Crônicas de Viagens – Uruguai

Colonia del Sacramento

Sé el cambio que quieres ver en el mundo – Mahatma Gandhi

 

Pessoas falando de futebol, tomando chimarrão e fazendo um churrasco. Calma! Não estamos falando dos gaúchos, talvez seja pela proximidade da fronteira Brasil e Uruguai. Deve ser esse a razão de tantas características similares.

 

 

Mas conhecendo mais a capital uruguaia – Montevidéu, percebemos outros detalhes que talvez sejam únicos. Banhada pelo Rio de la Plata , apreciar o pôr do sol em sua formosa rambla é um belíssimo programa no fim do dia.

Além de ser a capital do país, Montevidéu liga por terra as principais cidades do Uruguai, e pelo rio liga o país vizinho – Argentina.

Plaza de la Independencia

E deixar a agitação da cidade grande por um ou dois dias de tranqüilidade é possível, a pouca distância da capital está a pitoresca Colônia Del Sacramento – a “Parati do Uruguai”.

Ruas de paralelepípedos, casas simples, povo pacato, é assim que é a vida tanto dos moradores, quanto dos turistas que visitam essa cidade que também é banhada pelo Rio de la Plata.

Suspirar ao passar pela Rua dos Suspiros, subir no Farol ou simplesmente admirar o rio e poder também assistir o pôr do sol é uma forma agradável de terminar o dia nessa cidade que parece ter parado no tempo.

Colônia Del Sacramento – Patrimônio da Unesco

 

E se procura um equilíbrio entre a agitação de uma cidade grande, ou a tranqüilidade de uma cidade pequena, a resposta é Punta Del Este – a “Mônaco da América do Sul”. O balneário mais famoso da América Latina oferece glamour, agitação e ao mesmo tempo tranqüilidade em suas praias. E para quem gosta de apostar a sorte, um dos mais conhecido Casinos está no centro de Punta Del Este.

Puente de La Barra

Em cada cidade uruguaia o pôr do sol é um espetáculo. Ali, perto de Punta Del Este está Punta Ballena e sua famosa Casapueblo, onde é um cenário belíssimo para ver o pôr do sol enquanto escuta o poema de Carlos Páes.

Casapueblo

Em caminho a Punta Ballenas está o Cerro San Antonio – conhecido como a “varanda da cidade”, próximo ao Porto de Piriapolis, é um dos melhores pontos panorâmicos do balneário.

 Cerro San Antonio
 
 E assim é o Uruguai, pequeno porém acolhedor, ótimo para um fim de semana prolongado, ou umas longas férias.
Avatar

Kátia Ribeiro

Travel Designer - Colecionadora de Memórias - Sem Limites Para Explorar o Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *