causa de suas torres medievais, que lembrariam o skyline de Nova York. São nada menos do que 14 estruturas que atingem até 50 metros de altura e que consistem na grande atração desta pequena cidade. Você pode começar o dia subindo em uma delas para ter uma bela vista da cidadela medieval e região. Depois, visite a esplêndida catedral, cujas paredes e teto são cobertos de afrescos.
Quanto ao resto do dia, perca-se pelas ruelas medievais, saboreie sorvete artesanal na Piazza della Cisterna, escolha um dos inúmeros restaurantes para se deliciar com a comida italiana e tira milhares de fotos, pois a arquitetura de San Gimignano é realmente única. À noite, sente nos degraus da igreja para apreciar um momento raro na cidade: quando ela está praticamente vazia de turistas. Hospedagem.

9) San Gimignano/Volterra/Lucca (Toscana)

Café da manhã. Saída a Volterra. Outra joia medieval da Toscana, Volterra merece entrar no mapa do seu roteiro de viagem pela Itália por exibir também uma herança ainda mais antiga que a da Idade das Trevas: a etrusca. Fazem parte dela a Porta all’Arco e a Acropoli Etrusca. A cidade tem ainda um sítio arqueológico romano.
Pela tarde saída a Lucca, a cidade grande desta parte da Toscana e penúltima parada do giro pela região. Hospedagem.

10) Lucca/Pisa/La Spezia (Toscana e Cinque Terre)

Café da manhã. Embora a cidade seja grande para fora das muralhas, dentro dela é possível percorrer tudo a pé. Visite a bela Catedral di San Martino, passe pela Igreja di San Michele in Foro, pela Basílica di San Frediano, pela Torre delle Ore, suba na Guinigui para ter uma vista da cidade e almoce na inusitada Piazza dell’Anfiteatro, que foi construída em cima da base de um anfiteatro romano.
Depois, é hora de seguir até a cidade vizinha de Pisa, que fica a uma hora de distância, para conhecer a tão famosa torre torta da cidade! Pela tarde saída a La Spezia. Hospedagem.

11) Corniglia, Monterosso e Manarola (Cinque Terre)

Café da manhã. La Spezia é a cidade base para se conhecer as famosas Cinque Terre, cinco cidadezinhas medievais penduradas sobre penhascos da costa oeste da Itália.
As Cinque Terre são Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. No primeiro dia, use sua energia para subir a gigantesca escadaria que separa o trem da cidade de Corniglia . Depois, se o dia estiver quente, vá pegar uma praia em Monterosso al Mare. Encerre com chave de ouro assistindo ao pôr do sol em Manarola. Hospedagem.

12) Monterosso, Riomaggiore e Vernazza (Cinque Terre)

Café da manhã. Volte a Monterosso al Mare, mas desta vez para visitar a cidade. Em seguida, vá para Riomaggiore, a mais comercial e menos simpática das Terre. É lá que fica a famosa Via dell’Amore, um caminho que liga a cidade à Manarola pelos rochedos à beira-mar.
Vernazza será a última parada do dia. Não deixe de caminhar pela trilha que fica à direita da cidade para ter a vista da foto abaixo. Hospedagem.

13) Vernazza , Florença

Café da manhã. Retorno a Florença. Hospedagem.

14) Florença

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

Sicilia

02 noites em Parlemo / 01 noite em Agrigento / 01 noite em Caltagirone / 02 noites em Catania / 01 noite em Palermo

1) Palermo

Chegada em Palermo. Traslado ao hotel. Hospedagem.

2) Palermo – Monreale – Palermo

Café da manhã. Pela manhã saída para Monreale e visita ao Claustro Beneditino e à Catedral. Sob a sugestiva desculpa de uma visão onírica na qual encontrou um tesouro escondido por seu pai, o rei normando William II realizou a construção de uma das mais belas catedrais da Europa. Posteriormente, você retornará à cidade de Palermo para um tour de ônibus. Pela tarde visita panorâmica pelo centro histórico da capital siciliana. Visita aos principais monumentos como a Capela Palatina, a Catedral de Palermo, a famosa Praça Pretoria, uma imensa fonte toda trabalhada em mármore branco de Carrara com alegorias mitológicas, o Quattro Canti ou a Piazza Vigliena, em homenagem ao vice-rei sob cujo mandato o construção dos quatro palácios barrocos na intersecção da Via Vittorio Emmanuele e Via Maqueda, a Igreja Normanda da Martorana também chamada de Santa Maria del’Ammiraglio que foi erguida em 1143 por Giorgio de Antioquia, almirante de Roger II. Hospedagem.

3) Palermo – Érice – Trapani – Agrigento

Café da manhã e saída para Érice. Cidade medieval localizada a 750 metros acima do nível do mar. Reúne muitas características sicilianas, como o urbanismo normando, a organização árabe da casa em torno do pátio e uma grande variedade de doces típicos. Continuação para a parte oeste da Sicília para a visita panorâmica de Trapani com um guia local com suas salinas. Visitaremos a área de produção de sal marinho, rodeada de Moinhos que permitem a produção do famoso sal de Trapani. Continuação para Agrigento: “A mais bela cidade dos mortais” onde, hoje, ainda se pode admirar dez templos dóricos que se erguem no vale. Hospedagem.

4) Agrigento – Vale dos Templos – Piazza Armerina – Caltagirone

Café da manhã. Visita ao famoso e único “Vale dos Templos”. e continuação para a Piazza Armerina: visita da esplêndida Villa Romana del Casale, uma luxuosa residência, localizada no coração da Sicília, um importante exemplo da época romana e onde se pode admirar os preciosos mosaicos que representam os usos e os costumes da época. Continuação para Caltagirone, “Capital da Cerâmica”, uma bonita localidade, centro produtor, visita a um laboratório de cerâmica, onde poderão vivenciar a técnica de produção e confeccionar o seu próprio objeto. Hospedagem.

5) Caltagirone – Siracusa – Noto –– Catania

Café da manhã e saída em direção a Noto, capital do barroco siciliano. Visita a Catedral completamente renovada após vários anos de restauração e também para passear por suas ruas repletas de tesouros arquitetônicos. Continuação para Siracusa: a maior cidade da antiguidade fundada em 734-733 aC. e ligou para Syraka. Que se estende ao longo do mar, junto à ilha de Ortigia, que está ligada ao continente por uma ponte. Na chegada uma experiência única em que, se as condições permitirem, um mini cruzeiro para admirar as belezas do centro histórico de Siracusa a bordo de um barco. Visita panorâmica com guia local da zona arqueológica: O Templo de Atena, transformado em Catedral Cristã, a lendária Fontana di Arethusa, o Templo de Apolo, o Teatro Grego e o Anfiteatro Romano localizado perto de Latomie e l ‘Orecchio di Dionisio . Continuação para Catânia para uma visita panorâmica a pé. Esta cidade, a mais importante da costa oriental, caracteriza-se fundamentalmente pelas suas construções em pedra vulcânica. Hospedagem.

6) Catania – Vulcão Etna – Taormina – Catania

Café da manhã e se as condições climáticas permitirem, saída para o Monte Etna: o vulcão mais alto e ainda ativo da Europa (3.345 metros): o ônibus chegará ao Refúgio Sapienza a 1.800 metros de altitude. Visita às crateras extintas, as chamadas “Crateri Silvestri”. A variedade da flora é esplêndida e as paisagens lunares que podem ser vistas ao longo do caminho também são esplêndidas. Durante séculos, o vulcão criou um lugar onde natureza, cultura e história se uniram para dar origem a um lugar único no mundo. Continuação para Taormina: que está localizado no cume da pitoresca rocha do Monte Tauro (204m. Altitude). Visita ao famoso Teatro Grego, de onde poderá desfrutar de um magnífico panorama do Etna e do Mar Jônico. Retorno para Catania. Hospedagem.

7) Catania – Messina – Cefalú – Palermo

Café da manhã e saída para Messina para um city tour panorâmico, que inclui vistas do estreito que separa a Sicília do continente. Continuação em direção ao Cefalú. Visita a maravilhosa “Cattedrale Normanna” cuja construção data de 1131 e o “Lavatoio Medievale”. Tempo livre para passear pelas ruelas repletas de joalherias e elegantes lojas que conservam todo o seu fascínio medieval. Traslado ao hotel em Palermo. Hospedagem.

8) Palermo

Café da manhã. Traslado ao aeroporto.

02 noites em Palermo / 01 noite em Agrigento / 01 noite em Ragusa / 02 noites em Taormina

1) Palermo

Chegada a  Palermo, capital da Sicília! Traslado ao aeroporto. Hospedagem.

2) Palermo

Café da manhã. Saída para Monreale e visita à famosa Catedral árabe-normanda, considerada a oitava maravilha do mundo com seus mosaicos, assim como o belo Claustro Beneditino . Retorno a Palermo e visita à capital Siciliana, que inclui a Capela Palatina no Palazzo Real considerada o melhor exemplo de fusão entre as diferentes culturas e religiões. Hospedagem. 

3) Palermo – Érice – Saline Della Laguna – Marsala – Agrigento

Café da manhã saída em direção a Érice, o famoso burgo medieval, considerado um dos lugares mais bonitos da Sicília. Muitos dizem que pouco mudou no vilarejo desde o século VI e os seus labirintos, como uma torção de pistas, é perfeito para uma boa visita pela manhã. Continuação para Saline, uma extraordinária laguna, onde história, natureza e arqueologia encontram uma harmonia perfeita, permitindo ao visitante provar experiências diferentes, únicas e encantadoras. Saída para Marsala, terra do vinho por excelência. Em seguida, partida para Agrigento. Chegada e visita aos monumentos antigos gregos e às ruínas do Valle dos Templos, Patrimônio Mundial da Unesco. Aprenda sobre as ruínas arqueológicas como o Templo clássico de Concordia, o Templo de Hércules e o Templo de Júpiter, esse último um dos maiores edifícios em estilo dórico. Hospedagem. 

4) Agrigento – Ragusa Ibla – Ragusa

Café da manhã. Saída para Ragusa e visita ao encantador centro histórico de “Ibla” com lindos palácios e igrejas em estilo barroco. Juntamente com outras sete cidades na “Val di Noto”, Ragusa faz parte da lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco. Visita ao antigo portão de San Giorgio, os Jardins Iblei, e caminhada até Piazza Pola, onde está localizada a igreja de San Giuseppe: uma pequena gema. Visita a elegante Catedral de San Giorgio, a igreja das almas do purgatório e o magnífico Palácio Cosentini, um dos mais interessantes palácios barrocos da Sicília! Hospedagem.

5) Ragusa – Noto – Siracusa – Taormina

Café da manhã e saída com destino a Noto (Patrimônio da Humanidade) uma linda cidade marítima famosa pela sua arquitetura em estilo Barroco. Visita ao centro da cidade e a Catedral de San Nicolò, recentemente renovada depois do terremoto. Saída pelo sul da costa de Siracusa, na viagem sul oeste da Sicília em direção à ilha de Ortigia – a parte mais antiga de Siracusa – visita às suas ricas igrejas em estilo barroco e seus palácios medievais. À noite, chegada a Taormina, hospedagem.

6) Taormina

Café da manhã e, em seguida, excursão ao Monte Etna, um dos vulcões mais ativos do planeta e o mais alto da Europa. Visita ao vulcão com subida até 1.800 metros (se as condições meteorológicas permitirem). Retorno a Taormina e passeio pela cidade localizada sobre a espetacular elevação do Monte Tauro. Hospedagem.

7) Taormina

Café de manhã e traslado ao aeroporto.

Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *